A palavra metaverso está em alta e ela vem atraindo o interesse de todos os setores. O termo diz respeito á um mundo virtual, semelhante ao que vivemos hoje, com construções, lojas e entretenimento. E traz também restaurantes virtuais para a realidade.
No entanto, esse ambiente está dando o que falar, já que as experiências humanas são completamente diferentes da realidade. Dentre elas, a gastronomia, muito ligada ao sensorial olfativo e palatável.
Mesmo assim, já há indícios de empresas de alimentos crescendo nesse universo.
Portanto, vamos debater nesse conteúdo sobre o assunto: será que o metaverso é mesmo um lugar interessante para os restaurantes?
Afinal, o que é metaverso?
Ele é a união entre o mundo físico e o virtual. Para isso, são utilizadas diversas tecnologias para promover experiências diferenciadas aos usuários. São elas:
- realidade aumentada (AR);
- inteligência artificial (IA);
- Internet das Coisas (IoT);
- 3D.
A ideia é simular o mundo real no digital, proporcionando novas experiências, tanto no âmbito emocional quanto no sensorial. Além disso, a proposta é criar relações interpessoais através de uma realidade híbrida.
Confira alguns exemplos de metaverso
Para entender melhor o que é metaverso, veja alguns exemplos:
- simuladores em 3D;
- roupas inteligentes;
- jogos multiplayer on-line (como Fortnite, Minecraft e Free Fire)
- óculos de realidade virtual e aumentada;
- avatares on-line.
Portanto, há diferentes maneiras de explorar o metaverso e oferecer a experiência ao mercado. No entanto, como se encaixa o prazer gastronômico nesse universo?
Metaverso e gastronomia: quais são as possibilidades?
O metaverso na gastronomia é repleto de desafios e ainda precisa ser melhor desenvolvido.
Porém, um dos exemplos da aplicação na área é a criação de restaurantes virtuais. Para isso, as pessoas podem se relacionar no universo digital e receber a sua comida de forma física, em casa, por delivery.
A ideia é que os restaurantes virtuais funcionem de forma semelhante à realidade. Porém, todas as interações acontecerão de forma digital. Somente a entrega dos pratos será feita de forma física.
Pensando assim, pode-se dizer que o casamento entre esses dois opostos é próspero, mas muitos esquecem que a experiência gastronômica ultrapassa o prato. Muitos restaurantes incorporam a cultura culinária à decoração, música ambiente, interação entre os usuários (no caso de bares) e, em alguns casos, até a vista.
Não que virtualmente não se possa chegar próximo a isso, mas será que o sensorial é mesmo igual? Responda você: como se sentiria vivendo o momento presencial e virtual?
Quando há limite entre as experiências
A questão é que o metaverso é sim um avanço tecnológico incrível e proporcionará o acesso ás experiências de forma muito mais ampla. Se o sonho de um usuário é comer na Itália, o cenário será facilmente atingido.
No entanto, haverá a limitação física. O contrário também é verdadeiro. Se somente o real que vale, as pessoas poderão ir somente nos lugares alcançáveis.
Sendo assim, podemos dizer que essa interação entre a experiência e a realidade gastronômica ainda são limitantes e proporcionarão sentidos incompletos, mesmo que também prazerosos nos restaurantes virtuais.
A alternativa é usar a tecnologia como fonte de inspiração, onde não há fronteiras físicas para conhecer lugares, culturas e hábitos alimentares de diferentes países. Assim, ficará mais fácil trazer essas referências para dentro de casa e soltar a imaginação na cozinha.
Gostou dessa reflexão sobre a gastronomia no metaverso? Você acredita que ele é uma ideia interessante para as marcas?
Se sim, convidamos você para conferir mais matérias interessantes como esta no nosso blog. Boa leitura!
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