5 livros de gastronomia para os apaixonados por comida

26 jan, 2022 | Dicas | 0 Comentários

Referências são sempre a base para criar coisas incríveis. Há quem diga que nada se cria porque, na verdade, tudo é adaptado a partir daquilo que nos chama atenção.

Na vida pessoal e profissional, são as nossas referências que dão o norte para o que gostaríamos de alcançar e na culinária isso não é diferente.  Até os Chefs mais renomados não se descolam de histórias e de outros profissionais os inspiram.

Por isso, se você também é um apaixonado pela arte de comer e beber bem, fique atento. Fizemos uma seleção especial de livros de gastronomia para inspirar, amar e guardar na mente e no coração. Confira.

 

Pasta Grannies: The Official Cookbook: The Secrets of Italy’s Best Home Cooks (English Edition)

Livros de gastronomia - Pasta Grannies

Vicky Bennison trabalhava como jornalista de gastronomia quando descobriu, ao fazer uma pesquisa, que o método de preparar massas artesanalmente com as mãos estava desaparecendo. Afinal, na contemporaneidade é mais prático ir ao mercado comprá-las prontas.

Por isso, foi em busca de cozinheiras italianas que ainda mantêm a tradição de cozinhar para a família. Vicky criou um canal no YouTube e um perfil no instagram para compartilhar essa arte com o mundo. Ambos fizeram tanto sucesso que a jornalista publicou o livro, ainda sem edição em português, que compartilha receitas ancestrais, memórias e histórias. 

 

Pão Nosso – Receitas caseiras com fermento natural

Livros de gastronomia - pão nosso

Pão Nosso é o primeiro livro sobre panificação de Luiz Américo Camargo, um  jornalista especializado em comida, consultor gastronômico e pesquisador da panificação. Nele, você encontra uma ampla variedade de receitas de pães para os mais diversos momentos à mesa.

Além de ensinar os segredos do levain, o fermento natural, Luiz Américo Camargo ainda propõe receitas caseiras que passaram pelo seu rigor de crítico de gastronomia. Indo da salada panzanella, passando pela surpreendente rabanada salgada até um ragu de linguiça que é de limpar o prato com pão, é claro.

O jornalista também tem mais um livro sobre panificação: Direito ao Pão. Com produção de Rita Lobo e sua equipe, a segunda obra da carreira de Luiz Américo conta com cerca de 30 tipos diferentes de pão (quase todos com fermento biológico), além de sugestões de recheios, acompanhamentos e reaproveitamentos.

 

Cozinha Confidencial: Uma Aventura nas Entranhas da Culinária, de Anthony Bourdain 

livros de gastronomia - Cozinha Confidencial

Anthony Bourdain foi Chef de um dos bistrôs mais badalados de Manhattan, o Les Halles. Mas as mãos inquietas dele saíam das facas e dos diferentes utensílios para as teclas.

Afinal, Anthony também foi romancista e em Cozinha Confidencial abordou desde o início da carreira, quando ele se descobre cozinheiro, até os bastidores surpreendentes das cozinhas de restaurantes, incluindo situações pessoais como a relação do Chef com drogas.

Enquanto Anthony expõe os bastidores dos restaurantes – de lavagem de dinheiro ao uso “criativo” de ingredientes com data de vencimento no limite -, ele vai presenteando os leitores com conselhos úteis sobre gastronomia e sobre a vida.

 

Panelinha – receitas que funcionam

Livros de gastronomia - panelinha

Livro para a cozinha prática, aquela do dia a dia do brasileiro. Panelinha é o nome do site que Rita Lobo criou há mais de 20 anos para ensinar a preparar pratos rápidos e saudáveis, revelando todos os truques e manhas da cozinha, mostrando que qualquer pessoa pode encarar o fogão.

O livro reúne sugestões para diferentes situações e ocasiões do cotidiano: jantares rápidos, saladas elaboradas, massas práticas, comida para criança, sobremesas saudáveis e mais uma série de receitas que facilitam a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida.

Vale a pena ter em casa como um verdadeiro guia alimentar para uma rotina prática, simples e saudável. 

 

O guia essencial do vinho: Wine Folly

Livros de  gastronomia - winne folly

Para finalizar a lista de livros de gastronomia, nada melhor do que um Guia de Vinho. Afinal, toda boa refeição merece uma bebida que harmonize.

Trazendo soluções práticas para atrair novos apaixonados pela bebida, o site de Madeline Puckette e Justin Hammack democratizou o universo do vinho e abriu as portas para muitos iniciantes.

Depois do site, veio a publicação desse Guia com explicações claras e fáceis de entender. O Wine Folly reúne informações fundamentais sobre as uvas mais cultivadas do planeta, e seus respectivos pesos e harmonizações. 

Além disso, o livro apresenta as características de cada tipo de vinho com gráficos incríveis, focando totalmente no acesso à informação. Sim, é possível entender de vinho sem ter toda aquela pompa. 

Que tal colocar essas sugestões de livros de gastronomia na sua lista? Ah, e se quiser mergulhar ainda mais nesse universo, confira nosso glossário de gastronomia para você fazer bonito.

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

Inovação em Cerâmicas Refratárias na Home & Gift 2024: panelas “saudáveis” e livres de metais pesados são destaque em grande evento do setor de presentes e mesa posta

A Ceraflame (marca catarinense) tem um mix de produtos cerâmicos 100% atóxicos, que não contaminam os alimentos com metais pesados durante o seu preparo e garantem mais saúde aos consumidores A Ceraflame, marca catarinense com quase sete décadas de tradição no mercado...

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos!

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos! 1️⃣ Quinoa: Esse superalimento é uma excelente fonte de proteína completa, fibras e minerais, promovendo saciedade, saúde muscular e regulando o açúcar no sangue. 2️⃣ Kale (Couve): Rica em vitaminas A e K,...

A Revigorante Tradição dos Chás no Verão

O verão é a época do ano em que todos procuramos maneiras de nos refrescar e manter o corpo hidratado. Entre as diversas opções, os chás são uma escolha inteligente e saudável para enfrentar o calor escaldante e cuidar da nossa saúde. Nesta coluna, vamos explorar os...

Dezembro laranja: conscientização para lutar contra o câncer de pele

O mês de dezembro traz consigo um importante lembrete para todos nós: a campanha "Dezembro Laranja". Criada pelo calendário médico, essa campanha tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele, uma doença que impacta milhares de vidas todos os anos no...

Panetone na Panela: aprenda esta deliciosa receita de Natal

  Panetone de Panela Deliciosa receita de panetone para o Natal Ingredientes para o Panetone: Esponja: ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de açúcar1 pacote de fermento biológico em pó (10g) Massa: 250ml de leite em temperatura ambiente 2 ovos...

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, uma importante iniciativa que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta principalmente os homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os...

Ciambella de frutas vermelhas: receita deliciosa para o final de ano

  A "ciambella" é uma palavra italiana que se refere a um tipo de bolo ou rosca, muitas vezes em formato de anel. É um doce tradicional na culinária italiana, especialmente popular em algumas regiões da Itália. Embora haja várias variações da ciambella, a receita...

Quais são as vantagens de se utilizar Ceraflame?

A utilização das cerâmicas da marca catarinense Ceraflame tem várias vantagens com relação a outros materiais                      A matéria-prima utilizada nas peças da Ceraflame é totalmente atóxica, ou seja, não libera nenhum tipo de toxina ou metais pesados nos...

Panelas saudáveis: você sabia que toxinas liberadas em panelas oferecem riscos à saúde?

Vamos falar sobre panelas saudáveis? Muita gente nem imagina, mas o cuidado no preparo dos alimentos precisa ir muito além da escolha dos ingredientes “frescos”. A escolha da panela também é fundamental para a manutenção saúde dos consumidores. Leia o nosso post da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *