Glossário de gastronomia: termos que você precisa saber

8 out, 2021 | Dicas, Informação | 0 Comentários

Defumar, al dente, infusão, macerar. Esse são alguns dos muitos termos do glossário de gastronomia. Você já deve ter ouvido por aí, já que muitos saíram das cozinhas profissionais e ganharam lugar no cozinhar do dia a dia.

No entanto, alguns são mais conhecidos pelo nome do que pelo significado em si. Além disso, podem se referir à técnicas um tanto quanto difíceis. Sendo assim, para desvendar esses termos e ajudar você na hora de escolher um prato em restaurante ou preparar uma receita em casa, vamos explicá-los nesse conteúdo. 

 

A dorê

De origem francesa, o termo se refere a um tipo de empanado onde o alimento é frito em óleo quente após ser passado na farinha de trigo e no ovo. 

 

Al dente

Nem muito mole, nem duro demais. É nesse equilíbrio que fica o al dente, um ponto de cozimento com maior resistência à boca. É a técnica perfeita para algumas massas e legumes.

 

Branquear

É o mesmo que escaldar o alimento em água fervente e dar um choque térmico com água gelada. Dessa forma, os alimentos ficam com a cor mais vibrante.

 

Brunoise

Já cortou alimentos em cubinhos pequenos e deu uma boa refogada? Então, pronto, você já utilizou a técnica francesa brunoise. Simples assim! 

 

Clarificar

É uma técnica de filtragem, muito utilizada em processo de produção de vinhos, mas também serve para deixar caldos mais claros e limpos. Como? 

Basta ferver o caldo em uma panela e acrescentar uma clara de ovo bem batida. Dessa forma, a clara retém excesso de gorduras e impurezas. Após alguns minutos, ela ficará amarela, o sinal para retirá-la da panela com uma escumadeira. 

 

Confit

Técnica de imergir alimentos em azeite para cozinhá-los lentamente em temperatura baixa e conservá-los. 

 

Coulis

Purê quase líquido de vegetais ou frutas.

 

Debulhar

Já separou grãos de feijão antes de prepará-lo? Então você utilizou a técnica de debulhar, que nada mais é que separar grãos antes do preparo. 

 

Defumar

Muito utilizado em carnes, a técnica consiste em expor alimentos à fumaça. Sabe aquele gostinho especial de churrasco? É justamente a fumaça que dá todo toque especial. 

 

Deglacear

Crostas do fundo da panela podem se tornar um excelente molho Demi Glace.  A técnica de deglacear utiliza esses pedaços, que muitas vezes seriam descartados, com o auxílio de vinho, água ou caldos. 

 

Flambar

Técnica que utiliza bebida alcoólica (conhaque, rum ou uísque) no preparo de alimentos, do fogo sobre a panela, para caramelizar e apurar o sabor da bebida ao prato.

 

Frigir

É no frigir dos ovos que a manteiga chia. Essa é uma expressão popular que explica bem a técnica que é muito parecida com fritar. A diferença é que para frigir se usa uma pequena quantidade de gordura. 

 

Glacear

Sabe aquele molho fino que logo endurece? O glacê é o melhor exemplo para esse tipo de técnica, que tem como objetivo deixar um prato com mais textura. 

 

Gratinar

Dourar a parte de cima de um prato, formando uma crosta durinha. Geralmente utiliza-se queijo ralado ou farinha de rosca. O processo é feito no forno. 

 

Lardear

É sinônimo de rechear. Um bom exemplo é a carne assada recheada com legumes, linguiça ou queijo. 

 

Infusão

Nada mais é do que mergulhar ervas, plantas e especiarias em água fervente para, assim, extrair as propriedades medicinais. A técnica é muito utilizada para a preparação de chás.  

 

Macerar

Sinônimo de amassar e extrair suco de folhas e ervas. Você pode macerar com as próprias mãos ou com um macerador, próprio para a técnica. É uma técnica utilizada para extrair os princípios ativos dos alimentos. 

 

Marinar


Mistura geralmente feita com temperos, azeite, vinagre ou vinho para que a carne, em contato com a marinada, fique mais saborosa ou macia. 

 

Mise en Place

Termo clássico da escola de gastronomia. De origem francesa, significa separar todos os ingredientes de uma receita, nas quantidades certas, para preparar os pratos.

 

Redução

Significa diminuir o volume do líquido de uma panela em fogo baixo. É muito utilizado para dar mais consistência e sabor a caldos diversos. 

 

Saltear

É o mesmo que refogar os alimentos, utilizando pouca gordura, mexendo sempre para não grudar. 

 

Selar

Técnica que consiste em dourar alimentos (carnes, peixes ou legumes) na panela quente para formar uma crosta dourada, deixando cru e molhado por dentro. Muito utilizado em atum. 

 

Sovar

Muito utilizada no preparo de massas, a técnica significa tornar a mistura homogênea a partir da utilização das mãos. 

Esse glossário de termos de gastronomia deu água na boca, né? Cozinhar pode ser mais simples do que você imagina. 

Que tal ficar cada vez mais especialista nesse tema? Separamos para você as principais curiosidades e histórias da gastronomia

 

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

10 de Julho: Dia da Pizza

10 de Julho: Dia da Pizza Hoje, 10 de julho, celebramos o dia da pizza! A pizza é uma das delícias mais queridas ao redor do mundo. Esta data especial é uma oportunidade perfeita para conhecer um pouco mais sobre a história dessa iguaria, curiosidades interessantes e...

Julho Amarelo: Conscientização sobre as Hepatites Virais

Conscientização sobre as Hepatites Virais: Julho Amarelo O mês de julho é dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, um grupo de doenças infecciosas que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. O objetivo do Julho Amarelo é informar a população sobre as...

Milho: um ingrediente que o Brasil ama!

O Milho: Um Tesouro Brasileiro O milho é um dos ingredientes mais emblemáticos e versáteis da culinária brasileira. Originário das Américas, ele foi cultivado pelos povos indígenas muito antes da chegada dos colonizadores europeus. No Brasil, o ingrediente encontrou...

Receita de camarão na moranga: tradição e sabor em cada mordida

Receita de Camarão na Moranga: Tradição e Sabor em Cada Mordida Na Ceraflame, a tradição e a inovação se encontram para criar pratos que encantam todos os sentidos. No texto de hoje apresentamos a todos vocês, que assim como nós amam frutos do mar, uma receita...

Arroz e feijão: a mistura brasileira que amamos!

  O arroz e feijão são indiscutivelmente a dupla mais icônica da culinária brasileira e suas origens remontam a séculos de história e tradição. O arroz é cultivado há milênios em várias partes do mundo, com registros de seu cultivo desde a Antiguidade na Ásia,...

RECEITA: Risoto Primavera

Prepare uma refeição rápida e nutritiva com apenas uma panela! O risoto primavera é uma delícia e vai encantar a todos com o seu sabor!

Orgulhosamente produzido por nós para WALT DISNEY

  Nos anos 90, a nossa empresa encantou colecionadores e fãs da Walt Disney ao lançar uma linha especial de canecos inspirados nos adoráveis personagens do mundo mágico de Walt Disney. Esses canecos, verdadeiras relíquias para os aficionados por colecionáveis,...

RECEITA: Spaghetti de cenoura com ervilhas e tomatinho cereja

Bem-vindos ao universo de sabor e saúde da Ceraflame! Em nossa jornada culinária de hoje, estamos trazendo uma receita simplesmente irresistível: Spaghetti de cenoura com ervilhas e tomatinho cereja. Na Ceraflame, sabemos que momentos em família são preciosos, e é por...

Chimarrão: consumo saudável, cuia certa e benefícios para sua saúde!

Os Inúmeros Benefícios do Chimarrão para a Saúde: Descubra a Opção Saudável com Ceraflame No coração do sul do Brasil, o chimarrão é mais do que uma simples bebida; é um símbolo de convívio, tradição e, surpreendentemente, de saúde. Esta infusão de erva-mate,...

Tipos de sal: qual o mais indicado para consumo?

O sal é um dos condimentos mais antigos e amplamente utilizados pela humanidade, tendo uma história rica e fascinante que remonta a milhares de anos. Além de seu papel na culinária, o sal desempenhou um papel significativo na economia, religião e saúde ao longo dos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *