Receitas para ceia de Natal: como escolher um menu completo para essa data especial

14 dez, 2021 | Dicas | 0 Comentários

Com a proximidade das festas de fim de ano, vem à tona um sentimento de esperanças renovadas. E o Natal, em especial, é sinônimo de nutrição: nutrimos o corpo com as comidas típicas e a alma com afetos daqueles que amamos. 

E é justamente por ser um momento tão único que as receitas para a ceia de Natal são responsáveis por boas histórias em família em volta da mesa.

Pensando na melhor experiência natalina, separamos algumas receitas e dicas para deixar a sua noite ainda mais encantadora. Confira!

 

Entradas para começar bem

Em algumas famílias há a tradição de cear apenas após meia-noite. Se esse é seu caso, é claro que as opções de entrada são providenciais para a festa. Elas são uma ótima ideia para entreter os convidados.

Entre as opções mais clássicas estão os canapés, saladas e petiscos. Mas por que não dá um toque mais gourmet à sua ceia? Nossa sugestão é uma deliciosa coxinha de camarão que é perfeita como entrada. 

Quer inovar um pouco mais? Aproveita que o Natal no Brasil é no verão se joga no Ceviche de Tilápia para surpreender amigos e familiares. 

 

Abuse nos temperos no prato principal

Quando se trata de prato principal, cada família tem uma proteína de preferência. As opções mais comuns são os clássicos peru natalino, chester, pernil de porco e lombo. 

Geralmente, o modo de preparo do prato principal é passado de geração em geração, mas é no tempero que está toda a diferença. 

Para dar mais sabor à proteína escolhida, indicamos o uso de temperos naturais. Com eles, o sabor da carne é potencializado, além de ser uma opção mais saudável e trazer mais frescor à mesa. 

 

Os acompanhamentos fazem toda a diferença 

Para evitar polêmicas familiares, é melhor fugir do arroz com passas. Explore mais possibilidades de acompanhamentos para a ceia de Natal se tornar inesquecível. 

Nossa sugestão é o prático e delicioso arroz de lombo suíno. Se quiser dar um toque de comfort food à ceia, que tal uma torta de frango? Essa é uma receita que tem gostinho de memória afetiva e, por isso, é a cara do Natal em família.

 

Sobremesas: elas também são protagonistas

Há quem diga que há sempre espaço para mais uma sobremesa no estômago. E é no Natal que as frutas vermelhas têm total protagonismo à mesa. Afinal, além de saborosas, elas ficam lindas na composição da ceia.

Uma excelente opção são as tortinhas de frutas vermelhas e aqui no blog a nossa versão é ainda mais saudável, para você se deliciar sem culpa! Mas as receitas com chocolate são coringas para agradar a todos os paladares.

 

Temos uma seleção especial bem “chocolatuda”  neste post.

 

Não esqueça de brindar

As bebidas são fundamentais em uma ceia. Por isso, entenda a sua lista de convidados e certifique-se que as crianças terão opções interessantes como sucos diversos para fugir de refrigerantes.

Já para os adultos, a ceia se torna um momento de celebração e nada melhor do que vinho para brindar à mesa. 

A harmonização pode parecer desafiadora, mas fizemos um post com as principais dicas para você não errar na hora de escolher um vinho que combine com o prato.

Com essas receitas para a ceia de Natal e com as dicas que separamos, a sua festa será mais prática e mais especial. Vale deixar a inspiração e a criatividade falar mais alto para tornar o momento inesquecível, afinal, a culinária também é uma forma de afeto.

No entanto, é importante ressaltar que excessos podem acontecer nessas datas comemorativas. O importante nesses casos é ter atenção aos hábitos alimentares para evitar exageros que podem prejudicar não só a saúde, mas também toda a experiência da festa. Fizemos um post sobre isso. Vale conferir. 

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tipos de sal: qual o mais indicado para consumo?

O sal é um dos condimentos mais antigos e amplamente utilizados pela humanidade, tendo uma história rica e fascinante que remonta a milhares de anos. Além de seu papel na culinária, o sal desempenhou um papel significativo na economia, religião e saúde ao longo dos...

A História da Manteiga: Origem, Curiosidades e Benefícios para a Saúde

A manteiga é um alimento rico em tradição e sabor, presente em diversas culturas ao redor do mundo ao longo da história. Com uma história fascinante que remonta a milhares de anos, a manteiga tem desempenhado um papel significativo na culinária e na saúde humana....

Receita de cuscuz paulista para fazer em casa

Você gosta de cuscuz? Hoje a Ceraflame vai te ensinar a fazer em casa uma deliciosa receita de cuscuz paulista. Para quem gosta de apostar em novidades na cozinha, a receita de cuscuz é uma ótima opção. Leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta e rende 5 porções...

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

Inovação em Cerâmicas Refratárias na Home & Gift 2024: panelas “saudáveis” e livres de metais pesados são destaque em grande evento do setor de presentes e mesa posta

A Ceraflame (marca catarinense) tem um mix de produtos cerâmicos 100% atóxicos, que não contaminam os alimentos com metais pesados durante o seu preparo e garantem mais saúde aos consumidores A Ceraflame, marca catarinense com quase sete décadas de tradição no mercado...

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos!

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos! 1️⃣ Quinoa: Esse superalimento é uma excelente fonte de proteína completa, fibras e minerais, promovendo saciedade, saúde muscular e regulando o açúcar no sangue. 2️⃣ Kale (Couve): Rica em vitaminas A e K,...

A Revigorante Tradição dos Chás no Verão

O verão é a época do ano em que todos procuramos maneiras de nos refrescar e manter o corpo hidratado. Entre as diversas opções, os chás são uma escolha inteligente e saudável para enfrentar o calor escaldante e cuidar da nossa saúde. Nesta coluna, vamos explorar os...

Dezembro laranja: conscientização para lutar contra o câncer de pele

O mês de dezembro traz consigo um importante lembrete para todos nós: a campanha "Dezembro Laranja". Criada pelo calendário médico, essa campanha tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele, uma doença que impacta milhares de vidas todos os anos no...

Panetone na Panela: aprenda esta deliciosa receita de Natal

  Panetone de Panela Deliciosa receita de panetone para o Natal Ingredientes para o Panetone: Esponja: ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de açúcar1 pacote de fermento biológico em pó (10g) Massa: 250ml de leite em temperatura ambiente 2 ovos...

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, uma importante iniciativa que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta principalmente os homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *