Receitas para ceia de Natal: como escolher um menu completo para essa data especial

14 dez, 2021 | Dicas | 0 Comentários

Com a proximidade das festas de fim de ano, vem à tona um sentimento de esperanças renovadas. E o Natal, em especial, é sinônimo de nutrição: nutrimos o corpo com as comidas típicas e a alma com afetos daqueles que amamos. 

E é justamente por ser um momento tão único que as receitas para a ceia de Natal são responsáveis por boas histórias em família em volta da mesa.

Pensando na melhor experiência natalina, separamos algumas receitas e dicas para deixar a sua noite ainda mais encantadora. Confira!

 

Entradas para começar bem

Em algumas famílias há a tradição de cear apenas após meia-noite. Se esse é seu caso, é claro que as opções de entrada são providenciais para a festa. Elas são uma ótima ideia para entreter os convidados.

Entre as opções mais clássicas estão os canapés, saladas e petiscos. Mas por que não dá um toque mais gourmet à sua ceia? Nossa sugestão é uma deliciosa coxinha de camarão que é perfeita como entrada. 

Quer inovar um pouco mais? Aproveita que o Natal no Brasil é no verão se joga no Ceviche de Tilápia para surpreender amigos e familiares. 

 

Abuse nos temperos no prato principal

Quando se trata de prato principal, cada família tem uma proteína de preferência. As opções mais comuns são os clássicos peru natalino, chester, pernil de porco e lombo. 

Geralmente, o modo de preparo do prato principal é passado de geração em geração, mas é no tempero que está toda a diferença. 

Para dar mais sabor à proteína escolhida, indicamos o uso de temperos naturais. Com eles, o sabor da carne é potencializado, além de ser uma opção mais saudável e trazer mais frescor à mesa. 

 

Os acompanhamentos fazem toda a diferença 

Para evitar polêmicas familiares, é melhor fugir do arroz com passas. Explore mais possibilidades de acompanhamentos para a ceia de Natal se tornar inesquecível. 

Nossa sugestão é o prático e delicioso arroz de lombo suíno. Se quiser dar um toque de comfort food à ceia, que tal uma torta de frango? Essa é uma receita que tem gostinho de memória afetiva e, por isso, é a cara do Natal em família.

 

Sobremesas: elas também são protagonistas

Há quem diga que há sempre espaço para mais uma sobremesa no estômago. E é no Natal que as frutas vermelhas têm total protagonismo à mesa. Afinal, além de saborosas, elas ficam lindas na composição da ceia.

Uma excelente opção são as tortinhas de frutas vermelhas e aqui no blog a nossa versão é ainda mais saudável, para você se deliciar sem culpa! Mas as receitas com chocolate são coringas para agradar a todos os paladares.

 

Temos uma seleção especial bem “chocolatuda”  neste post.

 

Não esqueça de brindar

As bebidas são fundamentais em uma ceia. Por isso, entenda a sua lista de convidados e certifique-se que as crianças terão opções interessantes como sucos diversos para fugir de refrigerantes.

Já para os adultos, a ceia se torna um momento de celebração e nada melhor do que vinho para brindar à mesa. 

A harmonização pode parecer desafiadora, mas fizemos um post com as principais dicas para você não errar na hora de escolher um vinho que combine com o prato.

Com essas receitas para a ceia de Natal e com as dicas que separamos, a sua festa será mais prática e mais especial. Vale deixar a inspiração e a criatividade falar mais alto para tornar o momento inesquecível, afinal, a culinária também é uma forma de afeto.

No entanto, é importante ressaltar que excessos podem acontecer nessas datas comemorativas. O importante nesses casos é ter atenção aos hábitos alimentares para evitar exageros que podem prejudicar não só a saúde, mas também toda a experiência da festa. Fizemos um post sobre isso. Vale conferir. 

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Pão de calabresa e cebolas

Que tal inovar na hora de receber visitas em casa e fazer o salgado caseiro, que todos vão amar? Nossa sugestão é um pão de calabresa e cebolas, crocante por fora e macio por dentro, cheio de sabor. Quer aprender a receita? Vamos aos ingredientes e o modo de preparo....

Bolo de Limão com Fondant

Cheiro de bolo no ar! A receita de hoje é um Bolo de Limão com Fondant, que mistura o saber levemente ácido com um doce incrível e cremoso. Aprenda essa delícia que é rápida e muito gostosa. Ingredientes Bolo ⦁ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo ⦁ 200 g de manteiga...

Gnocchi de batata ao pesto de manjericão

Mama mia! Venha aprender de vez a receita d Gnocchi de batata com um delicioso pesto de manjericão fresquinho. Apesar de um pouco demorada, vale cada garfada. Ingredientes Gnocchi ⦁ 1 kg de batatas asterix descascadas, cozidas e amassadas ⦁ 2 gemas de ovo ⦁ 1 xícara...

Alimentação sustentável: como evitar o desperdício

A alimentação sustentável é mais que um estilo de vida. É, de fato, um compromisso social. Um dos principais desafios estabelecidos pela ONU foi acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos. No...

Tortinhas de Bacalhau

Entrando em clima de Páscoa e sexta-feira Santa, trazemos uma opção diferente para variar nos clássicos sem carne vermelha. Nesse caso, essas deliciosas Tortinhas de Bacalhau são em porções menores, não levam muito tempo de preparo e podem ser servidas como entrada ou...

Receitas de Páscoa: 4 opções diferentes para fazer em casa

A Páscoa é a data perfeita para unir a família à mesa e compartilhar delícias. Cada família tem, pelo menos, um prato clássico para esse dia. Mas que tal apostar em algumas receitas de Páscoa que separamos para deixar a sua ceia ainda mais especial? Confira opções de...

Frango ao leite de coco

Com inspiração oriental, o frango ao leite de coco é sucesso para os amantes de pratos cremosos. Além da facilidade do preparo, os ingredientes são fáceis de achar e muito saudáveis. Vai ficar com água na boca? Anote já os ingredientes. Ingredientes ⦁ 1 kg de peito de...

Comidas para maratona de séries: lanchinhos gostosos e práticos

Que tal aproveitar o fim de semana para se jogar nos conteúdos das plataformas de streaming? Para isso, nada melhor do que programar uma gama de opções de comidas para maratona de séries.  Aqui no blog já fizemos uma seleção para quem curte acompanhar gastronomia até...

Chilli de carne

A culinária mexicana é muito rica e usa de ingredientes semelhantes ao gosto brasileiro, como feijão, carne e muito molho de tomate. Aliás, é justamente essa combinação que resulta no delicioso chilli de carne, que na nossa versão, é um pouco menos apimentada. Vale...

Boeuf Bourguignon

Um clássico a culinária francesa, Bife bourguignon é carne bovina guisada em vinho tinto e cogumelos. Essa combinação resulta em uma carne suculenta. Como acompanhamento, legumes, que casam perfeitamente com essa brincadeira de sabores. Ficou com água na boca? Pegue...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *