Com a proximidade das festas de fim de ano, vem à tona um sentimento de esperanças renovadas. E o Natal, em especial, é sinônimo de nutrição: nutrimos o corpo com as comidas típicas e a alma com afetos daqueles que amamos.
E é justamente por ser um momento tão único que as receitas para a ceia de Natal são responsáveis por boas histórias em família em volta da mesa.
Pensando na melhor experiência natalina, separamos algumas receitas e dicas para deixar a sua noite ainda mais encantadora. Confira!
Entradas para começar bem
Em algumas famílias há a tradição de cear apenas após meia-noite. Se esse é seu caso, é claro que as opções de entrada são providenciais para a festa. Elas são uma ótima ideia para entreter os convidados.
Entre as opções mais clássicas estão os canapés, saladas e petiscos. Mas por que não dá um toque mais gourmet à sua ceia? Nossa sugestão é uma deliciosa coxinha de camarão que é perfeita como entrada.
Quer inovar um pouco mais? Aproveita que o Natal no Brasil é no verão se joga no Ceviche de Tilápia para surpreender amigos e familiares.
Abuse nos temperos no prato principal
Quando se trata de prato principal, cada família tem uma proteína de preferência. As opções mais comuns são os clássicos peru natalino, chester, pernil de porco e lombo.
Geralmente, o modo de preparo do prato principal é passado de geração em geração, mas é no tempero que está toda a diferença.
Para dar mais sabor à proteína escolhida, indicamos o uso de temperos naturais. Com eles, o sabor da carne é potencializado, além de ser uma opção mais saudável e trazer mais frescor à mesa.
Os acompanhamentos fazem toda a diferença
Para evitar polêmicas familiares, é melhor fugir do arroz com passas. Explore mais possibilidades de acompanhamentos para a ceia de Natal se tornar inesquecível.
Nossa sugestão é o prático e delicioso arroz de lombo suíno. Se quiser dar um toque de comfort food à ceia, que tal uma torta de frango? Essa é uma receita que tem gostinho de memória afetiva e, por isso, é a cara do Natal em família.
Sobremesas: elas também são protagonistas
Há quem diga que há sempre espaço para mais uma sobremesa no estômago. E é no Natal que as frutas vermelhas têm total protagonismo à mesa. Afinal, além de saborosas, elas ficam lindas na composição da ceia.
Uma excelente opção são as tortinhas de frutas vermelhas e aqui no blog a nossa versão é ainda mais saudável, para você se deliciar sem culpa! Mas as receitas com chocolate são coringas para agradar a todos os paladares.
Temos uma seleção especial bem “chocolatuda” neste post.
Não esqueça de brindar
As bebidas são fundamentais em uma ceia. Por isso, entenda a sua lista de convidados e certifique-se que as crianças terão opções interessantes como sucos diversos para fugir de refrigerantes.
Já para os adultos, a ceia se torna um momento de celebração e nada melhor do que vinho para brindar à mesa.
A harmonização pode parecer desafiadora, mas fizemos um post com as principais dicas para você não errar na hora de escolher um vinho que combine com o prato.
Com essas receitas para a ceia de Natal e com as dicas que separamos, a sua festa será mais prática e mais especial. Vale deixar a inspiração e a criatividade falar mais alto para tornar o momento inesquecível, afinal, a culinária também é uma forma de afeto.
No entanto, é importante ressaltar que excessos podem acontecer nessas datas comemorativas. O importante nesses casos é ter atenção aos hábitos alimentares para evitar exageros que podem prejudicar não só a saúde, mas também toda a experiência da festa. Fizemos um post sobre isso. Vale conferir.
0 comentários