Entenda a importância da qualidade da água no preparo de alimentos

15 mar, 2022 | Dicas, Informação | 0 Comentários

Um dos elementos mais importantes para uma cozinha saudável é a qualidade da água. Seja para cozinhar ou lavar os alimentos, ela está presente durante todos os processos da cozinha. 

Entenda por que é necessário estar atento ao fator da água para ter uma alimentação sem riscos. 

Água da torneira: devemos usá-la nos preparos?

A qualidade da água é fator determinante para o sabor e saudabilidade da comida. O ideal é usar água mineral ou filtrada. 

Mesmo que a torneira seja considerada potável, as propriedades podem ser alteradas pela falta de manutenção nos reservatórios e redes de saneamento.

Já a água filtrada, embora seja uma opção melhor do que a da torneira, pode ter concentração de substâncias como cloro, o que acaba modificando o sabor da comida. Por isso, optar pela água mineral é a escolha mais segura e saudável.

 

A qualidade da água é fundamental ao lavar os alimentos

Depois de comprar frutas, legumes e verduras é fundamental fazer a higienização desses alimentos, processo também conhecido como sanitização. E, para isso, a qualidade da água é determinante para que os alimentos não sejam contaminados.

Isso garante que os mesmos fiquem livres de microrganismos, além de ser uma forma de ganhar tempo. Afinal, uma vez que os alimentos já estão limpos e armazenados na geladeira, fica mais rápido e fácil preparar uma refeição.

 

Como higienizar frutas, legumes e verduras?

O processo é simples.

Primeiro lave as frutas, verduras ou legumes separadamente em água corrente. Importante ter atenção para remover toda a sujeira.

  1. Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e gotas de hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante. Também é possível higienizar utilizando 1 colher de sopa de água sanitária.
  2. Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução em tigelas separadas.
  3. Deixe de molho por 15 minutos.
  4. Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente. Se preferir, coloque um papel toalha para acelerar o processo de secagem.
  5. Armazene os alimentos em potes com tampa na geladeira para aumentar a durabilidade.

 

A importância de lavar as mãos na cozinha saudável

Lavar as mãos é um hábito muitas vezes negligenciado, mesmo sendo uma das formas mais eficazes de proteger os indivíduos contra doenças.

Em uma cozinha saudável, a higienização das mãos é o primeiro passo antes de qualquer processo. Assim, evita-se que germes e bactérias sejam transferidos para a superfície e para os alimentos. 

Siga sempre estes cinco passos para garantir a higienização correta das mãos.

  1. Umedeça as suas mãos com água limpa corrente (morna ou fria).
  2. Aplique sabão e ensaboe, esfregando-as uma na outra, considerando as costas das suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
  3. Conte 20 segundos ao esfregar as mãos
  4. Enxágue-as em água limpa corrente
  5. Seque as suas mãos utilizando uma toalha limpa.

 

Atenção ao gelo nas bebidas

Até aqui, falamos da qualidade da água para consumo, limpeza de alimentos e higienização pessoal. Mas há um ponto de extrema importância: a qualidade da água no preparo do gelo. 

Nas bebidas, é comum utilizarem água potável para preparar sucos e bebidas diversas, mas pouco se atentam à procedência e qualidade do gelo, que deve ser sempre filtrado.

Em casa, é possível ter controle sobre a qualidade do gelo, mas, em bares e restaurantes, certifique-se sempre de que está consumindo a versão filtrado. A sua saúde agradece!

Para ficar por dentro do mundo da gastronomia, acompanhe o nosso blog. Aqui você encontra dicas, receitas e muitas histórias. Se quiser se tornar um expert no assunto, acesse nosso glossário gastronômico e confira também nossas indicações de livros sobre o tema. 

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

 

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Torta Folhada de Frutas Vermelhas

Um doce para esquentar o coração nesse inverno! Essa é a definição da nossa receita deliciosa de torta folhada de frutas vermelhas. Além de linda, cada mordida é uma mistura de texturas e sabores. O legal é o preparo leva penas 40 minutos e rende 6 porções. Anote já...

Linguiça na Brasa com tomatinhos

Aprons a fazer uma linguiça na brasa super suculenta e ainda acompanhada de tomatinhos assados. Você verá que o modo de preparo é rápido, fácil e agrada aos mais diferentes paladares. Preparado(a) para fazer essa delicia agora em junho? Anote já os ingredientes....

Canjiquinha com linguiça calabresa

Continuamos com as comidas de festa junina para deixar o cardápio desse mês ainda mais delicioso. No entanto, dessa vez, escolhemos uma receita tradicional, mas demos o nosso toque especial, criando uma Canjiquinha com linguiça calabresa incrível. Você precisa tentar...

Brigadeiro de Paçoca

Cremoso, pedaçudo e que combina perfeitamente com as festividades juninas! Venha aprender com a gente a receita fácil e rápida de um super brigadeiro de paçoca. Não leva mais do que 10 minutos para ficar pronto e pode, dependendo do ponto, ser servido em Mini Cocottes...

Quentão de vinho

Festa junina sem quentão de vinho não está completa! Por isso, nesse especial de junho e julho, não poderia faltar essa bebida tão gostosa e aconchegante. Você levará apenas 10 minutos para preparar. Anote os ingreditenes. Quentão de vinho Ingredientes  1 L de vinho...

Metaverso x gastronomia: como funcionarão os restaurantes virtuais?

A palavra metaverso está em alta e ela vem atraindo o interesse de todos os setores. O termo diz respeito á um mundo virtual, semelhante ao que vivemos hoje, com construções, lojas e entretenimento. E traz também restaurantes virtuais para a realidade.  No entanto,...

Canjica doce com paçoca

Estamos próximos de mais um mês de junho e na expectativa das festas desse mês (e das comidinhas que amamos). Mas se você for fazer uma festa Junina em casa ou com os amigos, que tal preparar algo? Nossa primeira sugestão é a canjica doce com paçoca. Assim, esse doce...

Faculdades de Gastronomia: os melhores cursos do país e do mundo

Atualmente, existem diversos cursos profissionalizantes para aprender novas técnicas e aprender a cozinhar. Inclusive, cada vez mais, notamos o crescimento das opções em faculdades de gastronomia — tanto no Brasil quanto no mundo. Afinal, as especializações são...

Picadinho de Filé Mignon

Receitas fáceis quebram um galho na hora da correria e podem ficar deliciosas se abusarmos dos temperos. Por isso, escolhemos uma receita de picadinho de filé mignon que fica pronto em apenas 20 minutos e ainda pode ser servido em porções pequenas, como coquetel....

Pão de calabresa e cebolas

Que tal inovar na hora de receber visitas em casa e fazer o salgado caseiro, que todos vão amar? Nossa sugestão é um pão de calabresa e cebolas, crocante por fora e macio por dentro, cheio de sabor. Quer aprender a receita? Vamos aos ingredientes e o modo de preparo....

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *