Um dos elementos mais importantes para uma cozinha saudável é a qualidade da água. Seja para cozinhar ou lavar os alimentos, ela está presente durante todos os processos da cozinha.
Entenda por que é necessário estar atento ao fator da água para ter uma alimentação sem riscos.
Água da torneira: devemos usá-la nos preparos?
A qualidade da água é fator determinante para o sabor e saudabilidade da comida. O ideal é usar água mineral ou filtrada.
Mesmo que a torneira seja considerada potável, as propriedades podem ser alteradas pela falta de manutenção nos reservatórios e redes de saneamento.
Já a água filtrada, embora seja uma opção melhor do que a da torneira, pode ter concentração de substâncias como cloro, o que acaba modificando o sabor da comida. Por isso, optar pela água mineral é a escolha mais segura e saudável.
A qualidade da água é fundamental ao lavar os alimentos
Depois de comprar frutas, legumes e verduras é fundamental fazer a higienização desses alimentos, processo também conhecido como sanitização. E, para isso, a qualidade da água é determinante para que os alimentos não sejam contaminados.
Isso garante que os mesmos fiquem livres de microrganismos, além de ser uma forma de ganhar tempo. Afinal, uma vez que os alimentos já estão limpos e armazenados na geladeira, fica mais rápido e fácil preparar uma refeição.
Como higienizar frutas, legumes e verduras?
O processo é simples.
Primeiro lave as frutas, verduras ou legumes separadamente em água corrente. Importante ter atenção para remover toda a sujeira.
- Em uma tigela, faça uma solução com 1 litro de água e gotas de hipoclorito de sódio, conforme as recomendações do fabricante. Também é possível higienizar utilizando 1 colher de sopa de água sanitária.
- Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução em tigelas separadas.
- Deixe de molho por 15 minutos.
- Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente. Se preferir, coloque um papel toalha para acelerar o processo de secagem.
- Armazene os alimentos em potes com tampa na geladeira para aumentar a durabilidade.
A importância de lavar as mãos na cozinha saudável
Lavar as mãos é um hábito muitas vezes negligenciado, mesmo sendo uma das formas mais eficazes de proteger os indivíduos contra doenças.
Em uma cozinha saudável, a higienização das mãos é o primeiro passo antes de qualquer processo. Assim, evita-se que germes e bactérias sejam transferidos para a superfície e para os alimentos.
Siga sempre estes cinco passos para garantir a higienização correta das mãos.
- Umedeça as suas mãos com água limpa corrente (morna ou fria).
- Aplique sabão e ensaboe, esfregando-as uma na outra, considerando as costas das suas mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
- Conte 20 segundos ao esfregar as mãos
- Enxágue-as em água limpa corrente
- Seque as suas mãos utilizando uma toalha limpa.
Atenção ao gelo nas bebidas
Até aqui, falamos da qualidade da água para consumo, limpeza de alimentos e higienização pessoal. Mas há um ponto de extrema importância: a qualidade da água no preparo do gelo.
Nas bebidas, é comum utilizarem água potável para preparar sucos e bebidas diversas, mas pouco se atentam à procedência e qualidade do gelo, que deve ser sempre filtrado.
Em casa, é possível ter controle sobre a qualidade do gelo, mas, em bares e restaurantes, certifique-se sempre de que está consumindo a versão filtrado. A sua saúde agradece!
Para ficar por dentro do mundo da gastronomia, acompanhe o nosso blog. Aqui você encontra dicas, receitas e muitas histórias. Se quiser se tornar um expert no assunto, acesse nosso glossário gastronômico e confira também nossas indicações de livros sobre o tema.
0 comentários