5 livros de gastronomia para os apaixonados por comida

26 jan, 2022 | Dicas | 0 Comentários

Referências são sempre a base para criar coisas incríveis. Há quem diga que nada se cria porque, na verdade, tudo é adaptado a partir daquilo que nos chama atenção.

Na vida pessoal e profissional, são as nossas referências que dão o norte para o que gostaríamos de alcançar e na culinária isso não é diferente.  Até os Chefs mais renomados não se descolam de histórias e de outros profissionais os inspiram.

Por isso, se você também é um apaixonado pela arte de comer e beber bem, fique atento. Fizemos uma seleção especial de livros de gastronomia para inspirar, amar e guardar na mente e no coração. Confira.

 

Pasta Grannies: The Official Cookbook: The Secrets of Italy’s Best Home Cooks (English Edition)

Livros de gastronomia - Pasta Grannies

Vicky Bennison trabalhava como jornalista de gastronomia quando descobriu, ao fazer uma pesquisa, que o método de preparar massas artesanalmente com as mãos estava desaparecendo. Afinal, na contemporaneidade é mais prático ir ao mercado comprá-las prontas.

Por isso, foi em busca de cozinheiras italianas que ainda mantêm a tradição de cozinhar para a família. Vicky criou um canal no YouTube e um perfil no instagram para compartilhar essa arte com o mundo. Ambos fizeram tanto sucesso que a jornalista publicou o livro, ainda sem edição em português, que compartilha receitas ancestrais, memórias e histórias. 

 

Pão Nosso – Receitas caseiras com fermento natural

Livros de gastronomia - pão nosso

Pão Nosso é o primeiro livro sobre panificação de Luiz Américo Camargo, um  jornalista especializado em comida, consultor gastronômico e pesquisador da panificação. Nele, você encontra uma ampla variedade de receitas de pães para os mais diversos momentos à mesa.

Além de ensinar os segredos do levain, o fermento natural, Luiz Américo Camargo ainda propõe receitas caseiras que passaram pelo seu rigor de crítico de gastronomia. Indo da salada panzanella, passando pela surpreendente rabanada salgada até um ragu de linguiça que é de limpar o prato com pão, é claro.

O jornalista também tem mais um livro sobre panificação: Direito ao Pão. Com produção de Rita Lobo e sua equipe, a segunda obra da carreira de Luiz Américo conta com cerca de 30 tipos diferentes de pão (quase todos com fermento biológico), além de sugestões de recheios, acompanhamentos e reaproveitamentos.

 

Cozinha Confidencial: Uma Aventura nas Entranhas da Culinária, de Anthony Bourdain 

livros de gastronomia - Cozinha Confidencial

Anthony Bourdain foi Chef de um dos bistrôs mais badalados de Manhattan, o Les Halles. Mas as mãos inquietas dele saíam das facas e dos diferentes utensílios para as teclas.

Afinal, Anthony também foi romancista e em Cozinha Confidencial abordou desde o início da carreira, quando ele se descobre cozinheiro, até os bastidores surpreendentes das cozinhas de restaurantes, incluindo situações pessoais como a relação do Chef com drogas.

Enquanto Anthony expõe os bastidores dos restaurantes – de lavagem de dinheiro ao uso “criativo” de ingredientes com data de vencimento no limite -, ele vai presenteando os leitores com conselhos úteis sobre gastronomia e sobre a vida.

 

Panelinha – receitas que funcionam

Livros de gastronomia - panelinha

Livro para a cozinha prática, aquela do dia a dia do brasileiro. Panelinha é o nome do site que Rita Lobo criou há mais de 20 anos para ensinar a preparar pratos rápidos e saudáveis, revelando todos os truques e manhas da cozinha, mostrando que qualquer pessoa pode encarar o fogão.

O livro reúne sugestões para diferentes situações e ocasiões do cotidiano: jantares rápidos, saladas elaboradas, massas práticas, comida para criança, sobremesas saudáveis e mais uma série de receitas que facilitam a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida.

Vale a pena ter em casa como um verdadeiro guia alimentar para uma rotina prática, simples e saudável. 

 

O guia essencial do vinho: Wine Folly

Livros de  gastronomia - winne folly

Para finalizar a lista de livros de gastronomia, nada melhor do que um Guia de Vinho. Afinal, toda boa refeição merece uma bebida que harmonize.

Trazendo soluções práticas para atrair novos apaixonados pela bebida, o site de Madeline Puckette e Justin Hammack democratizou o universo do vinho e abriu as portas para muitos iniciantes.

Depois do site, veio a publicação desse Guia com explicações claras e fáceis de entender. O Wine Folly reúne informações fundamentais sobre as uvas mais cultivadas do planeta, e seus respectivos pesos e harmonizações. 

Além disso, o livro apresenta as características de cada tipo de vinho com gráficos incríveis, focando totalmente no acesso à informação. Sim, é possível entender de vinho sem ter toda aquela pompa. 

Que tal colocar essas sugestões de livros de gastronomia na sua lista? Ah, e se quiser mergulhar ainda mais nesse universo, confira nosso glossário de gastronomia para você fazer bonito.

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Pão de calabresa e cebolas

Que tal inovar na hora de receber visitas em casa e fazer o salgado caseiro, que todos vão amar? Nossa sugestão é um pão de calabresa e cebolas, crocante por fora e macio por dentro, cheio de sabor. Quer aprender a receita? Vamos aos ingredientes e o modo de preparo....

Bolo de Limão com Fondant

Cheiro de bolo no ar! A receita de hoje é um Bolo de Limão com Fondant, que mistura o saber levemente ácido com um doce incrível e cremoso. Aprenda essa delícia que é rápida e muito gostosa. Ingredientes Bolo ⦁ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo ⦁ 200 g de manteiga...

Gnocchi de batata ao pesto de manjericão

Mama mia! Venha aprender de vez a receita d Gnocchi de batata com um delicioso pesto de manjericão fresquinho. Apesar de um pouco demorada, vale cada garfada. Ingredientes Gnocchi ⦁ 1 kg de batatas asterix descascadas, cozidas e amassadas ⦁ 2 gemas de ovo ⦁ 1 xícara...

Alimentação sustentável: como evitar o desperdício

A alimentação sustentável é mais que um estilo de vida. É, de fato, um compromisso social. Um dos principais desafios estabelecidos pela ONU foi acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos. No...

Tortinhas de Bacalhau

Entrando em clima de Páscoa e sexta-feira Santa, trazemos uma opção diferente para variar nos clássicos sem carne vermelha. Nesse caso, essas deliciosas Tortinhas de Bacalhau são em porções menores, não levam muito tempo de preparo e podem ser servidas como entrada ou...

Receitas de Páscoa: 4 opções diferentes para fazer em casa

A Páscoa é a data perfeita para unir a família à mesa e compartilhar delícias. Cada família tem, pelo menos, um prato clássico para esse dia. Mas que tal apostar em algumas receitas de Páscoa que separamos para deixar a sua ceia ainda mais especial? Confira opções de...

Frango ao leite de coco

Com inspiração oriental, o frango ao leite de coco é sucesso para os amantes de pratos cremosos. Além da facilidade do preparo, os ingredientes são fáceis de achar e muito saudáveis. Vai ficar com água na boca? Anote já os ingredientes. Ingredientes ⦁ 1 kg de peito de...

Comidas para maratona de séries: lanchinhos gostosos e práticos

Que tal aproveitar o fim de semana para se jogar nos conteúdos das plataformas de streaming? Para isso, nada melhor do que programar uma gama de opções de comidas para maratona de séries.  Aqui no blog já fizemos uma seleção para quem curte acompanhar gastronomia até...

Chilli de carne

A culinária mexicana é muito rica e usa de ingredientes semelhantes ao gosto brasileiro, como feijão, carne e muito molho de tomate. Aliás, é justamente essa combinação que resulta no delicioso chilli de carne, que na nossa versão, é um pouco menos apimentada. Vale...

Boeuf Bourguignon

Um clássico a culinária francesa, Bife bourguignon é carne bovina guisada em vinho tinto e cogumelos. Essa combinação resulta em uma carne suculenta. Como acompanhamento, legumes, que casam perfeitamente com essa brincadeira de sabores. Ficou com água na boca? Pegue...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *