7 destinos gastronômicos para curtir nas férias

21 dez, 2021 | Dicas | 0 Comentários

Viagem gastronômica é aquela em que o roteiro está nos sabores, temperos e restaurantes que um lugar oferece. A comida local tem sido cada vez mais valorizada pelos turistas, segundo as agências de viagens.

Pensando na temporada de férias, listamos destinos incríveis que todo apaixonado por gastronomia deve conhecer. São diferentes culturas que representam esse imenso país que é o Brasil. Confira!

 

Ouro Preto – MG

Quando você pensa em Minas Gerais, já deve imaginar aquele gostinho de comida de fazenda. Muito além do pão de queijo e do café, em Ouro Preto você encontra delícias típicas como pernil à pururuca, tutu mineiro, frango ao molho pardo e feijão-tropeiro.

Além da culinária tão peculiar, Ouro Preto é um lugar que encanta não só o estômago, mas os olhos. A cidade é conhecida pela arquitetura barroca, que inclui pontes, fontes e praças pelas ruas calcetadas íngremes e sinuosas.

Armação dos Búzios – RJ

Localizada no litoral fluminense, Armação dos Búzios é uma cidade com cenários deslumbrantes e que não perde nada para destinos praianos internacionais. Lá a gastronomia é cosmopolita e você encontra desde excelentes restaurantes italianos à parrilla uruguaia.

Mas o ponto alto, sem dúvidas, são os restaurantes que focam em peixes e frutos-do-mar. Nada melhor que se deliciar com uma comida leve tendo como vista praias de águas cristalinas, clima fresco e paisagens deslumbrantes. 

 

Florianópolis – SC

Conhecida como Floripa, a cidade tem duas famosas rotas gastronômicas. A Rota do Sol Poente é um circuito que passa por diversos bairros da antiga Florianópolis, levando um cardápio recheado de mariscos, frutos do mar e massas.  

Já a Rota Via Gastronômica de Coqueiros acontece entre os bairros de Abraão, Itaguaçu e Bom Abrigo. A proposta é um pouco diferente e conta com bares e restaurantes mais badalados e opções de cardápio mais cosmopolitas, como culinária oriental, por exemplo. 

 

Salvador – BA

A capital baiana não poderia ficar de fora dessa lista. Salvador é uma cidade conhecida pela energia e alegria dos moradores, mas a cidade também oferece opções gastronômicas incríveis.

Desde os mais conhecidos como a moqueca e o acarajé até os mais exóticos como abará e vatapá. O que todos esses pratos têm em comum? O tempero. São nas ervas naturais que está a verdadeira assinatura da culinária de Salvador. Destino imperdível, né? 

 

São Paulo – SP

Saindo da praia e chegando à selva de pedra. São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo e, por isso, não poderia estar de fora dessa lista. Afinal, lá você encontra os restaurantes mais premiados do país.

São Paulo também é referência de gastronomia brasileira no exterior. No entanto, apesar do caráter cosmopolita que contempla restaurantes de diferentes gastronomias do mundo, a cidade também tem heranças culinárias bem estabelecidas.

Os pratos mais tradicionais são o virado, o cuscuz à paulista, o pão com mortadela do mercadão, o bauru e os churrasquinhos gregos. Ah, depois de tantas opções gastronômicas que vão do popular ao sofisticado, você ainda pode aproveitar os vários centros culturais que a cidade tem.

 

Gramado – RS

Gramado é um dos destinos mais famosos do Brasil. Geralmente é muito procurada no inverno, mas a cidade gaúcha pode ser explorada em qualquer estação.

No verão, a cidade também recebe um grande fluxo de turista para o Natal Luz, evento em que toda Gramado se acende para dar boas-vindas às festas de fim de ano.

Encanta os olhos e o estômago, é claro, porque a terra do chocolate aqui no Brasil também oferece opções incríveis de doces e compotas, pães, além do famoso churrasco gaúcho.

 

Vale dos Vinhedos – RS

O Brasil tem se destacado na produção de vinhos de qualidade. Então, se você gosta da bebida, o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é um destino que deve estar na sua lista.

Fazem parte do Vale dos Vinhedos das cidades da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Com forte herança histórica, gastronômica e cultural dos imigrantes italianos, lá você encontra diversas vinícolas abertas aos turistas.

Além da opção de degustar os vinhos produzidos em solo brasileiro, você pode harmonizar com queijos produzidos no local, churrasco típico e doces caseiros.

 

Conheça o Brasil pela boca

A culinária brasileira atrai turistas de todo mundo e deve ser apreciada também pelos seus conterrâneos. O Brasil tem uma extensão territorial continental e em cada cantinho do país há uma cultura gastronômica diferente. Que tal programar o próximo destino?

Para te inspirar a explorar o Brasil e o Mundo através da gastronomia, fizemos um post com as principais séries de culinária da Netflix. Confira.

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Pão de calabresa e cebolas

Que tal inovar na hora de receber visitas em casa e fazer o salgado caseiro, que todos vão amar? Nossa sugestão é um pão de calabresa e cebolas, crocante por fora e macio por dentro, cheio de sabor. Quer aprender a receita? Vamos aos ingredientes e o modo de preparo....

Bolo de Limão com Fondant

Cheiro de bolo no ar! A receita de hoje é um Bolo de Limão com Fondant, que mistura o saber levemente ácido com um doce incrível e cremoso. Aprenda essa delícia que é rápida e muito gostosa. Ingredientes Bolo ⦁ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo ⦁ 200 g de manteiga...

Gnocchi de batata ao pesto de manjericão

Mama mia! Venha aprender de vez a receita d Gnocchi de batata com um delicioso pesto de manjericão fresquinho. Apesar de um pouco demorada, vale cada garfada. Ingredientes Gnocchi ⦁ 1 kg de batatas asterix descascadas, cozidas e amassadas ⦁ 2 gemas de ovo ⦁ 1 xícara...

Alimentação sustentável: como evitar o desperdício

A alimentação sustentável é mais que um estilo de vida. É, de fato, um compromisso social. Um dos principais desafios estabelecidos pela ONU foi acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos. No...

Tortinhas de Bacalhau

Entrando em clima de Páscoa e sexta-feira Santa, trazemos uma opção diferente para variar nos clássicos sem carne vermelha. Nesse caso, essas deliciosas Tortinhas de Bacalhau são em porções menores, não levam muito tempo de preparo e podem ser servidas como entrada ou...

Receitas de Páscoa: 4 opções diferentes para fazer em casa

A Páscoa é a data perfeita para unir a família à mesa e compartilhar delícias. Cada família tem, pelo menos, um prato clássico para esse dia. Mas que tal apostar em algumas receitas de Páscoa que separamos para deixar a sua ceia ainda mais especial? Confira opções de...

Frango ao leite de coco

Com inspiração oriental, o frango ao leite de coco é sucesso para os amantes de pratos cremosos. Além da facilidade do preparo, os ingredientes são fáceis de achar e muito saudáveis. Vai ficar com água na boca? Anote já os ingredientes. Ingredientes ⦁ 1 kg de peito de...

Comidas para maratona de séries: lanchinhos gostosos e práticos

Que tal aproveitar o fim de semana para se jogar nos conteúdos das plataformas de streaming? Para isso, nada melhor do que programar uma gama de opções de comidas para maratona de séries.  Aqui no blog já fizemos uma seleção para quem curte acompanhar gastronomia até...

Chilli de carne

A culinária mexicana é muito rica e usa de ingredientes semelhantes ao gosto brasileiro, como feijão, carne e muito molho de tomate. Aliás, é justamente essa combinação que resulta no delicioso chilli de carne, que na nossa versão, é um pouco menos apimentada. Vale...

Boeuf Bourguignon

Um clássico a culinária francesa, Bife bourguignon é carne bovina guisada em vinho tinto e cogumelos. Essa combinação resulta em uma carne suculenta. Como acompanhamento, legumes, que casam perfeitamente com essa brincadeira de sabores. Ficou com água na boca? Pegue...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *