Referências são sempre a base para criar coisas incríveis. Há quem diga que nada se cria porque, na verdade, tudo é adaptado a partir daquilo que nos chama atenção.
Na vida pessoal e profissional, são as nossas referências que dão o norte para o que gostaríamos de alcançar e na culinária isso não é diferente. Até os Chefs mais renomados não se descolam de histórias e de outros profissionais os inspiram.
Por isso, se você também é um apaixonado pela arte de comer e beber bem, fique atento. Fizemos uma seleção especial de livros de gastronomia para inspirar, amar e guardar na mente e no coração. Confira.
Pasta Grannies: The Official Cookbook: The Secrets of Italy’s Best Home Cooks (English Edition)
Vicky Bennison trabalhava como jornalista de gastronomia quando descobriu, ao fazer uma pesquisa, que o método de preparar massas artesanalmente com as mãos estava desaparecendo. Afinal, na contemporaneidade é mais prático ir ao mercado comprá-las prontas.
Por isso, foi em busca de cozinheiras italianas que ainda mantêm a tradição de cozinhar para a família. Vicky criou um canal no YouTube e um perfil no instagram para compartilhar essa arte com o mundo. Ambos fizeram tanto sucesso que a jornalista publicou o livro, ainda sem edição em português, que compartilha receitas ancestrais, memórias e histórias.
Pão Nosso – Receitas caseiras com fermento natural
Pão Nosso é o primeiro livro sobre panificação de Luiz Américo Camargo, um jornalista especializado em comida, consultor gastronômico e pesquisador da panificação. Nele, você encontra uma ampla variedade de receitas de pães para os mais diversos momentos à mesa.
Além de ensinar os segredos do levain, o fermento natural, Luiz Américo Camargo ainda propõe receitas caseiras que passaram pelo seu rigor de crítico de gastronomia. Indo da salada panzanella, passando pela surpreendente rabanada salgada até um ragu de linguiça que é de limpar o prato com pão, é claro.
O jornalista também tem mais um livro sobre panificação: Direito ao Pão. Com produção de Rita Lobo e sua equipe, a segunda obra da carreira de Luiz Américo conta com cerca de 30 tipos diferentes de pão (quase todos com fermento biológico), além de sugestões de recheios, acompanhamentos e reaproveitamentos.
Cozinha Confidencial: Uma Aventura nas Entranhas da Culinária, de Anthony Bourdain
Anthony Bourdain foi Chef de um dos bistrôs mais badalados de Manhattan, o Les Halles. Mas as mãos inquietas dele saíam das facas e dos diferentes utensílios para as teclas.
Afinal, Anthony também foi romancista e em Cozinha Confidencial abordou desde o início da carreira, quando ele se descobre cozinheiro, até os bastidores surpreendentes das cozinhas de restaurantes, incluindo situações pessoais como a relação do Chef com drogas.
Enquanto Anthony expõe os bastidores dos restaurantes – de lavagem de dinheiro ao uso “criativo” de ingredientes com data de vencimento no limite -, ele vai presenteando os leitores com conselhos úteis sobre gastronomia e sobre a vida.
Panelinha – receitas que funcionam
Livro para a cozinha prática, aquela do dia a dia do brasileiro. Panelinha é o nome do site que Rita Lobo criou há mais de 20 anos para ensinar a preparar pratos rápidos e saudáveis, revelando todos os truques e manhas da cozinha, mostrando que qualquer pessoa pode encarar o fogão.
O livro reúne sugestões para diferentes situações e ocasiões do cotidiano: jantares rápidos, saladas elaboradas, massas práticas, comida para criança, sobremesas saudáveis e mais uma série de receitas que facilitam a vida das pessoas que acreditam na boa alimentação como a base da vida.
Vale a pena ter em casa como um verdadeiro guia alimentar para uma rotina prática, simples e saudável.
O guia essencial do vinho: Wine Folly
Para finalizar a lista de livros de gastronomia, nada melhor do que um Guia de Vinho. Afinal, toda boa refeição merece uma bebida que harmonize.
Trazendo soluções práticas para atrair novos apaixonados pela bebida, o site de Madeline Puckette e Justin Hammack democratizou o universo do vinho e abriu as portas para muitos iniciantes.
Depois do site, veio a publicação desse Guia com explicações claras e fáceis de entender. O Wine Folly reúne informações fundamentais sobre as uvas mais cultivadas do planeta, e seus respectivos pesos e harmonizações.
Além disso, o livro apresenta as características de cada tipo de vinho com gráficos incríveis, focando totalmente no acesso à informação. Sim, é possível entender de vinho sem ter toda aquela pompa.
Que tal colocar essas sugestões de livros de gastronomia na sua lista? Ah, e se quiser mergulhar ainda mais nesse universo, confira nosso glossário de gastronomia para você fazer bonito.
0 comentários