A gastronomia italiana é um convite aos sentidos. Massas, saladas, pizzas e demais receitas trazem uma combinação de temperos e ingredientes únicos e característicos do país. E não à toa, já que agradam até os paladares mais críticos.
Contudo, essas delícias da Itália chegaram ao Brasil no século XIX e influenciaram na cultura e gastronomia local, se transformando em uma babilônia de sabores.
Veja a seguir, algumas informações sobre essa influência cultural e receitas que você pode reproduzir em sua casa!
História da gastronomia italiana no Brasil e a influência local
A vinda dos italianos para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios ocorridos no país e aconteceu a partir da segunda metade do século XIX. Atualmente, existem mais de 25 milhões de imigrantes e descendentes vivendo no país.
Muitos trabalhavam nas lavouras de café da região sudeste, por isso, estados como Minas Gerais e São Paulo têm maior concentração de imigrantes italianos.
Com isso, a cultura brasileira absorveu aspectos sociais e culturais da Itália, especialmente por meio da culinária. A gastronomia ítalo-brasileira é caracterizada pela simplicidade das massas e das combinações no cardápio.
Ingredientes que entraram na gastronomia brasileira por influência dos italianos
Os italianos dispensam preparações sofisticadas, pois valorizam o sabor e o aroma dos ingredientes frescos. A fusão dos produtos cria experiências gastronômicas memoráveis.
Alguns hábitos atuais são legados dessa mistura cultural como consumo pão nas refeições e a adição do clássico molho de tomate às massas. Além disso, a berinjela não era tão valorizada como atualmente, compondo pratos em grandes restaurantes italianos no Brasil.
Os embutidos, hoje largamente utilizados em nossa culinária, também foram introduzidos no Brasil pelos italianos, assim como o costume de beber vinho durante as refeições.
Deliciosas receitas da gastronomia italiana
Conheça algumas receitas que você pode — e deve — reproduzir na sua casa!
Ossobuco
O ossobuco é um corte transversal da perna traseira do boi ou da vitela. O sabor peculiar da receita se deve ao tutano, conteúdo interno do osso, rico em valor nutricional, que fica incorporado ao molho.
Nessa receita, as carnes devem ser seladas e depois cozidas por um longo tempo com vinho tinto, cebola, alho e tomilho. As peças são servidas com polenta e uma salada de rúcula.
Lasanha ao ragu
O ragu é um molho feito com carne de boi e de porco, cortadas na ponta da faca (bem pequenas), e refogadas com cenouras, tomate e vinho. O tempo médio de cozimento é de duas horas, portanto, prepare-o com antecedência.
Abra a massa da lasanha, seja pronta, seja fresca, e intercale com o molho até formar várias camadas. Finalize com bastante queijo parmesão.
Espaguete al pomodoro
Essa receita é simples. Basta cozinhar o espaguete e adicionar um molho de tomate clássico italiano, bem encorpado, com tomates frescos maduros, cebola roxa, azeite extra virgem e uma quantidade generosa de manjericão fresco.
A gastronomia italiana é riquíssima e existem inúmeras formas de reproduzi-la com maestria, basta usar bons ingredientes e escolher cuidadosamente a panela, pois, assim, você consegue valorizar ainda mais a receita.
Agora que você sabe tudo sobre a gastronomia italiana, que tal fazer as receitas que você aprendeu com as suas peças cerâmicas Ceraflame?
Incrível