Hábitos alimentares que podem melhorar a saúde

27 ago, 2021 | Dicas, informacao | 2 Comentários

Dietas, receitas milagrosas e suplementos. Muitos são os segredos para melhorar a saúde e emagrecer. A verdade é que, com pequenas mudanças de hábitos alimentares dá para fortalecer a imunidade, aumentar a energia e se sentir muito melhor sem recorrer às receitas mirabolantes e extremas.

Confira as nossas sugestões, baseadas em pesquisas e opiniões de especialistas da área da saúde.

 

Pequenos hábitos realmente melhoram a saúde?

Temos o costume do imediatismo e esquecemos que a melhora da saúde requer hábitos a longo prazo. Uma semana de alimentação não trará benefícios se for seguida de outras com consumo de alimentos pouco nutritivos. 

A chave é sempre o equilíbrio e não a restrição. Priorize a alimentação saudável e abra exceções para aproveitar bons momentos a mesa com amigos e família. Não deixe de lado os doces, aquela pizza incrível ou uma ida ao seu restaurante italiano favorito, apenas saiba dosar a frequência. 

 

Usar mais temperos e menos sal

Hábitos alimentares - Usar mais temperos e menos sal

O sal realça o sabor dos alimentos, mas o exagero pode trazer malefícios para a saúde. Pressão alta e retenção de líquidos são alguns deles. No entanto, algumas pessoas se acostumam tanto com a presença do sal na comida que nem notam o excesso.

O segredo é abusar do uso de diferentes temperos para enriquecer os sabores. Ervas frescas e temperos desidratados são perfeitos para equilibrar o uso do sal no dia a dia. A dica é ir fazendo a troca gradualmente.

No mercado, além das ervas vendidas separadamente, há a opção de misturas que combinam entre si. Salsinha, cebolinhas, manjericão, orégano e tomilho são algumas sugestões, mas as possibilidades são infinitas. 

Você pode conferir alguns usos no nosso conteúdo sobre temperos naturais.

 

Optar por frutas como sobremesa

Hábitos alimentares - Optar por frutas como sobremesa

Quem disse que frutas não são sobremesas? São sim e ajudarão a consumir mais vitaminas e minerais durante o dia. Opte, sempre que possível, por aquelas da estação, que entregam mais doçura natural. Isso facilitará na adaptação de sobremesas mais adocicadas.

Se preferir, faça uma pequena salada de frutas com 3 opções de preferência. Adicione um pouco de canela, chia ou aveia para aumentar o valor nutricional. 

 

Fazer sucos com legumes

Hábitos alimentares - Fazer sucos com legumes

Outro hábito alimentar importante é o consumo de legumes. No entanto, sabemos que não é fácil para todos. Alguns não gostam pelo sabor, outros pela textura, mas dá para resolver esse problema.

Quando for fazer vitamina, lembre-se de colocar um legume junto, assim você se beneficiará dos nutrientes sem sentir o gosto que não agrada tanto. Misture sempre fruta com sabor mais acentuado, deixando o paladar mais agradável. Banana, manga, maracujá e laranjas fazem bem esse papel. Essas são algumas combinações para você experimentar:

  • Banana e couve manteiga;
  • Uva e beterraba;
  • Laranja e cenoura;
  • Abacaxi, maçã e espinafre.

 

Tomar água saborizada

Hábitos alimentares - Tomar água saborizada

Especialistas recomendam a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, mas algumas pessoas enjoam dessa quantidade. O que pode ajudar a variar o sabor são rodelas de frutas, para saborizar a bebida sem acrescentar açúcar ou calorias.

Rodelas de limão e laranja deixam a água mais fresca e energética, mas você pode brincar com morango, kiwi, abacaxi, pepino, hortelã e tantos outros ingredientes. Deixamos aqui também algumas sugestões:

  • Melancia com hortelã;
  • Kiwi e morango;
  • Pera com canela;
  • Limão e pepino.

 

Ajustar as porções das refeições

Hábitos alimentares - Ajustar as porções das refeições

Tenha em mente que, ao ajustar as porções das refeições, você consumirá mais alimentos saudáveis. Nutricionistas indicam dividir o prato em 4, deixando duas partes para a salada, uma para um carboidrato integral e a última para a proteína de preferência. 

De novo, é um hábito que precisa ser construído. Vá aos poucos, sempre colocando um tanto a mais de salada no prato. No começo você terá que se policiar para não esquecer, mas se tornará algo tão automático que você nem perceberá que readequou as proporções.

 

Gostou das dicas de saber de alguns hábitos culinários para melhorar a saúde? Se sim, acesse nossos outros conteúdos no Blog da Ceraflame.

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Alimentação no verão: 5 dicas para os dias mais quentes

A estação mais quente do ano acende o alerta sobre o consumo de líquidos para deixar o corpo mais hidratado com as altas temperaturas, mas e o cardápio, como fica? Para que a sua alimentação no verão não fique em segundo plano, preparamos algumas dicas para a estação....

Entenda como harmonizar vinho com comida

Tudo fica melhor com uma taça de vinho, principalmente uma boa refeição. No entanto, harmonizar a bebida com diferentes pratos pode parecer um desafio ou um trabalho somente para sommeliers. O receio é compreensível, mas aqui no blog vamos te ensinar que essa...

Tortinha de frutas vermelhas

  Tortinha de frutas vermelhas Sobremesa Ingredientes 1 ½ xícara de aveia em flocos grossos 1 xícara de nozes picadinhas 1 colher de sopa de sementes de gergelim 5 colheres de sopa de Azeite para a base ¼ xícara de calda de agave 2 colheres de sopa de mel  1...

Cuscuz de Camarão

É receita brasileira que nós gostamos? Claro que sim! Então vamos de Cuscuz com camarão, um clássico, nessa versão, da culinária paulista. Além de fácil, leva só 20 minutinhos para ficar pronto, rende 10 pedaços médio, ideal para dividir com a família ou amigos....

Hambúrguer vegano de lentilha com aveia e ervas

Procurando uma receita vegana deliciosa? Nós temos! A busca por opções sem carnes ou derivados animais vem crescendo e sabemos que pode ser um pouco difícil achar receitas que agradam, principalmente para quem está começando agora no veganismo. Mas não se preocupe,...

Conheça um pouco sobre a história da gastronomia italiana no Brasil

A gastronomia italiana é um convite aos sentidos. Massas, saladas, pizzas e demais receitas trazem uma combinação de temperos e ingredientes únicos e característicos do país. E não à toa, já que agradam até os paladares mais críticos. Contudo, essas delícias da Itália...

Cardápio semanal: 5 dicas para montar o seu

Uma das preocupações que a pandemia trouxe é manter o corpo e a mente saudáveis. Para isso, a alimentação assume um papel central na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mas ainda que seja um ponto de extrema importância, há quem não consiga manter uma rotina...

Glossário de gastronomia: termos que você precisa saber

Defumar, al dente, infusão, macerar. Esse são alguns dos muitos termos do glossário de gastronomia. Você já deve ter ouvido por aí, já que muitos saíram das cozinhas profissionais e ganharam lugar no cozinhar do dia a dia. No entanto, alguns são mais conhecidos pelo...

Flores comestíveis: um toque especial para a primavera

Chegamos na estação mais colorida do ano: a primavera! Ela é conhecida principalmente pelas flores que, apesar de serem lindas e perfumadas, podem também ser flores comestíveis.  Parece estranho? Um pouco, mas dá sim para incluir esses ingredientes diferentes na...

Conheça os principais restaurantes veganos pelo Brasil

Mesmo que você não seja vegano ou vegetariano, uma coisa é fato: o consumo de carne tem diminuído. Segundo pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), mais de 30% escolhe opções veganas em restaurantes e quase metade não come carne um ou mais dias da...

2 Comentários

  1. Marilis Ines Kirschbauer da Silva

    Todos os produtos da Ceraflame são de boa qualidade. Recomendo.

    Responder
    • Ceraflame

      Olá, Marilis. Ficamos felizes em saber disso e continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *