Hábitos alimentares que podem melhorar a saúde

27 ago, 2021 | Dicas, informacao, Mais lidas | 2 Comentários

Dietas, receitas milagrosas e suplementos. Muitos são os segredos para melhorar a saúde e emagrecer. A verdade é que, com pequenas mudanças de hábitos alimentares dá para fortalecer a imunidade, aumentar a energia e se sentir muito melhor sem recorrer às receitas mirabolantes e extremas.

Confira as nossas sugestões, baseadas em pesquisas e opiniões de especialistas da área da saúde.

 

Pequenos hábitos realmente melhoram a saúde?

Temos o costume do imediatismo e esquecemos que a melhora da saúde requer hábitos a longo prazo. Uma semana de alimentação não trará benefícios se for seguida de outras com consumo de alimentos pouco nutritivos. 

A chave é sempre o equilíbrio e não a restrição. Priorize a alimentação saudável e abra exceções para aproveitar bons momentos a mesa com amigos e família. Não deixe de lado os doces, aquela pizza incrível ou uma ida ao seu restaurante italiano favorito, apenas saiba dosar a frequência. 

 

Usar mais temperos e menos sal

Hábitos alimentares - Usar mais temperos e menos sal

O sal realça o sabor dos alimentos, mas o exagero pode trazer malefícios para a saúde. Pressão alta e retenção de líquidos são alguns deles. No entanto, algumas pessoas se acostumam tanto com a presença do sal na comida que nem notam o excesso.

O segredo é abusar do uso de diferentes temperos para enriquecer os sabores. Ervas frescas e temperos desidratados são perfeitos para equilibrar o uso do sal no dia a dia. A dica é ir fazendo a troca gradualmente.

No mercado, além das ervas vendidas separadamente, há a opção de misturas que combinam entre si. Salsinha, cebolinhas, manjericão, orégano e tomilho são algumas sugestões, mas as possibilidades são infinitas. 

Você pode conferir alguns usos no nosso conteúdo sobre temperos naturais.

 

Optar por frutas como sobremesa

Hábitos alimentares - Optar por frutas como sobremesa

Quem disse que frutas não são sobremesas? São sim e ajudarão a consumir mais vitaminas e minerais durante o dia. Opte, sempre que possível, por aquelas da estação, que entregam mais doçura natural. Isso facilitará na adaptação de sobremesas mais adocicadas.

Se preferir, faça uma pequena salada de frutas com 3 opções de preferência. Adicione um pouco de canela, chia ou aveia para aumentar o valor nutricional. 

 

Fazer sucos com legumes

Hábitos alimentares - Fazer sucos com legumes

Outro hábito alimentar importante é o consumo de legumes. No entanto, sabemos que não é fácil para todos. Alguns não gostam pelo sabor, outros pela textura, mas dá para resolver esse problema.

Quando for fazer vitamina, lembre-se de colocar um legume junto, assim você se beneficiará dos nutrientes sem sentir o gosto que não agrada tanto. Misture sempre fruta com sabor mais acentuado, deixando o paladar mais agradável. Banana, manga, maracujá e laranjas fazem bem esse papel. Essas são algumas combinações para você experimentar:

  • Banana e couve manteiga;
  • Uva e beterraba;
  • Laranja e cenoura;
  • Abacaxi, maçã e espinafre.

 

Tomar água saborizada

Hábitos alimentares - Tomar água saborizada

Especialistas recomendam a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, mas algumas pessoas enjoam dessa quantidade. O que pode ajudar a variar o sabor são rodelas de frutas, para saborizar a bebida sem acrescentar açúcar ou calorias.

Rodelas de limão e laranja deixam a água mais fresca e energética, mas você pode brincar com morango, kiwi, abacaxi, pepino, hortelã e tantos outros ingredientes. Deixamos aqui também algumas sugestões:

  • Melancia com hortelã;
  • Kiwi e morango;
  • Pera com canela;
  • Limão e pepino.

 

Ajustar as porções das refeições

Hábitos alimentares - Ajustar as porções das refeições

Tenha em mente que, ao ajustar as porções das refeições, você consumirá mais alimentos saudáveis. Nutricionistas indicam dividir o prato em 4, deixando duas partes para a salada, uma para um carboidrato integral e a última para a proteína de preferência. 

De novo, é um hábito que precisa ser construído. Vá aos poucos, sempre colocando um tanto a mais de salada no prato. No começo você terá que se policiar para não esquecer, mas se tornará algo tão automático que você nem perceberá que readequou as proporções.

 

Gostou das dicas de saber de alguns hábitos culinários para melhorar a saúde? Se sim, acesse nossos outros conteúdos no Blog da Ceraflame.

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Legumes tostados no forno

Saudável de forma fácil! Se você tem preguiça de fazer legumes e variar a alimentação, essa receita de legumes no forno é para você. Leva menos de 1 hora e o preparo é bem prático. Você pode fazer uma boa quantidade a armazenar na geladeira. Veja o que é preciso:...

Farofa de linguiça apimentada

O acompanhamento perfeito para uma feijoada caprichada ou em um churrasco com os amigos e a família, essa receita de farofa de linguiça apimentada é fácil de fazer, rápida e rende bem para eventos maiores. Anote os ingredientes e faça já em casa. Ingredientes  1...

Waffle Belga

Um waffle belga quentinho pela manhã é a opção perfeita para começar o dia. Seja com frutas, mel ou sementes, essa receita é fácil, rápida e todo mundo vai amar cada mordida. Anote os ingredientes e faça em casa. Ingredientes  3 ovos 4 colheres de sopa de manteiga...

Torta Folhada de Frutas Vermelhas

Um doce para esquentar o coração nesse inverno! Essa é a definição da nossa receita deliciosa de torta folhada de frutas vermelhas. Além de linda, cada mordida é uma mistura de texturas e sabores. O legal é o preparo leva penas 40 minutos e rende 6 porções. Anote já...

Linguiça na Brasa com tomatinhos

Aprons a fazer uma linguiça na brasa super suculenta e ainda acompanhada de tomatinhos assados. Você verá que o modo de preparo é rápido, fácil e agrada aos mais diferentes paladares. Preparado(a) para fazer essa delicia agora em junho? Anote já os ingredientes....

Canjiquinha com linguiça calabresa

Continuamos com as comidas de festa junina para deixar o cardápio desse mês ainda mais delicioso. No entanto, dessa vez, escolhemos uma receita tradicional, mas demos o nosso toque especial, criando uma Canjiquinha com linguiça calabresa incrível. Você precisa tentar...

Brigadeiro de Paçoca

Cremoso, pedaçudo e que combina perfeitamente com as festividades juninas! Venha aprender com a gente a receita fácil e rápida de um super brigadeiro de paçoca. Não leva mais do que 10 minutos para ficar pronto e pode, dependendo do ponto, ser servido em Mini Cocottes...

Quentão de vinho

Festa junina sem quentão de vinho não está completa! Por isso, nesse especial de junho e julho, não poderia faltar essa bebida tão gostosa e aconchegante. Você levará apenas 10 minutos para preparar. Anote os ingreditenes. Quentão de vinho Ingredientes  1 L de vinho...

Metaverso x gastronomia: como funcionarão os restaurantes virtuais?

A palavra metaverso está em alta e ela vem atraindo o interesse de todos os setores. O termo diz respeito á um mundo virtual, semelhante ao que vivemos hoje, com construções, lojas e entretenimento. E traz também restaurantes virtuais para a realidade.  No entanto,...

Canjica doce com paçoca

Estamos próximos de mais um mês de junho e na expectativa das festas desse mês (e das comidinhas que amamos). Mas se você for fazer uma festa Junina em casa ou com os amigos, que tal preparar algo? Nossa primeira sugestão é a canjica doce com paçoca. Assim, esse doce...

2 Comentários

  1. Marilis Ines Kirschbauer da Silva

    Todos os produtos da Ceraflame são de boa qualidade. Recomendo.

    Responder
    • Ceraflame

      Olá, Marilis. Ficamos felizes em saber disso e continue acompanhando o nosso blog.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *