Cardápio de férias: 7 dicas para a alimentação da criançada em casa

21 jan, 2022 | Dicas | 0 Comentários

Como montar um cardápio de férias para a criançada, deixando tudo mais gostoso para os pequenos e prático para os pais? Nesse período, as brincadeiras são fora e dentro de casa, por isso, organizar a alimentação da família toda é fundamental para manter a energia lá em cima.

Pensando nisso, elaboramos um cardápio de férias versátil e, ao mesmo tempo, simples, para os mais variados paladares da criançada. Confira.

 

1 – Café da manhã

Introduza na alimentação das crianças pães e cereais integrais, como a aveia. Eles contêm fibra e ajudam na saúde intestinal. Que tal aproveitar e testar leite vegetal em vez do leite de animal? Dessa forma, o dia começa com mais leveza. 

Ovos mexidos também são uma boa pedida. Para beber, o suco natural é melhor substituto ao leite ou aos sucos de caixinha. Os de laranja e acerola, por exemplo, são perfeitos para o verão. 

Se quiser incrementar, introduza frutas na rotina alimentar dos pequenos já nessa hora do dia.

 

2 – Lanche da manhã

Se a família acorda cedinho, ainda pela manhã baterá aquela fominha em todos. Mas, como ainda está cedo para almoçar, vale inventar uns lanches rápidos ou bebidas bem geladinha para dar uma enganada no estômago.

Aposte nas frutas, água de coco e em sucos naturais. Elementos que sobram do café da manhã e servem perfeitamente como um lanche (frutas picadas, alguma bolacha ou biscoito integral). Se a fome for muita, iogurte é uma boa pedida.

3 – Almoço

Que tal tornar o prato da criançada divertido e colorido? Dessa forma, eles ampliam o repertório alimentar com um cardápio de férias que só fará bem à saúde.

A equação para os pequenos é simples: grãos, como feijão ou lentilha; cereais, como o arroz; além de proteínas e legumes. Nesse último, aposte nos coloridos e chamativos como beterraba, cenoura e tomate. 

Quanto à proteína, quanto mais leve for, melhor será a digestão dos pequenos. Por isso, opte por carnes magras como frango e filé de peixes sem espinha.

4 – Lanche da tarde

Na linguagem da criançada, “lanche” é sinônimo de “fominha”. Assim como no lanche da manhã, essa refeição também é uma ponte entre as refeições principais. Só que, dessa vez, entre o almoço e o jantar.

Por ser um intervalo maior, vale a pena investir em opções mais nutritivas como sanduíches de atum ou de queijos e demais proteínas magras. Mingau com frutas e mel também é delicioso.

Ah, e vale fazer alguma guloseima diferente de vez em quando, para variar. Pão de queijo, um bolo de chocolate ou mesmo um bom achocolatado bem gelado estão liberados com moderação.

5 – Jantar

Nada de jantar super elaborado. O momento é de férias, não é mesmo? Por isso, invista em massas integrais para fazer aquele macarrão prático com muito molho de tomate. 

Massas em geral são pratos que não pedem acompanhamentos e tem alto poder de saciedade. Dessa forma, seja à caprese, com tomate e queijo, ou à bolonhesa, os pequenos estarão plenamente alimentados até que um novo dia comece. 

Tá muito quente? Aposte em uma salada de macarrão ou em um belo salpicão com peito de frango defumado. 


6 – Use a criatividade no cardápio de férias

Essas foram algumas dicas curingas para as férias. O importante é usar a criatividade para promover uma alimentação leve, saborosa e saudável à criançada durante o período de férias.

Em linhas gerais, sempre que possível escolha produtos frescos e minimamente industrializados. Invista também em frutas, sucos naturais, carnes magras e opções integrais. 

E o mais importante: peça orientação de um profissional de nutrição para montar um cardápio de férias personalizado para seu filho(a), em que haja um controle seguro de guloseimas e seleção de opções que atendam a necessidades específicas. 


7 – Hora de brincar!

A alimentação saudável também pode ser divertida. Faça da cozinha um laboratório seguro para criançada, tornando-a um espaço de experimentação. Essa é uma maneira eficiente de evitar futuras restrições.

Ficou animado(a)? Então, já que estamos falando de cardápio de férias de verão, confira nossas dicas neste post para você se alimentar bem na estação mais quente do ano. 

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Pão de calabresa e cebolas

Que tal inovar na hora de receber visitas em casa e fazer o salgado caseiro, que todos vão amar? Nossa sugestão é um pão de calabresa e cebolas, crocante por fora e macio por dentro, cheio de sabor. Quer aprender a receita? Vamos aos ingredientes e o modo de preparo....

Bolo de Limão com Fondant

Cheiro de bolo no ar! A receita de hoje é um Bolo de Limão com Fondant, que mistura o saber levemente ácido com um doce incrível e cremoso. Aprenda essa delícia que é rápida e muito gostosa. Ingredientes Bolo ⦁ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo ⦁ 200 g de manteiga...

Gnocchi de batata ao pesto de manjericão

Mama mia! Venha aprender de vez a receita d Gnocchi de batata com um delicioso pesto de manjericão fresquinho. Apesar de um pouco demorada, vale cada garfada. Ingredientes Gnocchi ⦁ 1 kg de batatas asterix descascadas, cozidas e amassadas ⦁ 2 gemas de ovo ⦁ 1 xícara...

Alimentação sustentável: como evitar o desperdício

A alimentação sustentável é mais que um estilo de vida. É, de fato, um compromisso social. Um dos principais desafios estabelecidos pela ONU foi acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos. No...

Tortinhas de Bacalhau

Entrando em clima de Páscoa e sexta-feira Santa, trazemos uma opção diferente para variar nos clássicos sem carne vermelha. Nesse caso, essas deliciosas Tortinhas de Bacalhau são em porções menores, não levam muito tempo de preparo e podem ser servidas como entrada ou...

Receitas de Páscoa: 4 opções diferentes para fazer em casa

A Páscoa é a data perfeita para unir a família à mesa e compartilhar delícias. Cada família tem, pelo menos, um prato clássico para esse dia. Mas que tal apostar em algumas receitas de Páscoa que separamos para deixar a sua ceia ainda mais especial? Confira opções de...

Frango ao leite de coco

Com inspiração oriental, o frango ao leite de coco é sucesso para os amantes de pratos cremosos. Além da facilidade do preparo, os ingredientes são fáceis de achar e muito saudáveis. Vai ficar com água na boca? Anote já os ingredientes. Ingredientes ⦁ 1 kg de peito de...

Comidas para maratona de séries: lanchinhos gostosos e práticos

Que tal aproveitar o fim de semana para se jogar nos conteúdos das plataformas de streaming? Para isso, nada melhor do que programar uma gama de opções de comidas para maratona de séries.  Aqui no blog já fizemos uma seleção para quem curte acompanhar gastronomia até...

Chilli de carne

A culinária mexicana é muito rica e usa de ingredientes semelhantes ao gosto brasileiro, como feijão, carne e muito molho de tomate. Aliás, é justamente essa combinação que resulta no delicioso chilli de carne, que na nossa versão, é um pouco menos apimentada. Vale...

Boeuf Bourguignon

Um clássico a culinária francesa, Bife bourguignon é carne bovina guisada em vinho tinto e cogumelos. Essa combinação resulta em uma carne suculenta. Como acompanhamento, legumes, que casam perfeitamente com essa brincadeira de sabores. Ficou com água na boca? Pegue...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *