Alimentação no verão: 5 dicas para os dias mais quentes

29 nov, 2021 | Dicas | 0 Comentários

A estação mais quente do ano acende o alerta sobre o consumo de líquidos para deixar o corpo mais hidratado com as altas temperaturas, mas e o cardápio, como fica? Para que a sua alimentação no verão não fique em segundo plano, preparamos algumas dicas para a estação.

Ah! E não pense que iremos comentar apenas sobre saladas. Afinal, é possível aproveitar o verão e cuidar da saúde com um menu criativo, sem deixar de lado carnes, massas e outras receitas mais condimentadas sem causar peso ou calor.

 

Dica 1: Leveza no prato (e nas roupas)

A estação mais quente do ano pede uma alimentação leve para não deixar o corpo pesado. De acordo com a Fundação Sanepar, nos dias de muito calor, o organismo precisa aumentar a circulação de sangue por todo o corpo, para que haja a troca de calor entre a pele e o ambiente,  mantendo a temperatura corporal em níveis normais.

Após uma refeição pesada, boa parte do volume de sangue é direcionado para o aparelho digestivo e isso pode causar sensação de mal-estar, cansaço e sono. Pensa em como você se sente após comer uma feijoada e adicione uma temperatura ambiente de 38 ºC. 

Além desse desconforto, a produção de suor aumenta na estação. Por isso, buscar leveza na alimentação e nas roupas é a chave para aproveitar o verão com mais conforto. 

 

Dica 2: Hidrate-se!

No verão é importante pensar no aumento do consumo de bebidas refrescantes. Além da água, invista em sucos naturais e chás gelados. Eles ajudam a hidratar o corpo, que sofre com o aumento da produção de suor.

Ainda que o verão seja tão celebrado pelos brasileiros, vale ter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool é um diurético e acelera a desidratação no verão. Então, apesar de convidativo nos dias de calor, fique de olho nos sinais do seu corpo. 

 

Dica 3: Os cítricos são os melhores amigos do verão

Frutas, drinks, pratos e bebidas cítricas no geral são uma boa pedida para a estação. Por isso, se jogue nas frutas como tangerina, limão e laranja. Todas são ricas em vitamina C e antioxidantes, ajudando a manter a pele saudável.

Além de serem compostas em 80% por água, frutas cítricas também são ricas em magnésio, um nutriente perdido durante a transpiração.

 

Dica 4: Escolha sabiamente a proteína do menu

Entendendo a importância de uma alimentação leve para a circulação do sangue durante os dias mais quentes, escolher a proteína certa é fundamental para uma boa alimentação no verão. Já pensou em qual carne é a cara do verão?

A resposta, em geral, é peixe. E, sim, ele realmente é uma ótima opção. Mas que tal explorar outras possibilidades como frutos-do-mar (crustáceos) e moluscos, como polvo? 

Além de combinarem com a estação, eles possuem antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres. Frescos e saborosos, eles também são ricos em água, ajudando na hidratação no corpo e na sensação de saciedade. 

 

Dica 5: Salada nunca é demais

Não iríamos encerrar essa lista de dicas sem mencionar o clássico da culinária de verão: a salada! Mas que tal sair do alface e investir em rúcula, couve, espinafre, acelga e outras folhas para deixar esse prato atrativo?

Salada é a opção mais versátil para o verão e pode alimentar e nutrir o corpo com muita eficiência. Além disso, é um prato que melhora a digestão e ajuda o organismo a trabalhar melhor. 

Deixe a criatividade falar mais alto e adicione legumes ricos em água como pepino, abobrinha e tomate. Grãos como lentilha ou ervilha também são bem-vindos. 

 

Dê boas-vindas ao verão!

Com essas 5 dicas a sua alimentação no verão fará bem ao corpo e a mente. E para deixar o menu da estação ainda mais atrativo, preparamos um cardápio semanal para facilitar o dia a dia na cozinha.

Com tudo mapeado para aproveitar ao máximo a estação, vale, por último, ter atenção ao armazenamento dos alimentos. Afinal, em ambientes quentes, bactérias se proliferam rapidamente por isso, a higiene e a refrigeração são fundamentais. Não se esqueça disso e aproveite! 

Conheça nosso catálogo |

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Receita de camarão na moranga: tradição e sabor em cada mordida

Receita de Camarão na Moranga: Tradição e Sabor em Cada Mordida Na Ceraflame, a tradição e a inovação se encontram para criar pratos que encantam todos os sentidos. No texto de hoje apresentamos a todos vocês, que assim como nós amam frutos do mar, uma receita...

Arroz e feijão: a mistura brasileira que amamos!

  O arroz e feijão são indiscutivelmente a dupla mais icônica da culinária brasileira e suas origens remontam a séculos de história e tradição. O arroz é cultivado há milênios em várias partes do mundo, com registros de seu cultivo desde a Antiguidade na Ásia,...

RECEITA: Risoto Primavera

Prepare uma refeição rápida e nutritiva com apenas uma panela! O risoto primavera é uma delícia e vai encantar a todos com o seu sabor!

Orgulhosamente produzido por nós para WALT DISNEY

  Nos anos 90, a nossa empresa encantou colecionadores e fãs da Walt Disney ao lançar uma linha especial de canecos inspirados nos adoráveis personagens do mundo mágico de Walt Disney. Esses canecos, verdadeiras relíquias para os aficionados por colecionáveis,...

RECEITA: Spaghetti de cenoura com ervilhas e tomatinho cereja

Bem-vindos ao universo de sabor e saúde da Ceraflame! Em nossa jornada culinária de hoje, estamos trazendo uma receita simplesmente irresistível: Spaghetti de cenoura com ervilhas e tomatinho cereja. Na Ceraflame, sabemos que momentos em família são preciosos, e é por...

Chimarrão: consumo saudável, cuia certa e benefícios para sua saúde!

Os Inúmeros Benefícios do Chimarrão para a Saúde: Descubra a Opção Saudável com Ceraflame No coração do sul do Brasil, o chimarrão é mais do que uma simples bebida; é um símbolo de convívio, tradição e, surpreendentemente, de saúde. Esta infusão de erva-mate,...

Tipos de sal: qual o mais indicado para consumo?

O sal é um dos condimentos mais antigos e amplamente utilizados pela humanidade, tendo uma história rica e fascinante que remonta a milhares de anos. Além de seu papel na culinária, o sal desempenhou um papel significativo na economia, religião e saúde ao longo dos...

A História da Manteiga: Origem, Curiosidades e Benefícios para a Saúde

A manteiga é um alimento rico em tradição e sabor, presente em diversas culturas ao redor do mundo ao longo da história. Com uma história fascinante que remonta a milhares de anos, a manteiga tem desempenhado um papel significativo na culinária e na saúde humana....

Receita de cuscuz paulista para fazer em casa

Você gosta de cuscuz? Hoje a Ceraflame vai te ensinar a fazer em casa uma deliciosa receita de cuscuz paulista. Para quem gosta de apostar em novidades na cozinha, a receita de cuscuz é uma ótima opção. Leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta e rende 5 porções...

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *