Alimentação no verão: 5 dicas para os dias mais quentes

29 nov, 2021 | Dicas | 0 Comentários

A estação mais quente do ano acende o alerta sobre o consumo de líquidos para deixar o corpo mais hidratado com as altas temperaturas, mas e o cardápio, como fica? Para que a sua alimentação no verão não fique em segundo plano, preparamos algumas dicas para a estação.

Ah! E não pense que iremos comentar apenas sobre saladas. Afinal, é possível aproveitar o verão e cuidar da saúde com um menu criativo, sem deixar de lado carnes, massas e outras receitas mais condimentadas sem causar peso ou calor.

 

Dica 1: Leveza no prato (e nas roupas)

A estação mais quente do ano pede uma alimentação leve para não deixar o corpo pesado. De acordo com a Fundação Sanepar, nos dias de muito calor, o organismo precisa aumentar a circulação de sangue por todo o corpo, para que haja a troca de calor entre a pele e o ambiente,  mantendo a temperatura corporal em níveis normais.

Após uma refeição pesada, boa parte do volume de sangue é direcionado para o aparelho digestivo e isso pode causar sensação de mal-estar, cansaço e sono. Pensa em como você se sente após comer uma feijoada e adicione uma temperatura ambiente de 38 ºC. 

Além desse desconforto, a produção de suor aumenta na estação. Por isso, buscar leveza na alimentação e nas roupas é a chave para aproveitar o verão com mais conforto. 

 

Dica 2: Hidrate-se!

No verão é importante pensar no aumento do consumo de bebidas refrescantes. Além da água, invista em sucos naturais e chás gelados. Eles ajudam a hidratar o corpo, que sofre com o aumento da produção de suor.

Ainda que o verão seja tão celebrado pelos brasileiros, vale ter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool é um diurético e acelera a desidratação no verão. Então, apesar de convidativo nos dias de calor, fique de olho nos sinais do seu corpo. 

 

Dica 3: Os cítricos são os melhores amigos do verão

Frutas, drinks, pratos e bebidas cítricas no geral são uma boa pedida para a estação. Por isso, se jogue nas frutas como tangerina, limão e laranja. Todas são ricas em vitamina C e antioxidantes, ajudando a manter a pele saudável.

Além de serem compostas em 80% por água, frutas cítricas também são ricas em magnésio, um nutriente perdido durante a transpiração.

 

Dica 4: Escolha sabiamente a proteína do menu

Entendendo a importância de uma alimentação leve para a circulação do sangue durante os dias mais quentes, escolher a proteína certa é fundamental para uma boa alimentação no verão. Já pensou em qual carne é a cara do verão?

A resposta, em geral, é peixe. E, sim, ele realmente é uma ótima opção. Mas que tal explorar outras possibilidades como frutos-do-mar (crustáceos) e moluscos, como polvo? 

Além de combinarem com a estação, eles possuem antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres. Frescos e saborosos, eles também são ricos em água, ajudando na hidratação no corpo e na sensação de saciedade. 

 

Dica 5: Salada nunca é demais

Não iríamos encerrar essa lista de dicas sem mencionar o clássico da culinária de verão: a salada! Mas que tal sair do alface e investir em rúcula, couve, espinafre, acelga e outras folhas para deixar esse prato atrativo?

Salada é a opção mais versátil para o verão e pode alimentar e nutrir o corpo com muita eficiência. Além disso, é um prato que melhora a digestão e ajuda o organismo a trabalhar melhor. 

Deixe a criatividade falar mais alto e adicione legumes ricos em água como pepino, abobrinha e tomate. Grãos como lentilha ou ervilha também são bem-vindos. 

 

Dê boas-vindas ao verão!

Com essas 5 dicas a sua alimentação no verão fará bem ao corpo e a mente. E para deixar o menu da estação ainda mais atrativo, preparamos um cardápio semanal para facilitar o dia a dia na cozinha.

Com tudo mapeado para aproveitar ao máximo a estação, vale, por último, ter atenção ao armazenamento dos alimentos. Afinal, em ambientes quentes, bactérias se proliferam rapidamente por isso, a higiene e a refrigeração são fundamentais. Não se esqueça disso e aproveite! 

Conheça nosso catálogo |

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

Inovação em Cerâmicas Refratárias na Home & Gift 2024: panelas “saudáveis” e livres de metais pesados são destaque em grande evento do setor de presentes e mesa posta

A Ceraflame (marca catarinense) tem um mix de produtos cerâmicos 100% atóxicos, que não contaminam os alimentos com metais pesados durante o seu preparo e garantem mais saúde aos consumidores A Ceraflame, marca catarinense com quase sete décadas de tradição no mercado...

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos!

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos! 1️⃣ Quinoa: Esse superalimento é uma excelente fonte de proteína completa, fibras e minerais, promovendo saciedade, saúde muscular e regulando o açúcar no sangue. 2️⃣ Kale (Couve): Rica em vitaminas A e K,...

A Revigorante Tradição dos Chás no Verão

O verão é a época do ano em que todos procuramos maneiras de nos refrescar e manter o corpo hidratado. Entre as diversas opções, os chás são uma escolha inteligente e saudável para enfrentar o calor escaldante e cuidar da nossa saúde. Nesta coluna, vamos explorar os...

Dezembro laranja: conscientização para lutar contra o câncer de pele

O mês de dezembro traz consigo um importante lembrete para todos nós: a campanha "Dezembro Laranja". Criada pelo calendário médico, essa campanha tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele, uma doença que impacta milhares de vidas todos os anos no...

Panetone na Panela: aprenda esta deliciosa receita de Natal

  Panetone de Panela Deliciosa receita de panetone para o Natal Ingredientes para o Panetone: Esponja: ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de açúcar1 pacote de fermento biológico em pó (10g) Massa: 250ml de leite em temperatura ambiente 2 ovos...

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, uma importante iniciativa que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta principalmente os homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os...

Ciambella de frutas vermelhas: receita deliciosa para o final de ano

  A "ciambella" é uma palavra italiana que se refere a um tipo de bolo ou rosca, muitas vezes em formato de anel. É um doce tradicional na culinária italiana, especialmente popular em algumas regiões da Itália. Embora haja várias variações da ciambella, a receita...

Quais são as vantagens de se utilizar Ceraflame?

A utilização das cerâmicas da marca catarinense Ceraflame tem várias vantagens com relação a outros materiais                      A matéria-prima utilizada nas peças da Ceraflame é totalmente atóxica, ou seja, não libera nenhum tipo de toxina ou metais pesados nos...

Panelas saudáveis: você sabia que toxinas liberadas em panelas oferecem riscos à saúde?

Vamos falar sobre panelas saudáveis? Muita gente nem imagina, mas o cuidado no preparo dos alimentos precisa ir muito além da escolha dos ingredientes “frescos”. A escolha da panela também é fundamental para a manutenção saúde dos consumidores. Leia o nosso post da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *