Alimentação sustentável: como evitar o desperdício

26 abr, 2022 | Dicas, Informação | 0 Comentários

A alimentação sustentável é mais que um estilo de vida. É, de fato, um compromisso social. Um dos principais desafios estabelecidos pela ONU foi acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos.

No entanto, só no contexto brasileiro, dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que no país, cada família joga 128 quilos de comida no lixo por ano. 

Esse desperdício levanta uma bandeira vermelha para a forma como a sociedade consome os alimentos e do quanto a meta da ONU é desafiadora. 

Mesmo assim, pequenas atitudes fazem toda a diferença. Ainda segundo a pesquisa da Embrapa, 94% das pessoas mencionaram que querem mudar seus hábitos. Então que tal começar essa mudança agora?

Selecionamos algumas dicas rápidas que mostram que uma alimentação sustentável pode ser muito mais fácil do que parece. Confira.

 

Evite estocar alimentos

O brasileiro voltou a ter esse hábito com a pandemia. Com as restrições sociais, lockdown e redução dos horários dos mercados, os consumidores passaram a estocar os alimentos com frequência.

No entanto, é importante evitar quantidades desnecessárias de alimentos, pois há o risco deles não serem consumidos até os respectivos prazos de validade, o que leva ao desperdício.

 

Controle a despensa e a geladeira

Uma forma inteligente e prática de fazer o controle dos alimentos é organizá-los na despensa e na geladeira conforme o prazo de validade. 

Dessa forma, você se condiciona a cozinhar os alimentos que podem vencer primeiro, evitando o desperdício e tornando a sua cozinha mais sustentável.

 

Na alimentação sustentável, aparência não importa

Quantas vezes você deixou de consumir uma fruta ou legume pela aparência dele? 

Para saber se o alimento está estragado ou próprio para o consumo, é importante observar algumas características, como:

Cor total;
Cheiro;
Consistência;

Se o alimento não estiver estragado, basta você cortar as partes que apresentam danos, higienizá-lo e pronto! Você poderá consumi-lo normalmente. Assim evita-se que um alimento bom para consumir vá para o lixo.

 

Use folhas, talos e cascas para uma alimentação sustentável

Transformar alimentos que poderiam ser descartados em uma nova refeição é uma das principais formas de evitar o desperdício. Confira algumas ideias:

  • As cascas de maracujá, tangerina e laranja costumam ser utilizadas para fazer geleia. Já as cascas de banana são usadas para doces mais consistentes como cremes e bolos.
  • As folhas de cenoura e de beterraba podem ser consumidas cruas em saladas.
  • Já as folhas de brócolis, couve-flor, batata-doce e abóbora podem incrementar caldos, sopas, cozidos ou serem refogadas.
  • Talos em geral podem virar um delicioso pesto. Ao serem processados, incrementando massas, carnes e diferentes pratos.

 

Planeje suas refeições para evitar desperdícios

Como você viu até aqui, a organização é um dos pilares para uma alimentação sustentável. Para que essa iniciativa vire rotina e se torne um hábito, é fundamental planejar as refeições.

E a melhor forma de fazer isso é montar uma lista de compras e depois observar o que realmente está faltando na despensa e na geladeira, além de criar um cardápio semanal para ir bem direcionado(a) ao mercado.

Aqui no blog já demos algumas dicas de como montar um cardápio perfeito para a sua rotina. Confira. 

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Pão de calabresa e cebolas

Que tal inovar na hora de receber visitas em casa e fazer o salgado caseiro, que todos vão amar? Nossa sugestão é um pão de calabresa e cebolas, crocante por fora e macio por dentro, cheio de sabor. Quer aprender a receita? Vamos aos ingredientes e o modo de preparo....

Bolo de Limão com Fondant

Cheiro de bolo no ar! A receita de hoje é um Bolo de Limão com Fondant, que mistura o saber levemente ácido com um doce incrível e cremoso. Aprenda essa delícia que é rápida e muito gostosa. Ingredientes Bolo ⦁ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo ⦁ 200 g de manteiga...

Gnocchi de batata ao pesto de manjericão

Mama mia! Venha aprender de vez a receita d Gnocchi de batata com um delicioso pesto de manjericão fresquinho. Apesar de um pouco demorada, vale cada garfada. Ingredientes Gnocchi ⦁ 1 kg de batatas asterix descascadas, cozidas e amassadas ⦁ 2 gemas de ovo ⦁ 1 xícara...

Alimentação sustentável: como evitar o desperdício

A alimentação sustentável é mais que um estilo de vida. É, de fato, um compromisso social. Um dos principais desafios estabelecidos pela ONU foi acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos. No...

Tortinhas de Bacalhau

Entrando em clima de Páscoa e sexta-feira Santa, trazemos uma opção diferente para variar nos clássicos sem carne vermelha. Nesse caso, essas deliciosas Tortinhas de Bacalhau são em porções menores, não levam muito tempo de preparo e podem ser servidas como entrada ou...

Receitas de Páscoa: 4 opções diferentes para fazer em casa

A Páscoa é a data perfeita para unir a família à mesa e compartilhar delícias. Cada família tem, pelo menos, um prato clássico para esse dia. Mas que tal apostar em algumas receitas de Páscoa que separamos para deixar a sua ceia ainda mais especial? Confira opções de...

Frango ao leite de coco

Com inspiração oriental, o frango ao leite de coco é sucesso para os amantes de pratos cremosos. Além da facilidade do preparo, os ingredientes são fáceis de achar e muito saudáveis. Vai ficar com água na boca? Anote já os ingredientes. Ingredientes ⦁ 1 kg de peito de...

Comidas para maratona de séries: lanchinhos gostosos e práticos

Que tal aproveitar o fim de semana para se jogar nos conteúdos das plataformas de streaming? Para isso, nada melhor do que programar uma gama de opções de comidas para maratona de séries.  Aqui no blog já fizemos uma seleção para quem curte acompanhar gastronomia até...

Chilli de carne

A culinária mexicana é muito rica e usa de ingredientes semelhantes ao gosto brasileiro, como feijão, carne e muito molho de tomate. Aliás, é justamente essa combinação que resulta no delicioso chilli de carne, que na nossa versão, é um pouco menos apimentada. Vale...

Boeuf Bourguignon

Um clássico a culinária francesa, Bife bourguignon é carne bovina guisada em vinho tinto e cogumelos. Essa combinação resulta em uma carne suculenta. Como acompanhamento, legumes, que casam perfeitamente com essa brincadeira de sabores. Ficou com água na boca? Pegue...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *