Alimentação no verão: 5 dicas para os dias mais quentes

29 nov, 2021 | Dicas | 0 Comentários

A estação mais quente do ano acende o alerta sobre o consumo de líquidos para deixar o corpo mais hidratado com as altas temperaturas, mas e o cardápio, como fica? Para que a sua alimentação no verão não fique em segundo plano, preparamos algumas dicas para a estação.

Ah! E não pense que iremos comentar apenas sobre saladas. Afinal, é possível aproveitar o verão e cuidar da saúde com um menu criativo, sem deixar de lado carnes, massas e outras receitas mais condimentadas sem causar peso ou calor.

 

Dica 1: Leveza no prato (e nas roupas)

A estação mais quente do ano pede uma alimentação leve para não deixar o corpo pesado. De acordo com a Fundação Sanepar, nos dias de muito calor, o organismo precisa aumentar a circulação de sangue por todo o corpo, para que haja a troca de calor entre a pele e o ambiente,  mantendo a temperatura corporal em níveis normais.

Após uma refeição pesada, boa parte do volume de sangue é direcionado para o aparelho digestivo e isso pode causar sensação de mal-estar, cansaço e sono. Pensa em como você se sente após comer uma feijoada e adicione uma temperatura ambiente de 38 ºC. 

Além desse desconforto, a produção de suor aumenta na estação. Por isso, buscar leveza na alimentação e nas roupas é a chave para aproveitar o verão com mais conforto. 

 

Dica 2: Hidrate-se!

No verão é importante pensar no aumento do consumo de bebidas refrescantes. Além da água, invista em sucos naturais e chás gelados. Eles ajudam a hidratar o corpo, que sofre com o aumento da produção de suor.

Ainda que o verão seja tão celebrado pelos brasileiros, vale ter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool é um diurético e acelera a desidratação no verão. Então, apesar de convidativo nos dias de calor, fique de olho nos sinais do seu corpo. 

 

Dica 3: Os cítricos são os melhores amigos do verão

Frutas, drinks, pratos e bebidas cítricas no geral são uma boa pedida para a estação. Por isso, se jogue nas frutas como tangerina, limão e laranja. Todas são ricas em vitamina C e antioxidantes, ajudando a manter a pele saudável.

Além de serem compostas em 80% por água, frutas cítricas também são ricas em magnésio, um nutriente perdido durante a transpiração.

 

Dica 4: Escolha sabiamente a proteína do menu

Entendendo a importância de uma alimentação leve para a circulação do sangue durante os dias mais quentes, escolher a proteína certa é fundamental para uma boa alimentação no verão. Já pensou em qual carne é a cara do verão?

A resposta, em geral, é peixe. E, sim, ele realmente é uma ótima opção. Mas que tal explorar outras possibilidades como frutos-do-mar (crustáceos) e moluscos, como polvo? 

Além de combinarem com a estação, eles possuem antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres. Frescos e saborosos, eles também são ricos em água, ajudando na hidratação no corpo e na sensação de saciedade. 

 

Dica 5: Salada nunca é demais

Não iríamos encerrar essa lista de dicas sem mencionar o clássico da culinária de verão: a salada! Mas que tal sair do alface e investir em rúcula, couve, espinafre, acelga e outras folhas para deixar esse prato atrativo?

Salada é a opção mais versátil para o verão e pode alimentar e nutrir o corpo com muita eficiência. Além disso, é um prato que melhora a digestão e ajuda o organismo a trabalhar melhor. 

Deixe a criatividade falar mais alto e adicione legumes ricos em água como pepino, abobrinha e tomate. Grãos como lentilha ou ervilha também são bem-vindos. 

 

Dê boas-vindas ao verão!

Com essas 5 dicas a sua alimentação no verão fará bem ao corpo e a mente. E para deixar o menu da estação ainda mais atrativo, preparamos um cardápio semanal para facilitar o dia a dia na cozinha.

Com tudo mapeado para aproveitar ao máximo a estação, vale, por último, ter atenção ao armazenamento dos alimentos. Afinal, em ambientes quentes, bactérias se proliferam rapidamente por isso, a higiene e a refrigeração são fundamentais. Não se esqueça disso e aproveite! 

Conheça nosso catálogo |

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Legumes tostados no forno

Saudável de forma fácil! Se você tem preguiça de fazer legumes e variar a alimentação, essa receita de legumes no forno é para você. Leva menos de 1 hora e o preparo é bem prático. Você pode fazer uma boa quantidade a armazenar na geladeira. Veja o que é preciso:...

Farofa de linguiça apimentada

O acompanhamento perfeito para uma feijoada caprichada ou em um churrasco com os amigos e a família, essa receita de farofa de linguiça apimentada é fácil de fazer, rápida e rende bem para eventos maiores. Anote os ingredientes e faça já em casa. Ingredientes  1...

Waffle Belga

Um waffle belga quentinho pela manhã é a opção perfeita para começar o dia. Seja com frutas, mel ou sementes, essa receita é fácil, rápida e todo mundo vai amar cada mordida. Anote os ingredientes e faça em casa. Ingredientes  3 ovos 4 colheres de sopa de manteiga...

Torta Folhada de Frutas Vermelhas

Um doce para esquentar o coração nesse inverno! Essa é a definição da nossa receita deliciosa de torta folhada de frutas vermelhas. Além de linda, cada mordida é uma mistura de texturas e sabores. O legal é o preparo leva penas 40 minutos e rende 6 porções. Anote já...

Linguiça na Brasa com tomatinhos

Aprons a fazer uma linguiça na brasa super suculenta e ainda acompanhada de tomatinhos assados. Você verá que o modo de preparo é rápido, fácil e agrada aos mais diferentes paladares. Preparado(a) para fazer essa delicia agora em junho? Anote já os ingredientes....

Canjiquinha com linguiça calabresa

Continuamos com as comidas de festa junina para deixar o cardápio desse mês ainda mais delicioso. No entanto, dessa vez, escolhemos uma receita tradicional, mas demos o nosso toque especial, criando uma Canjiquinha com linguiça calabresa incrível. Você precisa tentar...

Brigadeiro de Paçoca

Cremoso, pedaçudo e que combina perfeitamente com as festividades juninas! Venha aprender com a gente a receita fácil e rápida de um super brigadeiro de paçoca. Não leva mais do que 10 minutos para ficar pronto e pode, dependendo do ponto, ser servido em Mini Cocottes...

Quentão de vinho

Festa junina sem quentão de vinho não está completa! Por isso, nesse especial de junho e julho, não poderia faltar essa bebida tão gostosa e aconchegante. Você levará apenas 10 minutos para preparar. Anote os ingreditenes. Quentão de vinho Ingredientes  1 L de vinho...

Metaverso x gastronomia: como funcionarão os restaurantes virtuais?

A palavra metaverso está em alta e ela vem atraindo o interesse de todos os setores. O termo diz respeito á um mundo virtual, semelhante ao que vivemos hoje, com construções, lojas e entretenimento. E traz também restaurantes virtuais para a realidade.  No entanto,...

Canjica doce com paçoca

Estamos próximos de mais um mês de junho e na expectativa das festas desse mês (e das comidinhas que amamos). Mas se você for fazer uma festa Junina em casa ou com os amigos, que tal preparar algo? Nossa primeira sugestão é a canjica doce com paçoca. Assim, esse doce...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *