A estação mais quente do ano acende o alerta sobre o consumo de líquidos para deixar o corpo mais hidratado com as altas temperaturas, mas e o cardápio, como fica? Para que a sua alimentação no verão não fique em segundo plano, preparamos algumas dicas para a estação.
Ah! E não pense que iremos comentar apenas sobre saladas. Afinal, é possível aproveitar o verão e cuidar da saúde com um menu criativo, sem deixar de lado carnes, massas e outras receitas mais condimentadas sem causar peso ou calor.
Dica 1: Leveza no prato (e nas roupas)
A estação mais quente do ano pede uma alimentação leve para não deixar o corpo pesado. De acordo com a Fundação Sanepar, nos dias de muito calor, o organismo precisa aumentar a circulação de sangue por todo o corpo, para que haja a troca de calor entre a pele e o ambiente, mantendo a temperatura corporal em níveis normais.
Após uma refeição pesada, boa parte do volume de sangue é direcionado para o aparelho digestivo e isso pode causar sensação de mal-estar, cansaço e sono. Pensa em como você se sente após comer uma feijoada e adicione uma temperatura ambiente de 38 ºC.
Além desse desconforto, a produção de suor aumenta na estação. Por isso, buscar leveza na alimentação e nas roupas é a chave para aproveitar o verão com mais conforto.
Dica 2: Hidrate-se!
No verão é importante pensar no aumento do consumo de bebidas refrescantes. Além da água, invista em sucos naturais e chás gelados. Eles ajudam a hidratar o corpo, que sofre com o aumento da produção de suor.
Ainda que o verão seja tão celebrado pelos brasileiros, vale ter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas, pois o álcool é um diurético e acelera a desidratação no verão. Então, apesar de convidativo nos dias de calor, fique de olho nos sinais do seu corpo.
Dica 3: Os cítricos são os melhores amigos do verão
Frutas, drinks, pratos e bebidas cítricas no geral são uma boa pedida para a estação. Por isso, se jogue nas frutas como tangerina, limão e laranja. Todas são ricas em vitamina C e antioxidantes, ajudando a manter a pele saudável.
Além de serem compostas em 80% por água, frutas cítricas também são ricas em magnésio, um nutriente perdido durante a transpiração.
Entendendo a importância de uma alimentação leve para a circulação do sangue durante os dias mais quentes, escolher a proteína certa é fundamental para uma boa alimentação no verão. Já pensou em qual carne é a cara do verão?
A resposta, em geral, é peixe. E, sim, ele realmente é uma ótima opção. Mas que tal explorar outras possibilidades como frutos-do-mar (crustáceos) e moluscos, como polvo?
Além de combinarem com a estação, eles possuem antioxidantes e auxiliam no combate aos radicais livres. Frescos e saborosos, eles também são ricos em água, ajudando na hidratação no corpo e na sensação de saciedade.
Dica 5: Salada nunca é demais
Não iríamos encerrar essa lista de dicas sem mencionar o clássico da culinária de verão: a salada! Mas que tal sair do alface e investir em rúcula, couve, espinafre, acelga e outras folhas para deixar esse prato atrativo?
Salada é a opção mais versátil para o verão e pode alimentar e nutrir o corpo com muita eficiência. Além disso, é um prato que melhora a digestão e ajuda o organismo a trabalhar melhor.
Deixe a criatividade falar mais alto e adicione legumes ricos em água como pepino, abobrinha e tomate. Grãos como lentilha ou ervilha também são bem-vindos.
Dê boas-vindas ao verão!
Com essas 5 dicas a sua alimentação no verão fará bem ao corpo e a mente. E para deixar o menu da estação ainda mais atrativo, preparamos um cardápio semanal para facilitar o dia a dia na cozinha.
Com tudo mapeado para aproveitar ao máximo a estação, vale, por último, ter atenção ao armazenamento dos alimentos. Afinal, em ambientes quentes, bactérias se proliferam rapidamente por isso, a higiene e a refrigeração são fundamentais. Não se esqueça disso e aproveite!
0 comentários