Alimentação sustentável: como evitar o desperdício

26 abr, 2022 | Dicas, Informação | 0 Comentários

A alimentação sustentável é mais que um estilo de vida. É, de fato, um compromisso social. Um dos principais desafios estabelecidos pela ONU foi acabar com a fome até 2030. Para isso, a organização tem como meta reduzir pela metade o desperdício de alimentos.

No entanto, só no contexto brasileiro, dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que no país, cada família joga 128 quilos de comida no lixo por ano. 

Esse desperdício levanta uma bandeira vermelha para a forma como a sociedade consome os alimentos e do quanto a meta da ONU é desafiadora. 

Mesmo assim, pequenas atitudes fazem toda a diferença. Ainda segundo a pesquisa da Embrapa, 94% das pessoas mencionaram que querem mudar seus hábitos. Então que tal começar essa mudança agora?

Selecionamos algumas dicas rápidas que mostram que uma alimentação sustentável pode ser muito mais fácil do que parece. Confira.

 

Evite estocar alimentos

O brasileiro voltou a ter esse hábito com a pandemia. Com as restrições sociais, lockdown e redução dos horários dos mercados, os consumidores passaram a estocar os alimentos com frequência.

No entanto, é importante evitar quantidades desnecessárias de alimentos, pois há o risco deles não serem consumidos até os respectivos prazos de validade, o que leva ao desperdício.

 

Controle a despensa e a geladeira

Uma forma inteligente e prática de fazer o controle dos alimentos é organizá-los na despensa e na geladeira conforme o prazo de validade. 

Dessa forma, você se condiciona a cozinhar os alimentos que podem vencer primeiro, evitando o desperdício e tornando a sua cozinha mais sustentável.

 

Na alimentação sustentável, aparência não importa

Quantas vezes você deixou de consumir uma fruta ou legume pela aparência dele? 

Para saber se o alimento está estragado ou próprio para o consumo, é importante observar algumas características, como:

Cor total;
Cheiro;
Consistência;

Se o alimento não estiver estragado, basta você cortar as partes que apresentam danos, higienizá-lo e pronto! Você poderá consumi-lo normalmente. Assim evita-se que um alimento bom para consumir vá para o lixo.

 

Use folhas, talos e cascas para uma alimentação sustentável

Transformar alimentos que poderiam ser descartados em uma nova refeição é uma das principais formas de evitar o desperdício. Confira algumas ideias:

  • As cascas de maracujá, tangerina e laranja costumam ser utilizadas para fazer geleia. Já as cascas de banana são usadas para doces mais consistentes como cremes e bolos.
  • As folhas de cenoura e de beterraba podem ser consumidas cruas em saladas.
  • Já as folhas de brócolis, couve-flor, batata-doce e abóbora podem incrementar caldos, sopas, cozidos ou serem refogadas.
  • Talos em geral podem virar um delicioso pesto. Ao serem processados, incrementando massas, carnes e diferentes pratos.

 

Planeje suas refeições para evitar desperdícios

Como você viu até aqui, a organização é um dos pilares para uma alimentação sustentável. Para que essa iniciativa vire rotina e se torne um hábito, é fundamental planejar as refeições.

E a melhor forma de fazer isso é montar uma lista de compras e depois observar o que realmente está faltando na despensa e na geladeira, além de criar um cardápio semanal para ir bem direcionado(a) ao mercado.

Aqui no blog já demos algumas dicas de como montar um cardápio perfeito para a sua rotina. Confira. 

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Receita de camarão na moranga: tradição e sabor em cada mordida

Receita de Camarão na Moranga: Tradição e Sabor em Cada Mordida Na Ceraflame, a tradição e a inovação se encontram para criar pratos que encantam todos os sentidos. No texto de hoje apresentamos a todos vocês, que assim como nós amam frutos do mar, uma receita...

Arroz e feijão: a mistura brasileira que amamos!

  O arroz e feijão são indiscutivelmente a dupla mais icônica da culinária brasileira e suas origens remontam a séculos de história e tradição. O arroz é cultivado há milênios em várias partes do mundo, com registros de seu cultivo desde a Antiguidade na Ásia,...

RECEITA: Risoto Primavera

Prepare uma refeição rápida e nutritiva com apenas uma panela! O risoto primavera é uma delícia e vai encantar a todos com o seu sabor!

Orgulhosamente produzido por nós para WALT DISNEY

  Nos anos 90, a nossa empresa encantou colecionadores e fãs da Walt Disney ao lançar uma linha especial de canecos inspirados nos adoráveis personagens do mundo mágico de Walt Disney. Esses canecos, verdadeiras relíquias para os aficionados por colecionáveis,...

RECEITA: Spaghetti de cenoura com ervilhas e tomatinho cereja

Bem-vindos ao universo de sabor e saúde da Ceraflame! Em nossa jornada culinária de hoje, estamos trazendo uma receita simplesmente irresistível: Spaghetti de cenoura com ervilhas e tomatinho cereja. Na Ceraflame, sabemos que momentos em família são preciosos, e é por...

Chimarrão: consumo saudável, cuia certa e benefícios para sua saúde!

Os Inúmeros Benefícios do Chimarrão para a Saúde: Descubra a Opção Saudável com Ceraflame No coração do sul do Brasil, o chimarrão é mais do que uma simples bebida; é um símbolo de convívio, tradição e, surpreendentemente, de saúde. Esta infusão de erva-mate,...

Tipos de sal: qual o mais indicado para consumo?

O sal é um dos condimentos mais antigos e amplamente utilizados pela humanidade, tendo uma história rica e fascinante que remonta a milhares de anos. Além de seu papel na culinária, o sal desempenhou um papel significativo na economia, religião e saúde ao longo dos...

A História da Manteiga: Origem, Curiosidades e Benefícios para a Saúde

A manteiga é um alimento rico em tradição e sabor, presente em diversas culturas ao redor do mundo ao longo da história. Com uma história fascinante que remonta a milhares de anos, a manteiga tem desempenhado um papel significativo na culinária e na saúde humana....

Receita de cuscuz paulista para fazer em casa

Você gosta de cuscuz? Hoje a Ceraflame vai te ensinar a fazer em casa uma deliciosa receita de cuscuz paulista. Para quem gosta de apostar em novidades na cozinha, a receita de cuscuz é uma ótima opção. Leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta e rende 5 porções...

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *