Panelas de cerâmica: 5 dicas de limpeza e conservação

26 jan, 2021 | Panela de cerâmica | 12 Comentários

Se você busca aliar alimentação saudável e sabor, as panelas de cerâmica são as melhores alternativas. Indicadas por médicos e nutricionistas, elas são totalmente atóxicas, ou seja, livres de substâncias que podem influenciar o paladar e provocar riscos à saúde.

Sem porosidade na superfície interna, elas também são livres da proliferação de fungos e bactérias, tornando-se as opções mais saudáveis para preservar a integridade e sabor dos alimentos.  

O leque de vantagens das panelas de cerâmica é grande, mas tão importante quanto escolher um conjunto ideal para você é cuidar e conservar para potencializar os benefícios desse tipo de produto.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas práticas de limpeza e conservação para você extrair o melhor da linha Ceraflame.

1. Atenção ao primeiro uso

Diferente de outras panelas de cerâmica, as panelas Ceraflame não precisam passar pela cura, processo em que se unta a superfície interna com óleo antes do primeiro uso.

Produzidas com material diferenciado e com queima a 1.300ºC, elas são prontas para o uso, bastando apenas retirar as etiquetas e fazer uma limpeza simples antes de qualquer preparo.

 

2. Como limpar as panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica Ceraflame não riscam! Isso mesmo! Nem mesmo a utilização de utensílios metálicos podem danificá-las. No entanto, durante o processo de limpeza, as esponjas de aço são as mais recomendadas.

Em caso de resíduos mais resistentes, lavar com água morna é suficiente. Também é possível limpá-las em lava-louças e utilizar saponáceos diversos.

 

3. Como manusear as panelas de cerâmica

Ainda que sejam fabricadas com materiais mais resistentes do que as panelas de cerâmicas convencionais, é sempre importante manuseá-las com cuidado para evitar quedas que possam danificá-las.

Uma vez quebradas ou com rachaduras, não há conserto e as panelas devem ser substituídas por outras. Lembre-se: o uso de cola aumenta o risco de contaminação dos alimentos.

 

4. Como utilizar as panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica mantêm o calor por mais tempo do que as panelas comuns. A dica é sempre utilizar o fogo baixo e desligá-lo minutos antes do término do cozimento porque a cerâmica manterá o processo de cocção por mais alguns minutos.

Em caso de resíduos mais resistentes, lavar com água morna é suficiente. Também é possível limpá-las em lava-louças e utilizar saponáceos diversos.

 

5. Do preparo à decoração da mesa

Além de versatilidade na cozinha, as panelas Ceraflame dão um toque especial à mesa por terem design diferenciado e diversas opções de cores. Afinal, comida é algo que mexe com afetos e sentidos.

Feitas à mão, cada peça é única e faz diferença na decoração, seja no dia a dia ou em refeições mais elaboradas com a família ou amigos.

Como já explicado, elas mantêm o calor por mais tempo. Por isso, sempre utilize um descanso de panela e luvas no manuseio para evitar acidentes e ter a melhor experiência.

 

Aproveite ao máximo as panelas de cerâmica

A escolha dos utensílios é tão importante quanto a escolha dos alimentos e com essas 5 dicas você vai aproveitar todo o potencial das panelas de cerâmica, além de tornar o ato de cozinhar ainda mais fácil, saudável e prazeroso.

Agora que você sabe como cuidar e conservar seu conjunto de panelas, junte a família e os amigos, prepare uma receita saborosa e tenha um momento incrível à mesa com muito mais sabor.

 

Para ficar por dentro de mais dicas, receitas, produtos e muito conteúdo gastronômico, acompanhe nosso blog e confira novidades toda semana. 

Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Legumes tostados no forno

Saudável de forma fácil! Se você tem preguiça de fazer legumes e variar a alimentação, essa receita de legumes no forno é para você. Leva menos de 1 hora e o preparo é bem prático. Você pode fazer uma boa quantidade a armazenar na geladeira. Veja o que é preciso:...

Farofa de linguiça apimentada

O acompanhamento perfeito para uma feijoada caprichada ou em um churrasco com os amigos e a família, essa receita de farofa de linguiça apimentada é fácil de fazer, rápida e rende bem para eventos maiores. Anote os ingredientes e faça já em casa. Ingredientes  1...

Waffle Belga

Um waffle belga quentinho pela manhã é a opção perfeita para começar o dia. Seja com frutas, mel ou sementes, essa receita é fácil, rápida e todo mundo vai amar cada mordida. Anote os ingredientes e faça em casa. Ingredientes  3 ovos 4 colheres de sopa de manteiga...

Torta Folhada de Frutas Vermelhas

Um doce para esquentar o coração nesse inverno! Essa é a definição da nossa receita deliciosa de torta folhada de frutas vermelhas. Além de linda, cada mordida é uma mistura de texturas e sabores. O legal é o preparo leva penas 40 minutos e rende 6 porções. Anote já...

Linguiça na Brasa com tomatinhos

Aprons a fazer uma linguiça na brasa super suculenta e ainda acompanhada de tomatinhos assados. Você verá que o modo de preparo é rápido, fácil e agrada aos mais diferentes paladares. Preparado(a) para fazer essa delicia agora em junho? Anote já os ingredientes....

Canjiquinha com linguiça calabresa

Continuamos com as comidas de festa junina para deixar o cardápio desse mês ainda mais delicioso. No entanto, dessa vez, escolhemos uma receita tradicional, mas demos o nosso toque especial, criando uma Canjiquinha com linguiça calabresa incrível. Você precisa tentar...

Brigadeiro de Paçoca

Cremoso, pedaçudo e que combina perfeitamente com as festividades juninas! Venha aprender com a gente a receita fácil e rápida de um super brigadeiro de paçoca. Não leva mais do que 10 minutos para ficar pronto e pode, dependendo do ponto, ser servido em Mini Cocottes...

Quentão de vinho

Festa junina sem quentão de vinho não está completa! Por isso, nesse especial de junho e julho, não poderia faltar essa bebida tão gostosa e aconchegante. Você levará apenas 10 minutos para preparar. Anote os ingreditenes. Quentão de vinho Ingredientes  1 L de vinho...

Metaverso x gastronomia: como funcionarão os restaurantes virtuais?

A palavra metaverso está em alta e ela vem atraindo o interesse de todos os setores. O termo diz respeito á um mundo virtual, semelhante ao que vivemos hoje, com construções, lojas e entretenimento. E traz também restaurantes virtuais para a realidade.  No entanto,...

Canjica doce com paçoca

Estamos próximos de mais um mês de junho e na expectativa das festas desse mês (e das comidinhas que amamos). Mas se você for fazer uma festa Junina em casa ou com os amigos, que tal preparar algo? Nossa primeira sugestão é a canjica doce com paçoca. Assim, esse doce...

12 Comentários

  1. Maria Lúcia De Moura Gomes

    Estou gostando muito das minhas, gostaria de saber como limpar o fundo externo (residuo de Qdo escorre comida e queima).
    Grata

    Responder
    • Ceraflame

      Bom dia, Maria Lúcia. Tudo bem?

      Para a limpeza recomendamos os seguintes procedimentos para lhe auxiliar:
      • Ferver água com um pouco de detergente por alguns minutos.
      • Com o auxílio da esponja de aço(Bombril), finalizar a limpeza usando pasta cristal ou sapólio cremoso.
      • Não recomendamos a utilização da parte abrasiva (verde) da esponja

      Responder
  2. Ritta Macêdo

    Apos o uso verifiquei que o fundo interno está ficando esbranquiçado mas apenas nas caçarolas. Ė normal?

    Responder
  3. Eliziani

    Posso deixar comida de um dia para o outro na minha panela ceraflame?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá, Eliziane! Pode sim, sem problemas. Nossas panelas são atóxicas e podem ser levadas para a geladeira.

      Responder
  4. Elizangela Gonçalves da Cruz

    Boa noite
    As minhas panelas da ceraflame são pretas e estão com algumas “manchas esbranquiçadas parte de dentro como limpar?

    Responder
  5. zelita

    Minhas panelas estão queimando a comida, como devo proceder?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá! As panelas de cerâmica absorvem mais calor então todos os preparos devem ser feito em fogo mais baixo do que o usual. Além disso, elas mantêm o calor por mais tempo, então vale desligar o fogo uns minutinhos antes do término.

      Responder
  6. Carlos eduardo Guimaraes cardoso

    Para fritat um ovo devo colocar aceite, manteiga ou tra coisa, ou não precisa colocar nada ela frita a seco mesmo?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá! Recomendamos usar o óleo da sua preferência para fritar, pois, as peças não são antiaderentes.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *