Panelas de cerâmica: 5 dicas de limpeza e conservação

26 jan, 2021 | Panela de cerâmica | 33 Comentários

Se você busca aliar alimentação saudável e sabor, as panelas de cerâmica são as melhores alternativas. Indicadas por médicos e nutricionistas, elas são totalmente atóxicas, ou seja, livres de substâncias que podem influenciar o paladar e provocar riscos à saúde.

Sem porosidade na superfície interna, elas também são livres da proliferação de fungos e bactérias, tornando-se as opções mais saudáveis para preservar a integridade e sabor dos alimentos.  

O leque de vantagens das panelas de cerâmica é grande, mas tão importante quanto escolher um conjunto ideal para você é cuidar e conservar para potencializar os benefícios desse tipo de produto.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas práticas de limpeza e conservação para você extrair o melhor da linha Ceraflame.

1. Atenção ao primeiro uso

Diferente de outras panelas de cerâmica, as panelas Ceraflame não precisam passar pela cura, processo em que se unta a superfície interna com óleo antes do primeiro uso.

Produzidas com material diferenciado e com queima a 1.300ºC, elas são prontas para o uso, bastando apenas retirar as etiquetas e fazer uma limpeza simples antes de qualquer preparo.

 

2. Como limpar as panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica Ceraflame não riscam! Isso mesmo! Nem mesmo a utilização de utensílios metálicos podem danificá-las. No entanto, durante o processo de limpeza, as esponjas de aço são as mais recomendadas.

Em caso de resíduos mais resistentes, lavar com água morna é suficiente. Também é possível limpá-las em lava-louças e utilizar saponáceos diversos.

 

3. Como manusear as panelas de cerâmica

Ainda que sejam fabricadas com materiais mais resistentes do que as panelas de cerâmicas convencionais, é sempre importante manuseá-las com cuidado para evitar quedas que possam danificá-las.

Uma vez quebradas ou com rachaduras, não há conserto e as panelas devem ser substituídas por outras. Lembre-se: o uso de cola aumenta o risco de contaminação dos alimentos.

 

4. Como utilizar as panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica mantêm o calor por mais tempo do que as panelas comuns. A dica é sempre utilizar o fogo baixo e desligá-lo minutos antes do término do cozimento porque a cerâmica manterá o processo de cocção por mais alguns minutos.

Em caso de resíduos mais resistentes, lavar com água morna é suficiente. Também é possível limpá-las em lava-louças e utilizar saponáceos diversos.

 

5. Do preparo à decoração da mesa

Além de versatilidade na cozinha, as panelas Ceraflame dão um toque especial à mesa por terem design diferenciado e diversas opções de cores. Afinal, comida é algo que mexe com afetos e sentidos.

Feitas à mão, cada peça é única e faz diferença na decoração, seja no dia a dia ou em refeições mais elaboradas com a família ou amigos.

Como já explicado, elas mantêm o calor por mais tempo. Por isso, sempre utilize um descanso de panela e luvas no manuseio para evitar acidentes e ter a melhor experiência.

 

Aproveite ao máximo as panelas de cerâmica

A escolha dos utensílios é tão importante quanto a escolha dos alimentos e com essas 5 dicas você vai aproveitar todo o potencial das panelas de cerâmica, além de tornar o ato de cozinhar ainda mais fácil, saudável e prazeroso.

Agora que você sabe como cuidar e conservar seu conjunto de panelas, junte a família e os amigos, prepare uma receita saborosa e tenha um momento incrível à mesa com muito mais sabor.

 

Para ficar por dentro de mais dicas, receitas, produtos e muito conteúdo gastronômico, acompanhe nosso blog e confira novidades toda semana. 

Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Tipos de sal: qual o mais indicado para consumo?

O sal é um dos condimentos mais antigos e amplamente utilizados pela humanidade, tendo uma história rica e fascinante que remonta a milhares de anos. Além de seu papel na culinária, o sal desempenhou um papel significativo na economia, religião e saúde ao longo dos...

A História da Manteiga: Origem, Curiosidades e Benefícios para a Saúde

A manteiga é um alimento rico em tradição e sabor, presente em diversas culturas ao redor do mundo ao longo da história. Com uma história fascinante que remonta a milhares de anos, a manteiga tem desempenhado um papel significativo na culinária e na saúde humana....

Receita de cuscuz paulista para fazer em casa

Você gosta de cuscuz? Hoje a Ceraflame vai te ensinar a fazer em casa uma deliciosa receita de cuscuz paulista. Para quem gosta de apostar em novidades na cozinha, a receita de cuscuz é uma ótima opção. Leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta e rende 5 porções...

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

Inovação em Cerâmicas Refratárias na Home & Gift 2024: panelas “saudáveis” e livres de metais pesados são destaque em grande evento do setor de presentes e mesa posta

A Ceraflame (marca catarinense) tem um mix de produtos cerâmicos 100% atóxicos, que não contaminam os alimentos com metais pesados durante o seu preparo e garantem mais saúde aos consumidores A Ceraflame, marca catarinense com quase sete décadas de tradição no mercado...

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos!

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos! 1️⃣ Quinoa: Esse superalimento é uma excelente fonte de proteína completa, fibras e minerais, promovendo saciedade, saúde muscular e regulando o açúcar no sangue. 2️⃣ Kale (Couve): Rica em vitaminas A e K,...

A Revigorante Tradição dos Chás no Verão

O verão é a época do ano em que todos procuramos maneiras de nos refrescar e manter o corpo hidratado. Entre as diversas opções, os chás são uma escolha inteligente e saudável para enfrentar o calor escaldante e cuidar da nossa saúde. Nesta coluna, vamos explorar os...

Dezembro laranja: conscientização para lutar contra o câncer de pele

O mês de dezembro traz consigo um importante lembrete para todos nós: a campanha "Dezembro Laranja". Criada pelo calendário médico, essa campanha tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele, uma doença que impacta milhares de vidas todos os anos no...

Panetone na Panela: aprenda esta deliciosa receita de Natal

  Panetone de Panela Deliciosa receita de panetone para o Natal Ingredientes para o Panetone: Esponja: ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de açúcar1 pacote de fermento biológico em pó (10g) Massa: 250ml de leite em temperatura ambiente 2 ovos...

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, uma importante iniciativa que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta principalmente os homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os...

33 Comentários

  1. Maria Lúcia De Moura Gomes

    Estou gostando muito das minhas, gostaria de saber como limpar o fundo externo (residuo de Qdo escorre comida e queima).
    Grata

    Responder
    • Ceraflame

      Bom dia, Maria Lúcia. Tudo bem?

      Para a limpeza recomendamos os seguintes procedimentos para lhe auxiliar:
      • Ferver água com um pouco de detergente por alguns minutos.
      • Com o auxílio da esponja de aço(Bombril), finalizar a limpeza usando pasta cristal ou sapólio cremoso.
      • Não recomendamos a utilização da parte abrasiva (verde) da esponja

      Responder
  2. Ritta Macêdo

    Apos o uso verifiquei que o fundo interno está ficando esbranquiçado mas apenas nas caçarolas. Ė normal?

    Responder
  3. Eliziani

    Posso deixar comida de um dia para o outro na minha panela ceraflame?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá, Eliziane! Pode sim, sem problemas. Nossas panelas são atóxicas e podem ser levadas para a geladeira.

      Responder
  4. Elizangela Gonçalves da Cruz

    Boa noite
    As minhas panelas da ceraflame são pretas e estão com algumas “manchas esbranquiçadas parte de dentro como limpar?

    Responder
  5. zelita

    Minhas panelas estão queimando a comida, como devo proceder?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá! As panelas de cerâmica absorvem mais calor então todos os preparos devem ser feito em fogo mais baixo do que o usual. Além disso, elas mantêm o calor por mais tempo, então vale desligar o fogo uns minutinhos antes do término.

      Responder
  6. Carlos eduardo Guimaraes cardoso

    Para fritat um ovo devo colocar aceite, manteiga ou tra coisa, ou não precisa colocar nada ela frita a seco mesmo?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá! Recomendamos usar o óleo da sua preferência para fritar, pois, as peças não são antiaderentes.

      Responder
  7. Rosineide dos Santos Silva

    O que acontece se usar o lado verde da esponja?

    Responder
    • Ceraflame

      Bom dia Rosineide, tudo bem?
      A esponja do lado verde causa micro riscos, por isso não indicamos o uso.

      Abraços da família Ceraflame

      Responder
  8. Tânia Maria Asevedo

    Gostaria de saber se há uma validade para uso, já utilizo as minhas há muitos anos…

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Tânia, tudo bem?
      Não existe validade…são vitalícias. Pode utilizá-las sem medo.

      Abraços da família Ceraflame

      Responder
  9. Mariana

    As minhas brancas estão manchando com a cor da comida, não consigo limpar com saponáceo, água quente, bombril… alguma dica?

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Mariana, não temos panelas na cor branca…ou seria outro produto?

      Responder
  10. Alice

    Boa noite! Chegou a minha leiteira, gostei fui olhar o fundo por fora tem um buraco e parece que o acabamento de dentro tem um risco e na direção do furo está mas alto por dentro.
    Será que vai estragar com o uso? Garantia de quanto tempo?

    Responder
  11. Aline

    Minha panela está com micro riscos, usei esponja de aço. Usar a panela com estes micro riscos seria prejudicial à saúde? Vai liberar alguma substancia nociva nos alimentos?

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Aline, tudo bem ? Pode ficar tranquila, não existe risco algum. Nossas panelas são totalmente atóxicas. Não liberam nenhuma substância nociva, porque não utilizamos nenhuma matéria-prima tóxica.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
  12. Miriam Oliveira

    Minha panela está descascando o tinta tanto a preta do lado de dentro e também a vermelha do lado de fora 🤣

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Mirian, agradecemos seu contato. Muito estranho, peço a gentileza de entrar em contato com o SACC 47 pelo whatsapp 8809-6472.
      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
  13. Claudia Maria

    Olá, fiz goiabada,mas o fundo ficou muito queimado. Já tentei tirar com vinagre e bicarbonato, mas não adiantou. O que fazer? Obrigada

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Claudia, agradecemos seu contato. Por gentileza , favor entrar em contato com o nosso SACC através do whatsapp 47 8809-6472.
      Eles irão instruí-las a melhor maneira de limpar a panela.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
    • Ceraflame

      Oi Claudia, tudo bem? Por gentileza entrar em contato com o nosso SACC. Você terá a ajuda com o que precisar.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
  14. Dorinha

    Boa noite ! Estou gostando muito das panelas porém a minha Caçarola maior está com fundo completamente arranhado. Não sei se foi ao mexer os alimentos ou na hora da limpeza. Posso continuar usando mesmo com esses arranhões?

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Dorinha, tudo bem? Por gentileza entrar em contato com o nosso SACC. Você terá a ajuda com o que precisar.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
  15. Deliane

    Por favor, qual a espessura da cerâmica. Obrigada

    Responder
  16. Vanessa Pereira Teixeira

    Apos o uso verifiquei que o fundo interno está ficando esbranquiçado mas apenas nas caçarolas. Ė normal?

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Vanessa, tudo bem? Por gentileza entrar em contato com o nosso SACC. Você terá ajuda com o que precisar.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
  17. Cristiane

    Eu achei que as alças das minhas panelas estão esquentando, não consigo segurar pra trocar de lugar, isso é normal?

    Responder
  18. Roseli Lorenzett

    Olá, não estou conseguindo usar as minhas, mesmo em fogo baixo e mexendo o tempo todo, elas grudam muito, achei que era por não ter feito a cura, mas vejo que não, voltei a usar as panelas comuns pq até a sopa forma uma crosta grudada no fundo, alguma sugestão do que posso fazer, pois simplesmente abandonei as panelas

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *