Apaixonados por café: a história por trás do grão

28 jun, 2021 | Dicas | 0 Comentários

Seja de manhã, na pausa após o almoço ou no finzinho da tarde, o café faz parte da rotina dos brasileiros. Para acompanhar, talvez bolo ou pão de queijo, mas, geralmente, uma boa conversa basta.

A paixão pelo café cresceu tanto que os brasileiros passaram a investir em grãos de qualidade, além de outros métodos para fazer a bebida. Essa mudança não é por acaso. Afinal, se o café puxa um bom bate-papo, por que não tornar essa experiência ainda melhor?

Por isso, se você também é apaixonado por café, vem com a gente conhecer um pouco da história desse grão e descobrir métodos incríveis para sair da rotina. Confira!

 

Breve História do Café

O café é uma planta de origem africana, mais precisamente das regiões Cafa e Enária, na Etiópia. Alguns historiadores acreditam que Cafa pode ter sido a responsável pelo nome “café”.

A partir da descoberta, o grão foi levado para os diversos lugares do globo, começando pela Arábia. Os árabes tentaram manter o monopólio do mesmo, que já assumia importância social e medicinal à época. No entanto, no século XVI, o café conquistou também o Egito e logo depois a Turquia.

Já no século XVII, passou a ser muito consumido na Europa, principalmente na Itália e Inglaterra. Com as navegações, o café chegou às Américas e aos Estados Unidos, este último sendo atualmente o maior consumidor mundial da bebida.

No Brasil, o primeiro cultivo de café começou no Pará, ainda no século XVII. Em 1760, o Rio de Janeiro também iniciou o plantio dos grãos. No entanto, com o empobrecimento do solo fluminense, houve a migração para o oeste paulista, em meados do século XIX.

 

O Café no Brasil

Atualmente, o Brasil é o maior produtor do mundo desse pequeno grão, sendo responsável por 49 milhões de sacas em 2019. Com um número tão expressivo, não é difícil imaginar a enorme diversidade e qualidade de grãos.

As espécies Arábica e Canéphora (conhecidas como Conillon ou Robusta) são as mais comuns. Até pouco tempo, o país dedicava os melhores grãos para exportação.

No entanto, a tendência atual é justamente o caminho inverso, uma vez que o café vem sendo valorizado em solo nacional. Assim, a indústria passou a gerar produtos de maior qualidade para os consumidores locais.

 

Métodos diferentes e apaixonantes

Quem é apaixonado por café sabe que existem vários métodos incríveis que vão além do coador de pano. Os mais comuns, além do clássico filtrado, são a moka italiana, que produz um café potente, e a prensa francesa que confere mais suavidade à bebida.

Mas por que não explorar outras possibilidades desse grão maravilhoso com métodos não tão conhecidos por aqui? Separamos três modos de preparar café para você se encantar com a variedade de aromas e sabores.

 

Chemex

Filtrado? Sim! Mas com a Chemex o resultado é bem diferente do coador de pano ou de papel comum. A cafeteira possui um filtro grosso, com tripla camada, o que faz com que os óleos presentes nos grãos moídos sejam absorvidos.

A Chemex é feita de vidro resistente a altas temperaturas. Possui formato de ampulheta e tem um anel de madeira envolto em um laço de couro. Vale para momentos em que se deseja degustar um café com calma.

 

Aeropress

A pressão é o grande diferencial desse método de café. Na cafeteira Aeropress, a água precisa ser colocada quente no recipiente com os grãos moídos, e, após cerca de 1 minuto de infusão, é necessário pressionar manualmente sobre uma xícara.

O resultado desse método é um café forte e com grande intensidade aromática. Também é opção perfeita para quem quer beber um expresso de forma rápida e despretensiosa, sem deixar de lado uma experiência diferenciada.

 

Café Turco

Um dos métodos mais antigos do mundo, o café turco é espesso, não filtrado e apresenta um equilíbrio entre potência e suavidade. Ou seja, atende a todos os tipos de paladar.

Feito a partir da infusão com café de moagem extra-fina, é uma boa opção para quem busca incrementar a bebida com especiarias, como a canela. O método é simples e prático, mas exige os materiais corretos para garantir o melhor resultado.

Para o preparo do café turco, utilize um recipiente adequado, com a Ibrik, da Ceraflame. Ferva 100 ml de água e, após, adicione uma colher de café moído fino. Espere uns minutos para que os sedimentos do café fiquem no fundo. Pronto, é só servir.

O Ibrik de cerâmica é o material mais recomendado para um café turco saboroso e saudável. Totalmente atóxico e resistente a choque térmicos, ele vai garantir que o método seja feito com mais segurança.

Veja o passo a passo para preparar um café turco:

 

Agora que você conheceu um pouquinho da história do café no mundo e os métodos mais incríveis para fazer a bebida, que tal se arriscar? Escolha o modo de preparo que mais combina com você e sua rotina e mão na massa!

Não deixe de acompanhar o nosso Blog e receba novidades e dicas quentíssimas todas as semanas!

 

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

A História da Manteiga: Origem, Curiosidades e Benefícios para a Saúde

A manteiga é um alimento rico em tradição e sabor, presente em diversas culturas ao redor do mundo ao longo da história. Com uma história fascinante que remonta a milhares de anos, a manteiga tem desempenhado um papel significativo na culinária e na saúde humana....

Receita de cuscuz paulista para fazer em casa

Você gosta de cuscuz? Hoje a Ceraflame vai te ensinar a fazer em casa uma deliciosa receita de cuscuz paulista. Para quem gosta de apostar em novidades na cozinha, a receita de cuscuz é uma ótima opção. Leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta e rende 5 porções...

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

Inovação em Cerâmicas Refratárias na Home & Gift 2024: panelas “saudáveis” e livres de metais pesados são destaque em grande evento do setor de presentes e mesa posta

A Ceraflame (marca catarinense) tem um mix de produtos cerâmicos 100% atóxicos, que não contaminam os alimentos com metais pesados durante o seu preparo e garantem mais saúde aos consumidores A Ceraflame, marca catarinense com quase sete décadas de tradição no mercado...

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos!

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos! 1️⃣ Quinoa: Esse superalimento é uma excelente fonte de proteína completa, fibras e minerais, promovendo saciedade, saúde muscular e regulando o açúcar no sangue. 2️⃣ Kale (Couve): Rica em vitaminas A e K,...

A Revigorante Tradição dos Chás no Verão

O verão é a época do ano em que todos procuramos maneiras de nos refrescar e manter o corpo hidratado. Entre as diversas opções, os chás são uma escolha inteligente e saudável para enfrentar o calor escaldante e cuidar da nossa saúde. Nesta coluna, vamos explorar os...

Dezembro laranja: conscientização para lutar contra o câncer de pele

O mês de dezembro traz consigo um importante lembrete para todos nós: a campanha "Dezembro Laranja". Criada pelo calendário médico, essa campanha tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele, uma doença que impacta milhares de vidas todos os anos no...

Panetone na Panela: aprenda esta deliciosa receita de Natal

  Panetone de Panela Deliciosa receita de panetone para o Natal Ingredientes para o Panetone: Esponja: ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de açúcar1 pacote de fermento biológico em pó (10g) Massa: 250ml de leite em temperatura ambiente 2 ovos...

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, uma importante iniciativa que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta principalmente os homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os...

Ciambella de frutas vermelhas: receita deliciosa para o final de ano

  A "ciambella" é uma palavra italiana que se refere a um tipo de bolo ou rosca, muitas vezes em formato de anel. É um doce tradicional na culinária italiana, especialmente popular em algumas regiões da Itália. Embora haja várias variações da ciambella, a receita...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *