Panelas: qual é o momento ideal para comprar novas?
Você provavelmente tem algumas panelas que são as suas preferidas em casa, não é mesmo?
Aquelas que cozinham bem e são super fáceis de lavar?
Porém, independentemente do material, chega o dia em que é preciso substituir para manter a qualidade das refeições e evitar problemas à saúde. Hoje em dia, muito se fala das panelas de cerâmica. Por isso, leia abaixo as dicas da nutricionista e biomédica Luciana Eloia, grande parceria da nossa marca.
A cerâmica é um material atóxico, antialérgico, que não pega cheiro e nem gosto e pode cozinhar todo tipo de alimento, além de ser bem fácil de limpar. Porém, você precisa prestar bastante atenção quando for adquirir a sua panela de cerâmica.
Atualmente, existem as panelas de cerâmica, que são inteiramente compostas por cerâmica, e também as que são feitas de outro material, mas foram revestidas de cerâmica. No caso das que são compostas por outros materiais, como alumínio, mas são revestidas de cerâmica, vale a mesma dica para quem usa panelas antiaderentes: trocar assim que o revestimento começar a se soltar da peça, revestimento em cerâmica se desgastado, ele libera elementos como o cádmio e o chumbo na comida, além dos componentes do próprio alumínio, que está por baixo da camada de cerâmica, e pode estar associado ao Mal de Alzheimer e à Esclerose Lateral Amiotrófica.
Já as peças inteiramente compostas por cerâmica, além de possuírem uma vida útil mais longa, elas não possuem metais em sua composição, o que evita que ela libere substâncias tóxicas e prejudiciais à saúde durante o cozimento.
Uma observação importante, entretanto, é verificar a procedência e a qualidade do produto, uma vez que panelas não certificadas podem conter chumbo e cádmio na tinta presente. Podendo, estes metais, serem liberados durante a cocção e aumentar o risco de contaminação.
Outra dica importante da nutricionista: as panelas de cerâmica apresentam menor resistência a quedas e choques físicos, quando comparadas às peças feitas com outros materiais. Por isso, se a panela estiver trincada ou apresentar rachaduras, a substituição deve ser feita o quanto antes.
Na sua casa, Luciane afirma usar as panelas de cerâmica da marca catarinense Ceraflame.
“São produtos lindos, duráveis e feitos 100% em cerâmica. Eu sempre digo que as pessoas não podem se deixa levar por utensílios que possam agredir a saúde. Portanto, se você está pensando em trocar as panelas da sua casa, pode apostar: adquirir uma panela de cerâmica será um dos melhores investimentos da sua vida”, comenta a profissional.
Lembre-se que a sua saúde vem sempre em primeiro lugar!
Veja aqui a última novidade da Ceraflame: a empresa acaba de lançar uma linha de cerâmicas compatível para indução!
Luciana Eloia – Nutricionista & biomédica
Acompanhe o trabalho dela no instagram: @lucianaeloia_
0 comentários