Panelas de cerâmica: 5 dicas de limpeza e conservação

26 jan, 2021 | Panela de cerâmica | 25 Comentários

Se você busca aliar alimentação saudável e sabor, as panelas de cerâmica são as melhores alternativas. Indicadas por médicos e nutricionistas, elas são totalmente atóxicas, ou seja, livres de substâncias que podem influenciar o paladar e provocar riscos à saúde.

Sem porosidade na superfície interna, elas também são livres da proliferação de fungos e bactérias, tornando-se as opções mais saudáveis para preservar a integridade e sabor dos alimentos.  

O leque de vantagens das panelas de cerâmica é grande, mas tão importante quanto escolher um conjunto ideal para você é cuidar e conservar para potencializar os benefícios desse tipo de produto.

Pensando nisso, selecionamos 5 dicas práticas de limpeza e conservação para você extrair o melhor da linha Ceraflame.

1. Atenção ao primeiro uso

Diferente de outras panelas de cerâmica, as panelas Ceraflame não precisam passar pela cura, processo em que se unta a superfície interna com óleo antes do primeiro uso.

Produzidas com material diferenciado e com queima a 1.300ºC, elas são prontas para o uso, bastando apenas retirar as etiquetas e fazer uma limpeza simples antes de qualquer preparo.

 

2. Como limpar as panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica Ceraflame não riscam! Isso mesmo! Nem mesmo a utilização de utensílios metálicos podem danificá-las. No entanto, durante o processo de limpeza, as esponjas de aço são as mais recomendadas.

Em caso de resíduos mais resistentes, lavar com água morna é suficiente. Também é possível limpá-las em lava-louças e utilizar saponáceos diversos.

 

3. Como manusear as panelas de cerâmica

Ainda que sejam fabricadas com materiais mais resistentes do que as panelas de cerâmicas convencionais, é sempre importante manuseá-las com cuidado para evitar quedas que possam danificá-las.

Uma vez quebradas ou com rachaduras, não há conserto e as panelas devem ser substituídas por outras. Lembre-se: o uso de cola aumenta o risco de contaminação dos alimentos.

 

4. Como utilizar as panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica mantêm o calor por mais tempo do que as panelas comuns. A dica é sempre utilizar o fogo baixo e desligá-lo minutos antes do término do cozimento porque a cerâmica manterá o processo de cocção por mais alguns minutos.

Em caso de resíduos mais resistentes, lavar com água morna é suficiente. Também é possível limpá-las em lava-louças e utilizar saponáceos diversos.

 

5. Do preparo à decoração da mesa

Além de versatilidade na cozinha, as panelas Ceraflame dão um toque especial à mesa por terem design diferenciado e diversas opções de cores. Afinal, comida é algo que mexe com afetos e sentidos.

Feitas à mão, cada peça é única e faz diferença na decoração, seja no dia a dia ou em refeições mais elaboradas com a família ou amigos.

Como já explicado, elas mantêm o calor por mais tempo. Por isso, sempre utilize um descanso de panela e luvas no manuseio para evitar acidentes e ter a melhor experiência.

 

Aproveite ao máximo as panelas de cerâmica

A escolha dos utensílios é tão importante quanto a escolha dos alimentos e com essas 5 dicas você vai aproveitar todo o potencial das panelas de cerâmica, além de tornar o ato de cozinhar ainda mais fácil, saudável e prazeroso.

Agora que você sabe como cuidar e conservar seu conjunto de panelas, junte a família e os amigos, prepare uma receita saborosa e tenha um momento incrível à mesa com muito mais sabor.

 

Para ficar por dentro de mais dicas, receitas, produtos e muito conteúdo gastronômico, acompanhe nosso blog e confira novidades toda semana. 

Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

Inovação em Cerâmicas Refratárias na Home & Gift 2024: panelas “saudáveis” e livres de metais pesados são destaque em grande evento do setor de presentes e mesa posta

A Ceraflame (marca catarinense) tem um mix de produtos cerâmicos 100% atóxicos, que não contaminam os alimentos com metais pesados durante o seu preparo e garantem mais saúde aos consumidores A Ceraflame, marca catarinense com quase sete décadas de tradição no mercado...

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos!

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos! 1️⃣ Quinoa: Esse superalimento é uma excelente fonte de proteína completa, fibras e minerais, promovendo saciedade, saúde muscular e regulando o açúcar no sangue. 2️⃣ Kale (Couve): Rica em vitaminas A e K,...

A Revigorante Tradição dos Chás no Verão

O verão é a época do ano em que todos procuramos maneiras de nos refrescar e manter o corpo hidratado. Entre as diversas opções, os chás são uma escolha inteligente e saudável para enfrentar o calor escaldante e cuidar da nossa saúde. Nesta coluna, vamos explorar os...

Dezembro laranja: conscientização para lutar contra o câncer de pele

O mês de dezembro traz consigo um importante lembrete para todos nós: a campanha "Dezembro Laranja". Criada pelo calendário médico, essa campanha tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele, uma doença que impacta milhares de vidas todos os anos no...

Panetone na Panela: aprenda esta deliciosa receita de Natal

  Panetone de Panela Deliciosa receita de panetone para o Natal Ingredientes para o Panetone: Esponja: ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de açúcar1 pacote de fermento biológico em pó (10g) Massa: 250ml de leite em temperatura ambiente 2 ovos...

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, uma importante iniciativa que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta principalmente os homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os...

Ciambella de frutas vermelhas: receita deliciosa para o final de ano

  A "ciambella" é uma palavra italiana que se refere a um tipo de bolo ou rosca, muitas vezes em formato de anel. É um doce tradicional na culinária italiana, especialmente popular em algumas regiões da Itália. Embora haja várias variações da ciambella, a receita...

Quais são as vantagens de se utilizar Ceraflame?

A utilização das cerâmicas da marca catarinense Ceraflame tem várias vantagens com relação a outros materiais                      A matéria-prima utilizada nas peças da Ceraflame é totalmente atóxica, ou seja, não libera nenhum tipo de toxina ou metais pesados nos...

Panelas saudáveis: você sabia que toxinas liberadas em panelas oferecem riscos à saúde?

Vamos falar sobre panelas saudáveis? Muita gente nem imagina, mas o cuidado no preparo dos alimentos precisa ir muito além da escolha dos ingredientes “frescos”. A escolha da panela também é fundamental para a manutenção saúde dos consumidores. Leia o nosso post da...

25 Comentários

  1. Maria Lúcia De Moura Gomes

    Estou gostando muito das minhas, gostaria de saber como limpar o fundo externo (residuo de Qdo escorre comida e queima).
    Grata

    Responder
    • Ceraflame

      Bom dia, Maria Lúcia. Tudo bem?

      Para a limpeza recomendamos os seguintes procedimentos para lhe auxiliar:
      • Ferver água com um pouco de detergente por alguns minutos.
      • Com o auxílio da esponja de aço(Bombril), finalizar a limpeza usando pasta cristal ou sapólio cremoso.
      • Não recomendamos a utilização da parte abrasiva (verde) da esponja

      Responder
  2. Ritta Macêdo

    Apos o uso verifiquei que o fundo interno está ficando esbranquiçado mas apenas nas caçarolas. Ė normal?

    Responder
  3. Eliziani

    Posso deixar comida de um dia para o outro na minha panela ceraflame?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá, Eliziane! Pode sim, sem problemas. Nossas panelas são atóxicas e podem ser levadas para a geladeira.

      Responder
  4. Elizangela Gonçalves da Cruz

    Boa noite
    As minhas panelas da ceraflame são pretas e estão com algumas “manchas esbranquiçadas parte de dentro como limpar?

    Responder
  5. zelita

    Minhas panelas estão queimando a comida, como devo proceder?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá! As panelas de cerâmica absorvem mais calor então todos os preparos devem ser feito em fogo mais baixo do que o usual. Além disso, elas mantêm o calor por mais tempo, então vale desligar o fogo uns minutinhos antes do término.

      Responder
  6. Carlos eduardo Guimaraes cardoso

    Para fritat um ovo devo colocar aceite, manteiga ou tra coisa, ou não precisa colocar nada ela frita a seco mesmo?

    Responder
    • Ceraflame

      Olá! Recomendamos usar o óleo da sua preferência para fritar, pois, as peças não são antiaderentes.

      Responder
  7. Rosineide dos Santos Silva

    O que acontece se usar o lado verde da esponja?

    Responder
  8. Tânia Maria Asevedo

    Gostaria de saber se há uma validade para uso, já utilizo as minhas há muitos anos…

    Responder
  9. Mariana

    As minhas brancas estão manchando com a cor da comida, não consigo limpar com saponáceo, água quente, bombril… alguma dica?

    Responder
  10. Alice

    Boa noite! Chegou a minha leiteira, gostei fui olhar o fundo por fora tem um buraco e parece que o acabamento de dentro tem um risco e na direção do furo está mas alto por dentro.
    Será que vai estragar com o uso? Garantia de quanto tempo?

    Responder
  11. Aline

    Minha panela está com micro riscos, usei esponja de aço. Usar a panela com estes micro riscos seria prejudicial à saúde? Vai liberar alguma substancia nociva nos alimentos?

    Responder
  12. Miriam Oliveira

    Minha panela está descascando o tinta tanto a preta do lado de dentro e também a vermelha do lado de fora 🤣

    Responder
  13. Claudia Maria

    Olá, fiz goiabada,mas o fundo ficou muito queimado. Já tentei tirar com vinagre e bicarbonato, mas não adiantou. O que fazer? Obrigada

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Claudia, tudo bem? Por gentileza entrar em contato com o nosso SACC. Você terá a ajuda com o que precisar.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
  14. Dorinha

    Boa noite ! Estou gostando muito das panelas porém a minha Caçarola maior está com fundo completamente arranhado. Não sei se foi ao mexer os alimentos ou na hora da limpeza. Posso continuar usando mesmo com esses arranhões?

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Dorinha, tudo bem? Por gentileza entrar em contato com o nosso SACC. Você terá a ajuda com o que precisar.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder
  15. Deliane

    Por favor, qual a espessura da cerâmica. Obrigada

    Responder
  16. Vanessa Pereira Teixeira

    Apos o uso verifiquei que o fundo interno está ficando esbranquiçado mas apenas nas caçarolas. Ė normal?

    Responder
    • Ceraflame

      Oi Vanessa, tudo bem? Por gentileza entrar em contato com o nosso SACC. Você terá ajuda com o que precisar.

      Abraços da família Ceraflame!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *