7 destinos gastronômicos para curtir nas férias

21 dez, 2021 | Dicas | 0 Comentários

Viagem gastronômica é aquela em que o roteiro está nos sabores, temperos e restaurantes que um lugar oferece. A comida local tem sido cada vez mais valorizada pelos turistas, segundo as agências de viagens.

Pensando na temporada de férias, listamos destinos incríveis que todo apaixonado por gastronomia deve conhecer. São diferentes culturas que representam esse imenso país que é o Brasil. Confira!

 

Ouro Preto – MG

Quando você pensa em Minas Gerais, já deve imaginar aquele gostinho de comida de fazenda. Muito além do pão de queijo e do café, em Ouro Preto você encontra delícias típicas como pernil à pururuca, tutu mineiro, frango ao molho pardo e feijão-tropeiro.

Além da culinária tão peculiar, Ouro Preto é um lugar que encanta não só o estômago, mas os olhos. A cidade é conhecida pela arquitetura barroca, que inclui pontes, fontes e praças pelas ruas calcetadas íngremes e sinuosas.

Armação dos Búzios – RJ

Localizada no litoral fluminense, Armação dos Búzios é uma cidade com cenários deslumbrantes e que não perde nada para destinos praianos internacionais. Lá a gastronomia é cosmopolita e você encontra desde excelentes restaurantes italianos à parrilla uruguaia.

Mas o ponto alto, sem dúvidas, são os restaurantes que focam em peixes e frutos-do-mar. Nada melhor que se deliciar com uma comida leve tendo como vista praias de águas cristalinas, clima fresco e paisagens deslumbrantes. 

 

Florianópolis – SC

Conhecida como Floripa, a cidade tem duas famosas rotas gastronômicas. A Rota do Sol Poente é um circuito que passa por diversos bairros da antiga Florianópolis, levando um cardápio recheado de mariscos, frutos do mar e massas.  

Já a Rota Via Gastronômica de Coqueiros acontece entre os bairros de Abraão, Itaguaçu e Bom Abrigo. A proposta é um pouco diferente e conta com bares e restaurantes mais badalados e opções de cardápio mais cosmopolitas, como culinária oriental, por exemplo. 

 

Salvador – BA

A capital baiana não poderia ficar de fora dessa lista. Salvador é uma cidade conhecida pela energia e alegria dos moradores, mas a cidade também oferece opções gastronômicas incríveis.

Desde os mais conhecidos como a moqueca e o acarajé até os mais exóticos como abará e vatapá. O que todos esses pratos têm em comum? O tempero. São nas ervas naturais que está a verdadeira assinatura da culinária de Salvador. Destino imperdível, né? 

 

São Paulo – SP

Saindo da praia e chegando à selva de pedra. São Paulo é uma das maiores metrópoles do mundo e, por isso, não poderia estar de fora dessa lista. Afinal, lá você encontra os restaurantes mais premiados do país.

São Paulo também é referência de gastronomia brasileira no exterior. No entanto, apesar do caráter cosmopolita que contempla restaurantes de diferentes gastronomias do mundo, a cidade também tem heranças culinárias bem estabelecidas.

Os pratos mais tradicionais são o virado, o cuscuz à paulista, o pão com mortadela do mercadão, o bauru e os churrasquinhos gregos. Ah, depois de tantas opções gastronômicas que vão do popular ao sofisticado, você ainda pode aproveitar os vários centros culturais que a cidade tem.

 

Gramado – RS

Gramado é um dos destinos mais famosos do Brasil. Geralmente é muito procurada no inverno, mas a cidade gaúcha pode ser explorada em qualquer estação.

No verão, a cidade também recebe um grande fluxo de turista para o Natal Luz, evento em que toda Gramado se acende para dar boas-vindas às festas de fim de ano.

Encanta os olhos e o estômago, é claro, porque a terra do chocolate aqui no Brasil também oferece opções incríveis de doces e compotas, pães, além do famoso churrasco gaúcho.

 

Vale dos Vinhedos – RS

O Brasil tem se destacado na produção de vinhos de qualidade. Então, se você gosta da bebida, o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul é um destino que deve estar na sua lista.

Fazem parte do Vale dos Vinhedos das cidades da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Com forte herança histórica, gastronômica e cultural dos imigrantes italianos, lá você encontra diversas vinícolas abertas aos turistas.

Além da opção de degustar os vinhos produzidos em solo brasileiro, você pode harmonizar com queijos produzidos no local, churrasco típico e doces caseiros.

 

Conheça o Brasil pela boca

A culinária brasileira atrai turistas de todo mundo e deve ser apreciada também pelos seus conterrâneos. O Brasil tem uma extensão territorial continental e em cada cantinho do país há uma cultura gastronômica diferente. Que tal programar o próximo destino?

Para te inspirar a explorar o Brasil e o Mundo através da gastronomia, fizemos um post com as principais séries de culinária da Netflix. Confira.

Conheça a nossa Revista Sabor Saudável | Acesse agora | Ceraflame

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Delicie-se com um Pudim de Tapioca Irresistível!

  Se você está procurando uma sobremesa que vai surpreender seu paladar e encantar seus convidados, o Pudim de Tapioca é a escolha perfeita! Com um sabor único e uma textura incrivelmente cremosa, esta receita, servida com as cerâmicas da Ceraflame, é uma...

Inovação em Cerâmicas Refratárias na Home & Gift 2024: panelas “saudáveis” e livres de metais pesados são destaque em grande evento do setor de presentes e mesa posta

A Ceraflame (marca catarinense) tem um mix de produtos cerâmicos 100% atóxicos, que não contaminam os alimentos com metais pesados durante o seu preparo e garantem mais saúde aos consumidores A Ceraflame, marca catarinense com quase sete décadas de tradição no mercado...

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos!

Descubra 5 Alimentos Vegetais para Nutrir a Saúde dos Veganos! 1️⃣ Quinoa: Esse superalimento é uma excelente fonte de proteína completa, fibras e minerais, promovendo saciedade, saúde muscular e regulando o açúcar no sangue. 2️⃣ Kale (Couve): Rica em vitaminas A e K,...

A Revigorante Tradição dos Chás no Verão

O verão é a época do ano em que todos procuramos maneiras de nos refrescar e manter o corpo hidratado. Entre as diversas opções, os chás são uma escolha inteligente e saudável para enfrentar o calor escaldante e cuidar da nossa saúde. Nesta coluna, vamos explorar os...

Dezembro laranja: conscientização para lutar contra o câncer de pele

O mês de dezembro traz consigo um importante lembrete para todos nós: a campanha "Dezembro Laranja". Criada pelo calendário médico, essa campanha tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer de pele, uma doença que impacta milhares de vidas todos os anos no...

Panetone na Panela: aprenda esta deliciosa receita de Natal

  Panetone de Panela Deliciosa receita de panetone para o Natal Ingredientes para o Panetone: Esponja: ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de açúcar1 pacote de fermento biológico em pó (10g) Massa: 250ml de leite em temperatura ambiente 2 ovos...

Novembro Azul: Prevenção e Conscientização Contra o Câncer de Próstata

O mês de novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, uma importante iniciativa que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata, uma doença que afeta principalmente os homens. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os...

Ciambella de frutas vermelhas: receita deliciosa para o final de ano

  A "ciambella" é uma palavra italiana que se refere a um tipo de bolo ou rosca, muitas vezes em formato de anel. É um doce tradicional na culinária italiana, especialmente popular em algumas regiões da Itália. Embora haja várias variações da ciambella, a receita...

Quais são as vantagens de se utilizar Ceraflame?

A utilização das cerâmicas da marca catarinense Ceraflame tem várias vantagens com relação a outros materiais                      A matéria-prima utilizada nas peças da Ceraflame é totalmente atóxica, ou seja, não libera nenhum tipo de toxina ou metais pesados nos...

Panelas saudáveis: você sabia que toxinas liberadas em panelas oferecem riscos à saúde?

Vamos falar sobre panelas saudáveis? Muita gente nem imagina, mas o cuidado no preparo dos alimentos precisa ir muito além da escolha dos ingredientes “frescos”. A escolha da panela também é fundamental para a manutenção saúde dos consumidores. Leia o nosso post da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *