Como montar um cardápio de férias para a criançada, deixando tudo mais gostoso para os pequenos e prático para os pais? Nesse período, as brincadeiras são fora e dentro de casa, por isso, organizar a alimentação da família toda é fundamental para manter a energia lá em cima.
Pensando nisso, elaboramos um cardápio de férias versátil e, ao mesmo tempo, simples, para os mais variados paladares da criançada. Confira.
1 – Café da manhã
Introduza na alimentação das crianças pães e cereais integrais, como a aveia. Eles contêm fibra e ajudam na saúde intestinal. Que tal aproveitar e testar leite vegetal em vez do leite de animal? Dessa forma, o dia começa com mais leveza.
Ovos mexidos também são uma boa pedida. Para beber, o suco natural é melhor substituto ao leite ou aos sucos de caixinha. Os de laranja e acerola, por exemplo, são perfeitos para o verão.
Se quiser incrementar, introduza frutas na rotina alimentar dos pequenos já nessa hora do dia.
2 – Lanche da manhã
Se a família acorda cedinho, ainda pela manhã baterá aquela fominha em todos. Mas, como ainda está cedo para almoçar, vale inventar uns lanches rápidos ou bebidas bem geladinha para dar uma enganada no estômago.
Aposte nas frutas, água de coco e em sucos naturais. Elementos que sobram do café da manhã e servem perfeitamente como um lanche (frutas picadas, alguma bolacha ou biscoito integral). Se a fome for muita, iogurte é uma boa pedida.
3 – Almoço
Que tal tornar o prato da criançada divertido e colorido? Dessa forma, eles ampliam o repertório alimentar com um cardápio de férias que só fará bem à saúde.
A equação para os pequenos é simples: grãos, como feijão ou lentilha; cereais, como o arroz; além de proteínas e legumes. Nesse último, aposte nos coloridos e chamativos como beterraba, cenoura e tomate.
Quanto à proteína, quanto mais leve for, melhor será a digestão dos pequenos. Por isso, opte por carnes magras como frango e filé de peixes sem espinha.
4 – Lanche da tarde
Na linguagem da criançada, “lanche” é sinônimo de “fominha”. Assim como no lanche da manhã, essa refeição também é uma ponte entre as refeições principais. Só que, dessa vez, entre o almoço e o jantar.
Por ser um intervalo maior, vale a pena investir em opções mais nutritivas como sanduíches de atum ou de queijos e demais proteínas magras. Mingau com frutas e mel também é delicioso.
Ah, e vale fazer alguma guloseima diferente de vez em quando, para variar. Pão de queijo, um bolo de chocolate ou mesmo um bom achocolatado bem gelado estão liberados com moderação.
5 – Jantar
Nada de jantar super elaborado. O momento é de férias, não é mesmo? Por isso, invista em massas integrais para fazer aquele macarrão prático com muito molho de tomate.
Massas em geral são pratos que não pedem acompanhamentos e tem alto poder de saciedade. Dessa forma, seja à caprese, com tomate e queijo, ou à bolonhesa, os pequenos estarão plenamente alimentados até que um novo dia comece.
Tá muito quente? Aposte em uma salada de macarrão ou em um belo salpicão com peito de frango defumado.
6 – Use a criatividade no cardápio de férias
Essas foram algumas dicas curingas para as férias. O importante é usar a criatividade para promover uma alimentação leve, saborosa e saudável à criançada durante o período de férias.
Em linhas gerais, sempre que possível escolha produtos frescos e minimamente industrializados. Invista também em frutas, sucos naturais, carnes magras e opções integrais.
E o mais importante: peça orientação de um profissional de nutrição para montar um cardápio de férias personalizado para seu filho(a), em que haja um controle seguro de guloseimas e seleção de opções que atendam a necessidades específicas.
7 – Hora de brincar!
A alimentação saudável também pode ser divertida. Faça da cozinha um laboratório seguro para criançada, tornando-a um espaço de experimentação. Essa é uma maneira eficiente de evitar futuras restrições.
Ficou animado(a)? Então, já que estamos falando de cardápio de férias de verão, confira nossas dicas neste post para você se alimentar bem na estação mais quente do ano.
0 comentários