Família na cozinha: como incluir os pequenos nos preparos

13 abr, 2021 | Dicas, Receitas | 0 Comentários

Seja no cheirinho de um refogado, na beleza de um assado de legumes ou em cada garfada de um delicioso bolo, é na cozinha em que todos os sentidos ficam mais aguçados. Sem esquecer do tato na hora de escolher cada ingrediente para uma receita.

Por ser um ambiente que proporciona tantas experiências sensoriais, incluir a família na cozinha é muito prazeroso. Sobretudo as crianças, que irão entender a importância de ajudar no preparo da própria alimentação.

Os benefícios são inúmeros, como entender a importância de esperar o tempo certo, incluir a matemática no dia a dia ao medir os ingredientes e ter cuidado e atenção aos detalhes.

A cozinha também é um espaço de pura ciência, podendo se tornar um verdadeiro laboratório para as crianças. Lá elas terão a percepção da água em diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), além de noções como choque térmico e resfriamento, por exemplo. 

No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil atrair a atenção atrair a atenção dos pequenos na cozinha. Por isso, separamos aqui no blog 6 dicas que vão te ajudar a incluí-los neste ambiente tão dinâmico sem riscos de acidentes. Confira!

 

1 – Torne a cozinha segura e inclusiva

Quando o objetivo é tornar a cozinha inclusiva para os pequenos, o primeiro passo é a segurança. Isso significa colocar facas e demais materiais pontiagudos fora do alcance das crianças.

Também vale verificar se o fogão tem trava de segurança, para que o fogo não seja acionado sem a supervisão de um adulto. No alcance das crianças, deixar apenas objetivos mais resistentes ou que não apresente perigo, como utensílios de plástico ou madeira, panelas e potes.    

 

2 – Foque nas experiências sensoriais

Outra forma efetiva de incluir os pequenos na cozinha é estimular a participação deles nos processos. Eles podem ajudar na escolha e medição dos ingredientes, na lavagem das frutas, quebrando ovos, untando forma do bolo. São várias possibilidades seguras.

Assim é possível fazer com que as crianças quebrem a resistência com certos alimentos, como legumes e verduras, e estabeleçam um vínculo com a comida. Tudo muda quando colocamos a mão na massa, não é mesmo?

 

3 – Aposte em receitas coloridas

Fazer todos os processos de uma refeição com o apoio das crianças pode exigir bastante dos pais. Por isso, foque em receitas simples e com maior estímulo sensorial, sobretudo escolha alimentos que os pequenos tenham mais resistência.

Pastinha de beterraba, cenouras cozidas, doce de abóbora com coco e omeletes com pimentões coloridos são receitas fáceis que vão encantar a criançada. Dessa forma, eles entendem que comer saudável é bom e divertido. 

 

4 – Ensine a importância do tempo

Nessa sociedade acelerada, em que a um clique temos uma comida pronta esperando por nós na porta de casa, incluir a família na cozinha gera resultados além de uma alimentação mais saudável. É colocando a mão na massa que as crianças entendem a importância do tempo.

A experiência na cozinha ajuda a construir uma noção da importância de esperar o tempo certo. As crianças passam a entender que não podem tirar o bolo antes da hora do forno, senão ele sola. Ou perceber que para chegar no ponto certo do macarrão é necessário ter atenção.

Todos esses pequenos e poderosos processos ajudam a criar uma geração mais focada no momento presente, além de integrar ainda mais a família. Afinal, a cozinha é o melhor lugar para se reunir e ter um bom momento. 

 

5 – Incluir a família na montagem da mesa posta

Uma vez que os pequenos já participaram das receitas, que tal incluí-los na hora de colocar a mesa? Na verdade, esse é o momento em que toda a família pode participar com uma função diferente.

Enquanto um adulto se encarrega de levar as travessas, copos e talheres à mesa, as crianças podem alinhar os pratos, escolher a toalha ou o jogo americano. Essa é uma maneira deles se sentirem ainda mais participativos e engajados. 

Mostrar às crianças a importância da limpeza e da organização na cozinha é fundamental. Por isso, sempre com supervisão, elas podem ajudar enxaguando alguns utensílios ou secando a louça.

As tarefas sempre podem ser negociadas. O importante é estimular o interesse das crianças em algumas dessas atividades para que a disciplina e o senso de responsabilidade sejam construídos de forma natural e afetuosa. 

Com essas dicas, vai ser mais fácil tornar a cozinha um ambiente estimulante para a criançada. Veja qual dessas orientações mais funciona para a sua casa a partir da personalidade do seu filho. É importante entender em qual atividade a criança vai se sentir mais envolvida para que ela vire rotina. 

Com a família na cozinha, as dificuldades alimentares das crianças vão se dissolvendo gradualmente a partir do contato com os alimentos. As vantagens também incluem uma comida mais saborosa feita a muitas mãos, mais união e muito afeto.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog cheio de receitas, dicas de utensílios para cozinha e muito mais sobre o universo da gastronomia. 

 

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

comer com os olhos 5 restaurantes com vistas incríveis: imagem de uma mesa em um restaurante no alto de uma montanha.

Comer com os olhos: 5 restaurantes com vistas incríveis

Comer é mais do que simplesmente fazer uma refeição. É uma experiência que envolve cultura, história e percepções sensoriais. E a visão é um sentido que mais agrega ao momento à mesa. Afinal, comer com os olhos vai além de achar um prato bonito, mas observar quais...
Bolo de cenoura

Bolo de Cenoura

  Bolo de Cenoura Deliciosa receita de bolo de cenoura. Fácil, rápida e especial. DessertBrasileirabolo de cenoura Quem não ama o cheirinho de um bolo de cenoura recém saído do forno? Essa receita clássica é uma delícia e super fácil de fazer. Na versão...
Cozinhando em família cozinhando em família: Imagem de um adulto e uma criança fazendo doce com trigo

Família na cozinha: como incluir os pequenos nos preparos

Seja no cheirinho de um refogado, na beleza de um assado de legumes ou em cada garfada de um delicioso bolo, é na cozinha em que todos os sentidos ficam mais aguçados. Sem esquecer do tato na hora de escolher cada ingrediente para uma receita. Por ser um ambiente que...
receitas com chocolate

5 receitas com chocolate para você

Reunir a família em casa e fazer aquela receita para saborear são momentos muitos especiais, principalmente se forem receitas com chocolate.  Quem não gosta, não é mesmo? Por isso, separamos 5 receitas com chocolate para você fazer bonito e surpreender quem ama....
temperos naturais - na imagem possui diversos temperos verdade em cima de uma tábua

Temperos naturais: quais são os tipos e como usá-los

Se você quer se aventurar na cozinha ou se deseja simplesmente testar novas possibilidades nas receitas, a dica de ouro é deixar de lado os temperos industrializados e investir nos temperos naturais. Além de serem mais saudáveis, os temperos in natura conferem mais...
arroz de lombo ceraflame

Arroz de lombo suíno

Preparamos uma receita especial para variar o almoço do fim de semana, Arroz de lombo suíno muito fácil e delicioso de fazer para toda a família. Fique atento(a) aos ingrediente e ao passo-a-passo que montamos. Arroz de lombo suíno Ingredientes  800g de pernil suíno...
Canelloni-de-camarao-ceraflame

Canelloni de camarão

Canelloni de Camarão Main Courseitalianacanelloni O Canelloni de camarão é uma receita tipicamente italiana, recheada normalmente com ingredientes salgados, como ricota. Nessa versão, escolhemos o camarão como recheio, para misturar a tradição da nona com a...
dia internacional da mulher

Dia Internacional da Mulher: 5 Chefs que fazem a diferença no cenário gastronômico

Quem não guarda na lembrança um prato feito pela mãe ou pela avó? A nossa memória afetiva é repleta de comidas que, do preparo à mesa posta, contam principalmente com a participação feminina.  Isso não é à toa. Na nossa sociedade, cozinhar como rotina sempre esteve...
Salmão com legumes

Salmão com legumes

Se você está procurando uma receita saudável e gostosa, dá uma olhada no salmão com legumes que preparamos. É fácil de fazer e fica pronto em apenas 30 minutos. Não esqueça de compartilha com a gente os seus preparos! Salmão com legumes Receita fácil, rápida e...
panela de cerâmica

Meu primeiro jogo de panelas de cerâmica: 6 dicas para iniciantes

Depois de escolher o conjunto de panelas de cerâmica ideal para você, chega o momento de colocar a mão na massa! Para quem está acostumado com panelas convencionais, incluir esses utensílios na cozinha pode se mostrar uma experiência diferente do habitual. Mas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *