Família na cozinha: como incluir os pequenos nos preparos

13 abr, 2021 | Dicas, Receitas | 0 Comentários

Seja no cheirinho de um refogado, na beleza de um assado de legumes ou em cada garfada de um delicioso bolo, é na cozinha em que todos os sentidos ficam mais aguçados. Sem esquecer do tato na hora de escolher cada ingrediente para uma receita.

Por ser um ambiente que proporciona tantas experiências sensoriais, incluir a família na cozinha é muito prazeroso. Sobretudo as crianças, que irão entender a importância de ajudar no preparo da própria alimentação.

Os benefícios são inúmeros, como entender a importância de esperar o tempo certo, incluir a matemática no dia a dia ao medir os ingredientes e ter cuidado e atenção aos detalhes.

A cozinha também é um espaço de pura ciência, podendo se tornar um verdadeiro laboratório para as crianças. Lá elas terão a percepção da água em diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), além de noções como choque térmico e resfriamento, por exemplo. 

No entanto, nem sempre é uma tarefa fácil atrair a atenção atrair a atenção dos pequenos na cozinha. Por isso, separamos aqui no blog 6 dicas que vão te ajudar a incluí-los neste ambiente tão dinâmico sem riscos de acidentes. Confira!

 

1 – Torne a cozinha segura e inclusiva

Quando o objetivo é tornar a cozinha inclusiva para os pequenos, o primeiro passo é a segurança. Isso significa colocar facas e demais materiais pontiagudos fora do alcance das crianças.

Também vale verificar se o fogão tem trava de segurança, para que o fogo não seja acionado sem a supervisão de um adulto. No alcance das crianças, deixar apenas objetivos mais resistentes ou que não apresente perigo, como utensílios de plástico ou madeira, panelas e potes.    

 

2 – Foque nas experiências sensoriais

Outra forma efetiva de incluir os pequenos na cozinha é estimular a participação deles nos processos. Eles podem ajudar na escolha e medição dos ingredientes, na lavagem das frutas, quebrando ovos, untando forma do bolo. São várias possibilidades seguras.

Assim é possível fazer com que as crianças quebrem a resistência com certos alimentos, como legumes e verduras, e estabeleçam um vínculo com a comida. Tudo muda quando colocamos a mão na massa, não é mesmo?

 

3 – Aposte em receitas coloridas

Fazer todos os processos de uma refeição com o apoio das crianças pode exigir bastante dos pais. Por isso, foque em receitas simples e com maior estímulo sensorial, sobretudo escolha alimentos que os pequenos tenham mais resistência.

Pastinha de beterraba, cenouras cozidas, doce de abóbora com coco e omeletes com pimentões coloridos são receitas fáceis que vão encantar a criançada. Dessa forma, eles entendem que comer saudável é bom e divertido. 

 

4 – Ensine a importância do tempo

Nessa sociedade acelerada, em que a um clique temos uma comida pronta esperando por nós na porta de casa, incluir a família na cozinha gera resultados além de uma alimentação mais saudável. É colocando a mão na massa que as crianças entendem a importância do tempo.

A experiência na cozinha ajuda a construir uma noção da importância de esperar o tempo certo. As crianças passam a entender que não podem tirar o bolo antes da hora do forno, senão ele sola. Ou perceber que para chegar no ponto certo do macarrão é necessário ter atenção.

Todos esses pequenos e poderosos processos ajudam a criar uma geração mais focada no momento presente, além de integrar ainda mais a família. Afinal, a cozinha é o melhor lugar para se reunir e ter um bom momento. 

 

5 – Incluir a família na montagem da mesa posta

Uma vez que os pequenos já participaram das receitas, que tal incluí-los na hora de colocar a mesa? Na verdade, esse é o momento em que toda a família pode participar com uma função diferente.

Enquanto um adulto se encarrega de levar as travessas, copos e talheres à mesa, as crianças podem alinhar os pratos, escolher a toalha ou o jogo americano. Essa é uma maneira deles se sentirem ainda mais participativos e engajados. 

Mostrar às crianças a importância da limpeza e da organização na cozinha é fundamental. Por isso, sempre com supervisão, elas podem ajudar enxaguando alguns utensílios ou secando a louça.

As tarefas sempre podem ser negociadas. O importante é estimular o interesse das crianças em algumas dessas atividades para que a disciplina e o senso de responsabilidade sejam construídos de forma natural e afetuosa. 

Com essas dicas, vai ser mais fácil tornar a cozinha um ambiente estimulante para a criançada. Veja qual dessas orientações mais funciona para a sua casa a partir da personalidade do seu filho. É importante entender em qual atividade a criança vai se sentir mais envolvida para que ela vire rotina. 

Com a família na cozinha, as dificuldades alimentares das crianças vão se dissolvendo gradualmente a partir do contato com os alimentos. As vantagens também incluem uma comida mais saborosa feita a muitas mãos, mais união e muito afeto.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso blog cheio de receitas, dicas de utensílios para cozinha e muito mais sobre o universo da gastronomia. 

 

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Histórias e curiosidades sobre gastronomia - a imagem contem panelas, panela com feijão

Histórias e curiosidades sobre gastronomia

A gastronomia vai além da comida. Abrange também cultura, geografia, religião e diversos costumes de um povo. Também é traduzida como uma paixão ou respeito pelos alimentos do preparo à mesa posta.  Com o mundo globalizado, a gastronomia ultrapassou os limites...
Sopa de Legume

Sopa de Legumes

Sopa de Legumes Ingredientes  1 colher (sopa) de óleo 1 cebola picada 2 cenoura cortadas em rodelas bem finas 1 abobrinha cortada em cubos 4 batata médias picadas 2  litros de Água 70 gramas de macarrão Padre Nosso 100 gramas de frango desfiado sal a gosto    Modo de...
Torta de frango com requeijão

Torta de frango com requeijão

  Torta de frango com requeijão Receita fácil e deliciosa de Torta de frango com requeijão para os dias de preguiça. Ingredientes  Massa 300 g de Farinha. 30 g de queijo parmesão ralado. 1 colher de chá de sal refinado. 1 colher de café de fermento químico. 150g...
café - café sendo servido de maneira turca em ibrik de cerâmica

Apaixonados por café: a história por trás do grão

Seja de manhã, na pausa após o almoço ou no finzinho da tarde, o café faz parte da rotina dos brasileiros. Para acompanhar, talvez bolo ou pão de queijo, mas, geralmente, uma boa conversa basta. A paixão pelo café cresceu tanto que os brasileiros passaram a investir...
Gastronomia - uma panela com comida

5 séries da Netflix sobre gastronomia para assistir

A pandemia fez com que as pessoas passassem mais tempo dentro de casa e, consequentemente, a cozinha se tornou o lugar favorito da maioria dos lares. Não à toa, um levantamento feito pela GlobalWebIndex aponta que um terço dos brasileiros passou a cozinhar desde o...

Pizza Napolitana

  Pizza Napolitana Receita deliciosa de Pizza Napolitana, a verdadeira da Itália. Forma Ceraflame Ingredientes  Massa 630 g de farinha de trigo 20 g de sal refinado 3 g de fermento biológico seco  em pó 10 g 400 ml de água filtrada   Recheio 400 g de queijo...
dia mundial o hambúrguer - na imagem mostram 3 hambúrguer em cima de uma chapa.

Dia mundial do hambúrguer: conheça a história deste prato adorado por muitos

Em 28 de maio se comemora o dia mundial do hambúrguer! Popular em todo o mundo, e cheio de versões diferentes, esse prato já virou um clássico queridinho por todos. Criado na Alemanha, mas popularizado pelos Estados Unidos, ele tem muita história para contar. Vem...

Bife à Parmegiana

  Bife à Parmegiana Ingredientes  6 bifes de coxão mole 2 dentes de alho picados Sal a gosto Pimenta do reino a gosto ¼ xícara (chá) de farinha de trigo 2 ovos batidos ½ xícara (chá) de farinha de rosca 1 ½ xícara (chá) de molho de tomate 100g de muçarela em...

Costela com barbecue e cachaça

  Costela com barbecue e cachaça Ingredientes  1 costela suína grande 1 limão 8 dentes de alho  1 cabeça de alho inteira cortada ao meio Pimenta do reino a gosto sal a gosto 1 tablete de caldo de costela 200ml de  molho barbecue pronto de sua preferência  1...
comer com os olhos 5 restaurantes com vistas incríveis: imagem de uma mesa em um restaurante no alto de uma montanha.

Comer com os olhos: 5 restaurantes com vistas incríveis

Comer é mais do que simplesmente fazer uma refeição. É uma experiência que envolve cultura, história e percepções sensoriais. E a visão é um sentido que mais agrega ao momento à mesa. Afinal, comer com os olhos vai além de achar um prato bonito, mas observar quais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *