A pandemia fez com que as pessoas passassem mais tempo dentro de casa e, consequentemente, a cozinha se tornou o lugar favorito da maioria dos lares. Não à toa, um levantamento feito pela GlobalWebIndex aponta que um terço dos brasileiros passou a cozinhar desde o início da quarentena.
Essa mudança de comportamento também influenciou as pessoas a consumirem mais conteúdos sobre gastronomia, sobretudo as séries da netflix, a mais conhecida plataforma de streaming. Pensando nisso, separamos 5 indicações de séries incríveis para quem quer mergulhar na história de cada tipo de culinária. Confira!
Chefs Table
Se você curte o universo da alta gastronomia, a série Chef’s Table é a ideal. Com uma produção cinematográfica impecável, ela mostra a história de grandes chefs de cozinha renomados no mundo inteiro.
A série, que já recebeu indicações ao Emmy, apresenta toda a trajetória de sucesso de diversos chefs, incluindo também os momentos de dificuldade e fracasso. Chef’s Table está no ar desde 2015 e conta com uma fotografia linda e pratos de dar água na boca!
Somebody Feed Phil
Vogleiro, nome de quem trabalha fazendo vídeos pessoais para a internet, e comilão, Philip Rosenthal é um escritor que viaja pelo mundo para conhecer diferentes culinárias e chefs de cozinha.
Phill transita tanto pela rota clássica da gastronomia, como Lisboa e Nova York, quanto por roteiros nada usuais, como Bangkok, por exemplo. A série, disponível na Netflix, é perfeita para quem gosta de se divertir enquanto aprende, pois o protagonista além de apresentar pratos incríveis, adora dançar, cantar e, claro, contar piadas.
Cooked
Michael Pollan é um jornalista e ativista da alimentação. A série Cooked é inspirada no livro “Cozinha, uma história natural de transformação” que ele escreveu como forma de manifesto. Para Michael, a alimentação está muito além do sabor.
Por isso, com caráter documental, a série tem como objetivo a conscientização sobre origem e modo de preparo acerca de tudo o que comemos. O mais legal é a conexão que o jornalista faz entre a comida e os elementos. No episódio “Ar”, por exemplo, Michael vai para cozinha e coloca a mão na massa preparando pães de fermentação natural na qual é necessária a entrada de ar na massa,
Ugly Delicious
A verdade é que a gastronomia está muito além de um prato bonito. E essa é a proposta de Ugly Delicious, série que coloca o chef norte-americano David Chang, filho de imigrantes sul-coreanos, como protagonista.
David é dono de 17 estabelecimentos em Nova York, mas se propõe a uma viagem intercultural na gastronomia. A série já está na segunda temporada e mantém o objetivo de mostrar comida comum, na qual todos possam ter acesso, sem frescuras e com muita história para contar.
Jiro Dreams of Sushi
Curte comida japonesa? Então não pode perder a série Jiro Dreams of Sushi que conta a história do Sukiyabashi Jiro, um restaurante que possui apenas 10 lugares e fica em uma estação de metrô em Tóquio. Lá, se gasta em média 300 dólares por uma refeição individual.
Comandado por Jiro Ono, de 94 anos, o restaurante é considerado um tesouro do Japão. Não é por menos, uma vez que o chef de sushi dedica a sua vida para que tudo seja perfeito e, por isso, ele foi o primeiro sushiman a ganhar três estrelas no Guia Michelin.
Com essas 5 séries incríveis é possível viajar sem sair de casa. Afinal, nada melhor do que a gastronomia para aprender sobre história, cultura e sociedade de diferentes regiões do mundo.
Além de distrair e divertir quem assiste, elas podem despertar a vontade de preparar comidas exóticas em casa, junto com toda a família. Se você tiver filhos, melhor ainda, pois as séries podem ser um excelente estímulo alimentar para as crianças e aqui você encontra todas as dicas de como introduzir os pequenos na cozinha.
0 comentários