Cardápio semanal: 5 dicas para montar o seu

18 out, 2021 | Dicas | 0 Comentários

Uma das preocupações que a pandemia trouxe é manter o corpo e a mente saudáveis. Para isso, a alimentação assume um papel central na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mas ainda que seja um ponto de extrema importância, há quem não consiga manter uma rotina alimentar adequada. A solução pode ser a programação de uma cardápio semanal.

No entanto, seja por não ter tempo para comprar os alimentos e prepará-los ou pela falta de criatividade para montar um menu que alia sabor e saudabilidade, há quem simplesmente desista de se alimentar em casa. Dessa forma, os aplicativos de delivery e os alimentos processados ganham mais espaço na rotina do que deveriam.

Com isso, a saúde fica em segundo plano. Porém, dá para mudar esse cenário apenas com organização. Para ajudar, listamos algumas dicas para você montar um cardápio semanal de forma prática e possível no seu dia a dia. 

 

1 – Planejamento do cardápio semanal

O mais importante para o sucesso da rotina alimentar é o planejamento. Primeiro deve ser feita uma seleção de alimentos que você goste e que sejam de fácil preparo. Se houver outra pessoa em casa que queira ter a mesma rotina alimentar, a mesma deve participar da escolha.

Pensar em restrições alimentares também é importante, devido a alergias ou doenças que requerem o corte de determinados alimentos.

Essas escolhas serão distribuídas em um calendário alimentar, onde deverá ter indicado os dias da semana para cozinhar, para realizar as recompras dos alimentos e também o que será consumido em cada refeição.

 

2 – Faça a lista de compras

Com o calendário de refeições montado de acordo com a sua rotina, o próximo passo é fazer a lista de compras. O ideal é escolher entre alimentos saudáveis, frutas, verduras, legumes, raízes e farinhas integrais, intercalando com ingredientes mais comuns, como creme de leite, molhos e massas.

Esse equilíbrio é importante para não deixar que o cardápio semanal se torne uma dieta restritiva. Quanto mais difícil for de manter, maior é a probabilidade de desistência.

Se precisar de inspirações para encontrar receitas diferentes, aqui no blog da Ceraflame sempre há novas opções deliciosas.

Se achar que precisa de ajuda, considere o apoio profissional. Um nutricionista pode agilizar o processo de elaboração de um cardápio feito sob medida para você e suas principais necessidades. 

Com todos os alimentos mapeados, o próximo passo é ir ao mercado. A lista é uma excelente estratégia para manter o foco na hora de fazer as compras. 

 

3 – Separe um dia para preparar as refeições

Para driblar a falta de tempo, a dica é levar a sério os dias escolhidos para o preparo das receitas do cardápio. Com tudo pronto, armazene as refeições em potes e congele. Dessa forma, os nutrientes serão mantidos até o consumo.

É claro que essa estratégia é adequada para refeições como almoço ou jantar. No caso dos lanches, opte por frutas, barrinhas de cereais naturais (feitas em casa), bolos integrais e iogurtes menos processados.

 

4 – Tenha um controle

Depois de se organizar, comprar os  alimentos, prepará-los e armazená-los da maneira correta, o próximo passo é controlar o consumo. Tenha uma tabela com tudo o que foi feito e vá dando check conforme os dias forem passando. Isso pode servir como um diário, que ajudará você a entender melhor os motivos da vontade de comer opções não saudáveis.

 

5 – Sugestão de alimentos

Confira alguns alimentos curingas que vão deixar o seu cardápio semanal mais gostoso e saudável. 

Salada: Essa opção não pode faltar. Há diferentes tipos de saladas, que atendem aos mais diversos paladares. Veja alguns exemplos: 

  • Folhas: alface, escarola, almeirão, rúcula, agrião, radicchio;
  • Legumes crus: cenoura, nabo, beterraba, rabanete;
  • Legumes cozidos: beterraba, batata, cenoura.

Prato principal: é importante ter um equilíbrio de carboidratos, proteínas e guarnições. 

  • Proteínas: Carne bovina, frango, peixe, ovos;
  • Carboidratos: arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinua, grão de bico, mandioquinha, batata, batata doce.
  • Guarnições: salada de folhas, verduras ou legumes cozidos no vapor ou refogados ou assados.

 

O que evitar: Alimentos gordurosos como frituras, embutidos (linguiça, salsicha, mortadela e salame) e carboidratos com alto índice glicêmico e pobres em fibras.

Gostou das dicas? Agora você já sabe que montar um cardápio semanal é mais prático do que parece. Lembre-se que o planejamento é a base do sucesso para uma alimentação de qualidade e não deixe de acompanhar o nosso blog com receitas práticas e saborosas. 

 

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Alimentação no verão: 5 dicas para os dias mais quentes

A estação mais quente do ano acende o alerta sobre o consumo de líquidos para deixar o corpo mais hidratado com as altas temperaturas, mas e o cardápio, como fica? Para que a sua alimentação no verão não fique em segundo plano, preparamos algumas dicas para a estação....

Entenda como harmonizar vinho com comida

Tudo fica melhor com uma taça de vinho, principalmente uma boa refeição. No entanto, harmonizar a bebida com diferentes pratos pode parecer um desafio ou um trabalho somente para sommeliers. O receio é compreensível, mas aqui no blog vamos te ensinar que essa...

Tortinha de frutas vermelhas

  Tortinha de frutas vermelhas Sobremesa Ingredientes 1 ½ xícara de aveia em flocos grossos 1 xícara de nozes picadinhas 1 colher de sopa de sementes de gergelim 5 colheres de sopa de Azeite para a base ¼ xícara de calda de agave 2 colheres de sopa de mel  1...

Cuscuz de Camarão

É receita brasileira que nós gostamos? Claro que sim! Então vamos de Cuscuz com camarão, um clássico, nessa versão, da culinária paulista. Além de fácil, leva só 20 minutinhos para ficar pronto, rende 10 pedaços médio, ideal para dividir com a família ou amigos....

Hambúrguer vegano de lentilha com aveia e ervas

Procurando uma receita vegana deliciosa? Nós temos! A busca por opções sem carnes ou derivados animais vem crescendo e sabemos que pode ser um pouco difícil achar receitas que agradam, principalmente para quem está começando agora no veganismo. Mas não se preocupe,...

Conheça um pouco sobre a história da gastronomia italiana no Brasil

A gastronomia italiana é um convite aos sentidos. Massas, saladas, pizzas e demais receitas trazem uma combinação de temperos e ingredientes únicos e característicos do país. E não à toa, já que agradam até os paladares mais críticos. Contudo, essas delícias da Itália...

Cardápio semanal: 5 dicas para montar o seu

Uma das preocupações que a pandemia trouxe é manter o corpo e a mente saudáveis. Para isso, a alimentação assume um papel central na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mas ainda que seja um ponto de extrema importância, há quem não consiga manter uma rotina...

Glossário de gastronomia: termos que você precisa saber

Defumar, al dente, infusão, macerar. Esse são alguns dos muitos termos do glossário de gastronomia. Você já deve ter ouvido por aí, já que muitos saíram das cozinhas profissionais e ganharam lugar no cozinhar do dia a dia. No entanto, alguns são mais conhecidos pelo...

Flores comestíveis: um toque especial para a primavera

Chegamos na estação mais colorida do ano: a primavera! Ela é conhecida principalmente pelas flores que, apesar de serem lindas e perfumadas, podem também ser flores comestíveis.  Parece estranho? Um pouco, mas dá sim para incluir esses ingredientes diferentes na...

Conheça os principais restaurantes veganos pelo Brasil

Mesmo que você não seja vegano ou vegetariano, uma coisa é fato: o consumo de carne tem diminuído. Segundo pesquisa da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), mais de 30% escolhe opções veganas em restaurantes e quase metade não come carne um ou mais dias da...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *