Cardápio semanal: 5 dicas para montar o seu

18 out, 2021 | Dicas | 0 Comentários

Uma das preocupações que a pandemia trouxe é manter o corpo e a mente saudáveis. Para isso, a alimentação assume um papel central na saúde, bem-estar e qualidade de vida. Mas ainda que seja um ponto de extrema importância, há quem não consiga manter uma rotina alimentar adequada. A solução pode ser a programação de uma cardápio semanal.

No entanto, seja por não ter tempo para comprar os alimentos e prepará-los ou pela falta de criatividade para montar um menu que alia sabor e saudabilidade, há quem simplesmente desista de se alimentar em casa. Dessa forma, os aplicativos de delivery e os alimentos processados ganham mais espaço na rotina do que deveriam.

Com isso, a saúde fica em segundo plano. Porém, dá para mudar esse cenário apenas com organização. Para ajudar, listamos algumas dicas para você montar um cardápio semanal de forma prática e possível no seu dia a dia. 

 

1 – Planejamento do cardápio semanal

O mais importante para o sucesso da rotina alimentar é o planejamento. Primeiro deve ser feita uma seleção de alimentos que você goste e que sejam de fácil preparo. Se houver outra pessoa em casa que queira ter a mesma rotina alimentar, a mesma deve participar da escolha.

Pensar em restrições alimentares também é importante, devido a alergias ou doenças que requerem o corte de determinados alimentos.

Essas escolhas serão distribuídas em um calendário alimentar, onde deverá ter indicado os dias da semana para cozinhar, para realizar as recompras dos alimentos e também o que será consumido em cada refeição.

 

2 – Faça a lista de compras

Com o calendário de refeições montado de acordo com a sua rotina, o próximo passo é fazer a lista de compras. O ideal é escolher entre alimentos saudáveis, frutas, verduras, legumes, raízes e farinhas integrais, intercalando com ingredientes mais comuns, como creme de leite, molhos e massas.

Esse equilíbrio é importante para não deixar que o cardápio semanal se torne uma dieta restritiva. Quanto mais difícil for de manter, maior é a probabilidade de desistência.

Se precisar de inspirações para encontrar receitas diferentes, aqui no blog da Ceraflame sempre há novas opções deliciosas.

Se achar que precisa de ajuda, considere o apoio profissional. Um nutricionista pode agilizar o processo de elaboração de um cardápio feito sob medida para você e suas principais necessidades. 

Com todos os alimentos mapeados, o próximo passo é ir ao mercado. A lista é uma excelente estratégia para manter o foco na hora de fazer as compras. 

 

3 – Separe um dia para preparar as refeições

Para driblar a falta de tempo, a dica é levar a sério os dias escolhidos para o preparo das receitas do cardápio. Com tudo pronto, armazene as refeições em potes e congele. Dessa forma, os nutrientes serão mantidos até o consumo.

É claro que essa estratégia é adequada para refeições como almoço ou jantar. No caso dos lanches, opte por frutas, barrinhas de cereais naturais (feitas em casa), bolos integrais e iogurtes menos processados.

 

4 – Tenha um controle

Depois de se organizar, comprar os  alimentos, prepará-los e armazená-los da maneira correta, o próximo passo é controlar o consumo. Tenha uma tabela com tudo o que foi feito e vá dando check conforme os dias forem passando. Isso pode servir como um diário, que ajudará você a entender melhor os motivos da vontade de comer opções não saudáveis.

 

5 – Sugestão de alimentos

Confira alguns alimentos curingas que vão deixar o seu cardápio semanal mais gostoso e saudável. 

Salada: Essa opção não pode faltar. Há diferentes tipos de saladas, que atendem aos mais diversos paladares. Veja alguns exemplos: 

  • Folhas: alface, escarola, almeirão, rúcula, agrião, radicchio;
  • Legumes crus: cenoura, nabo, beterraba, rabanete;
  • Legumes cozidos: beterraba, batata, cenoura.

Prato principal: é importante ter um equilíbrio de carboidratos, proteínas e guarnições. 

  • Proteínas: Carne bovina, frango, peixe, ovos;
  • Carboidratos: arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinua, grão de bico, mandioquinha, batata, batata doce.
  • Guarnições: salada de folhas, verduras ou legumes cozidos no vapor ou refogados ou assados.

 

O que evitar: Alimentos gordurosos como frituras, embutidos (linguiça, salsicha, mortadela e salame) e carboidratos com alto índice glicêmico e pobres em fibras.

Gostou das dicas? Agora você já sabe que montar um cardápio semanal é mais prático do que parece. Lembre-se que o planejamento é a base do sucesso para uma alimentação de qualidade e não deixe de acompanhar o nosso blog com receitas práticas e saborosas. 

 

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de peças artesanais em cerâmica! | Baixe o catálogo | Ceraflame | Certa Cerâmica

Gostou do conteúdo? Confira outros assuntos que podem ser interessantes para você!

Legumes tostados no forno

Saudável de forma fácil! Se você tem preguiça de fazer legumes e variar a alimentação, essa receita de legumes no forno é para você. Leva menos de 1 hora e o preparo é bem prático. Você pode fazer uma boa quantidade a armazenar na geladeira. Veja o que é preciso:...

Farofa de linguiça apimentada

O acompanhamento perfeito para uma feijoada caprichada ou em um churrasco com os amigos e a família, essa receita de farofa de linguiça apimentada é fácil de fazer, rápida e rende bem para eventos maiores. Anote os ingredientes e faça já em casa. Ingredientes  1...

Waffle Belga

Um waffle belga quentinho pela manhã é a opção perfeita para começar o dia. Seja com frutas, mel ou sementes, essa receita é fácil, rápida e todo mundo vai amar cada mordida. Anote os ingredientes e faça em casa. Ingredientes  3 ovos 4 colheres de sopa de manteiga...

Torta Folhada de Frutas Vermelhas

Um doce para esquentar o coração nesse inverno! Essa é a definição da nossa receita deliciosa de torta folhada de frutas vermelhas. Além de linda, cada mordida é uma mistura de texturas e sabores. O legal é o preparo leva penas 40 minutos e rende 6 porções. Anote já...

Linguiça na Brasa com tomatinhos

Aprons a fazer uma linguiça na brasa super suculenta e ainda acompanhada de tomatinhos assados. Você verá que o modo de preparo é rápido, fácil e agrada aos mais diferentes paladares. Preparado(a) para fazer essa delicia agora em junho? Anote já os ingredientes....

Canjiquinha com linguiça calabresa

Continuamos com as comidas de festa junina para deixar o cardápio desse mês ainda mais delicioso. No entanto, dessa vez, escolhemos uma receita tradicional, mas demos o nosso toque especial, criando uma Canjiquinha com linguiça calabresa incrível. Você precisa tentar...

Brigadeiro de Paçoca

Cremoso, pedaçudo e que combina perfeitamente com as festividades juninas! Venha aprender com a gente a receita fácil e rápida de um super brigadeiro de paçoca. Não leva mais do que 10 minutos para ficar pronto e pode, dependendo do ponto, ser servido em Mini Cocottes...

Quentão de vinho

Festa junina sem quentão de vinho não está completa! Por isso, nesse especial de junho e julho, não poderia faltar essa bebida tão gostosa e aconchegante. Você levará apenas 10 minutos para preparar. Anote os ingreditenes. Quentão de vinho Ingredientes  1 L de vinho...

Metaverso x gastronomia: como funcionarão os restaurantes virtuais?

A palavra metaverso está em alta e ela vem atraindo o interesse de todos os setores. O termo diz respeito á um mundo virtual, semelhante ao que vivemos hoje, com construções, lojas e entretenimento. E traz também restaurantes virtuais para a realidade.  No entanto,...

Canjica doce com paçoca

Estamos próximos de mais um mês de junho e na expectativa das festas desse mês (e das comidinhas que amamos). Mas se você for fazer uma festa Junina em casa ou com os amigos, que tal preparar algo? Nossa primeira sugestão é a canjica doce com paçoca. Assim, esse doce...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *