A gastronomia vai além da comida. Abrange também cultura, geografia, religião e diversos costumes de um povo. Também é traduzida como uma paixão ou respeito pelos alimentos do preparo à mesa posta.
Com o mundo globalizado, a gastronomia ultrapassou os limites geográficos e ganhou o coração (e o estômago) de pessoas espalhadas pelo mundo. Hoje, um brasileiro pode dizer com propriedade que ama comida tailandesa, um tailandes pode levantar a bandeira da cozinha italiana e um italiano pode flertar com referências francesas.
Para celebrar essa forma de cultura, que tal mergulhar no universo histórias e sabores para desmistificar a gastronomia? A cozinha da sua casa pode se tornar um cenário gastronômico único. Afinal, bastam boas referências para que uma refeição se torne uma grande experiência. Confira!
Entendendo o que é gastronomia
Gastronomia é uma atividade culinária que envolve técnicas pré-estabelecidas e elaboradas, além de conhecimento e prática para a construção de sabores e texturas alimentares.
A palavra, de origem grega, junta gaster (estômago) e nómos (leis que governam) para assimilar um conceito que vai além da culinária. Dessa forma, a gastronomia é compreendida, literalmente, como as leis que governam o estômago.
Se você não é um gastrólogo, ou seja, um profissional da gastronomia que atua como chef de cozinha, por exemplo, pode perfeitamente ser um gastrônomo. Para isso, basta ser apaixonado pelo tema, se envolvendo e estudando sobre a área. Simples assim!
Conhecendo a origem da gastronomia
Quando se pensa em gastronomia, um país logo vem à mente: a França. A correlação não é à toa. De acordo com alguns historiadores, foi no reinado de Luís XIV que a gastronomia nasceu, a partir de definições sobre o que seria comer bem ou comer mal.
A palavra, no entanto, foi utilizada apenas em 1801 como um título de um poema do escritor Joseph Berchoux (la gastronomie ou l’homme des champs à table: poëme didactique en iv chants). Dessa forma, a culinária francesa passou a ser uma das maiores no ramo por diferenciar a alimentação como uma necessidade biológica e a comida como uma experiência social e cultural.
A tradição gastronômica francesa é mantida até os dias atuais. Os termos técnicos como a la carte, mise en place, gourmet, entre outros são frequentemente usados mundo afora.
A miscigenação como o DNA da gastronomia brasileira
Agora que você já conhece a origem da gastronomia, vamos dar um salto para o contexto brasileiro. O país, com extensão continental, possui uma culinária rica e diversificada.
Na origem, o DNA da gastronomia brasileira tem assinatura indígena, portuguesa e africana. A mandioca, os miúdos suínos e o milho são os principais elementos da construção da culinária do país.
Historicamente, foi após a independência do Brasil que a gastronomia brasileira se consolidou. Além disso, a culinária italiana também se tornou referência com a chegada dos imigrantes para trabalhar na produção de café.
Portanto, quando se trata de gastronomia no Brasil, feijoada, frango com quiabo e acarajé podem sim ser grandes expressões gastronômicas.
Curiosidades sobre os pratos mais famosos do mundo
Para finalizar, separamos algumas curiosidades do mundo da gastronomia para você se divertir e se deliciar.
Feijoada: Acreditava-se que a feijoada era de origem africana, mas, na verdade, tem origem francesa! Isso mesmo! O cassoulet é um dos pratos mais importantes da culinária do país e trata-se de um caldo com feijões brancos e pedaços de porco e ave. Na versão brasileira, usa-se feijões pretos e apenas cortes suínos na composição.
Lasanha: É claro que se você visitar a Itália vai encontrar vários restaurantes com lasanha no cardápio. No entanto, o prato não tem origem italiana! Na verdade, a inspiração veio da Grécia, de uma receita típica chamada moussaka, feita com berinjelas.
Croissant: o delicioso pão feito à base de muita manteiga se popularizou na França, mas a origem, na verdade, é austríaca, mais precisamente da cidade de Viena. A Rainha Maria Antonieta era austríaca e levou o famoso pão para a França em 1770, quando casou-se com o Rei Luiz XV.
Gostou do conteúdo? Então confira tudo sobre gastronomia no nosso blog.
Que delicia saber as origens e as historias de nossa culinária! Ótima iniciativa da Ceraflame! Sou fã!
Eu amei , é muito bom saber das origens das comidas..
Olá! Ficamos felizes que você gostou do post. Fique sempre de olho no nosso blog para novidades.